Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Farinha do mesmo saco

O eleitor sergipano está diante de um grande dilema para escolher em quem votar no próximo dia 28. Isso porque os dois candidatos ao governo que disputam o 2º turno são farinha do mesmo saco. Apesar do esforço dos marqueteiros, praticamente não existe diferença ideológica entre Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB): ambos são oriundos da mesma escola política. O aprendizado que tiveram ao longo da vida foi ministrado, principalmente, pelo “professor” Antônio Carlos Valadares (PSB), derrotado na tentativa de se reeleger para o Senado. Até um dia desses, Vavá Júnior e Belivaldo frequentavam os mesmos palanques, defendendo ideias idênticas e se opondo aos mesmos adversários. Portanto, qualquer um que seja eleito não fará muita diferença em termos ideológicos e administrativo, pois além do senador Valadares, tiveram como professores os ex-governadores Jackson Barreto (MDB), Marcelo Déda (PT), senador Eduardo Amorim (PSDB), etcétera e tal. Para o eleitor, não será nada fácil escolher entre candidatos tão parecidos nas atitudes e discursos.

Nova derrota

Por seis votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral negou o pedido de Márcio Macedo (PT) para incluí-lo na relação dos deputados federais eleitos. O petista alega ser dele – e não de Fábio Henrique (PDT) – a vaga de deputado federal eleito com a sobra de votos. Diante da derrota em Sergipe, a defesa de Macedo promete recorrer ao TSE. Então, tá!

Fake News condenada

E o candidato a governador Valadares Filho (PSB) foi obrigado a retirar do ar uma informação mentirosa contra o adversário Belivaldo Chagas (PSB). Segundo a Justiça Eleitoral, o marketing de Vavazinho mentiu ao insinuar que o patrimônio do “Galeguinho” é resultado de transações com empresas irregulares. Na decisão, a juíza Brígida Declerc Fink concedeu direito de resposta a Belivaldo na propaganda de Valadares Filho. Crendeuspai!

Tucano em festa

E quem está todo feliz da vida é o senador Eduardo Amorim (PSDB). Motivo: o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) lhe telefonou pedindo seu apoio agora no 2º turno. Amorim também recebeu telefonemas com o mesmo apelo dos senadores Magno Malta (PR) José Medeiros (Pode) e do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM). Candidato ao governo de Sergipe, o tucano obteve pouco mais de 202 mil votos, insuficientes para colocá-lo no 2º turno. Resta saber quanto por cento deste saco de votos o ainda senador transferirá para o capitão. Aff Maria!

Futuro parceria

O senador eleito Alessandro Vieira (Rede) pretende tratar prioritariamente aos projetos e emendas parlamentares para Aracaju. A promessa foi feita durante reunião de Vieira com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Feliz com a gentileza de Alessandro, o comunista disse que, passada a eleição para o Senado, “o palanque está desfeito e vamos nos unir para trabalhar em benefício de Aracaju”. Certíssimo!

Soltou os cachorros

O deputado federal reeleito João Daniel (PT) é um crítico mordaz do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL): “Ele é o criador da mentira, do ódio e do preconceito, além de ser mentiroso e medroso, pois foge do debate”. E não fica só nisso. Segundo o petista, Bolsonaro “é o candidato do fascismo, que defende a tortura, o preconceito e a matança pura e simples de inocentes”. Misericórdia!

Perto de casa

Ainda este ano, os moradores do bairro Santa Maria, em Aracaju, terão de volta a Unidade de Saúde Elizabeth Pita. A promessa foi feita ao vereador Jason Neto (PDT) pela secretária municipal da Saúde, Wanesca Barbosa. A unidade foi demolida na administração passada e, desde então, os moradores se deslocam para outros bairros à procura de socorro médico. Wanesca disse a Jason que um imóvel já foi alugado no Santa Maria para abrigar o posto de saúde. Que bom!

Hoje tem Ibope

A TV Sergipe divulga, hoje, mais uma pesquisa do Ibope para o governo estadual. A consulta ouviu 812 eleitores nos dias 16 e 18 passados. Divulgada pela afiliada da Globo na véspera do 1º turno, pesquisa do mesmo instituto mostrava empate técnico entre Valadares Filho (29%) e Belivaldo Chagas (28%). Quando as urnas foram abertas, o “Galeguinho” obteve 40,84 dos votos, contra 21,49% de Vavazinho. Homem, vôte!

Vão às urnas

Em eleição marcada para a próxima segunda-feira, o Ministério Público de Sergipe escolherá seu novo procurador geral. Segundo publica hoje o Jornal da Cidade, o procurador Eduardo D’Ávila e o promotor Manoel Cabral Machado são os mais contados para substituir o atual procurador geral Rony Almeida. Podem participar do pleito todos os promotores e procuradores de Justiça. Bom voto!

Espalhando terror

E o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não esconde a preocupação com uma possível vitória do candidato a governador Valadares Filho (PSB):

“Se nosso adversário ganhar a eleição, vai nos perseguir e prejudicar o trabalho que estamos fazendo em Aracaju. Ele vai destruir tudo”. O comunista conclui afirmando que os aracajuanos sabem que Belivaldo Chagas (PSB) “é o melhor e o mais preparado para governar Sergipe”. Ah, bom!

Recorte de jornal

Ilustração publicada no site Acopalipsetotal.

Resumo dos Jornais

Leia também