18/10/18 - 15:48:35

Educação – Itabaiana recebe mais uma audiência do Projeto MPEduc

O município de Itabaiana recebeu mais uma audiência pública do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Desta vez, o encontro contou com a participação dos outros municípios que fazem parte da 3ª Diretoria Regional de Educação – DRE 03: Malhador, Carira, Frei Paulo, Ribeirópolis, Pinhão, Pedra Mole, Areia Branca e São Miguel do Aleixo.

As audiências fazem parte da sétima fase do Projeto e o intuito é que os gestores apresentem as políticas educacionais que têm sido e que serão aplicadas para o cumprimento do pacto pela educação sergipana, firmado no final de 2015 e início de 2016. São elas: estrutura física, pedagógico, inclusão, alimentação escolar, transporte escolar, programas do governo federal e funcionamento dos dois principais conselhos sociais que atuam na análise de prestação de contas de verbas direcionadas para a educação.

Os gestores apresentaram relatórios sobre a realidade da educação pública no âmbito municipal e estadual na região. Esses documentos, que identificam tanto os problemas como as soluções já alcançadas, serão fundamentais para que, na oitava fase, os promotores de Justiça locais possam acompanhar a evolução de iniciativas concretas para melhorar a qualidade do ensino.

A próxima audiência pública acontecerá no dia 22 de outubro, às 8h, no Fórum João Paulo II, localizado na Praça Rio Branco, Centro, Gararu. Participarão os municípios de Itabi, Nossa Senhora de Lourdes e Porto da Folha. A audiência é aberta ao público, especialmente à comunidade escolar dos municípios que serão discutidos na oportunidade.

Presenças

A 11ª audiência do MPEduc contou com as presenças: do promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação do MPSE, Alexandro Sampaio; do procurador da República do MPF/SE, Ramiro Rockenbach; da diretora da DRE 03, Daniela Silva Santana; da secretária de Educação de Malhador, Maria Ivanilde Mendonça Santos; do diretor da Cultura do Esporte e Lazer de Carira, Fabiano Butardo de Lima; do secretário de Educação de Frei Paulo, Wagner Dantas Souza; da professora e técnica pedagógica de Ribeirópolis, Márcia Rejane Oliveira Santos; do técnico pedagógico de Pinhão, Flávio Costa; do secretário de Educação de Pedra Mole, Rodrigo Silva de Andrade; da professora de Areia Branca, Silvania de Andrade Santana; e da secretária de Educação de São Miguel do Aleixo, Flávia das Graças.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Foto: Géssica Souza / Alexandro Sampaio