Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

PODEM OCORRER SURPRESAS?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há um zig-zag para apoio às candidaturas. Cada grupo mede quem tem melhor condição de chega ao final. Há convicções de todos os lados, mas o cenário atual favorece ao governador Belivaldo Chagas (PSD), pela diferença posta no resultado final do primeiro turno. Além disso, percebe-se uma maior mobilização de prefeitos em favor de Chagas e um número expressivo de candidatos que votaram contra liberar as lideranças.

Mas, cada um que ponha os pés no chão. É bom lembrar que o deputado federal Valadares Filho (PSB) não pode ser visto como um candidato derrotado. Ele tem voto, sabe reagir e mantém um bloco unido ao seu lado, agora com um programa de TV que revela mudanças. Muita gente gosta desse estilo mais agressivo, mas também há muitos que contestam o uso de “uma metralhadora giratória”, para desqualificar o adversário.

Uma liderança política que atua em Aracaju alertou ontem que pode haver surpresas na abertura das urnas dia 28 de outubro. Mas ele mesmo não aposta em resultado fora do que foi visto em primeiro turno. Admite, entretanto, que haverá uma redução na diferença de um para outro, mas demonstra dúvida quanto “à virada”. Mesmo assim dá um exemplo de que pode surpreender: “lembra do que aconteceu com os votos para o candidato eleito ao Senado, Alessandro Vieira (Rede)?”

De fato, não há como por uma vitória antes do pleito como ideia fixa. Realmente tudo pode acontece. Inclusive nada. Algumas pesquisas estão registradas e, por mais que elas estejam desacreditadas em razão dos erros gerais do primeiro turno, ainda podem gerar expectativas nos eleitores que batem com insistência na mesma tecla. A tendência é que não aconteça nada que surpreenda mais do que os próprios números do pleito anterior e que se mantenha esse resultado que saiu de um eleitorado desanimado, que só se manifestou em frente às urnas.

Mas ainda há muito chão pela frente e os contatos não param. Mas pode acontecer fato novo, como o presidenciável Jair Bolsonaro ganhar as eleições em Sergipe.

ALESSANDRO E VISITAS

O senador eleito Alessandro Vieira (Rede) revela-se republicano, ao iniciar visitas a prefeitos, “para estreitar laços, no sentido de beneficiar diretamente o aracajuano”.

– A campanha política já está ficando para trás, disse.

BENEFICIAR O ESTADO

Alessandro demonstra que fará um mandato voltado para Sergipe e sem alimentas rixas políticas, porque o interesse é beneficiar o povo do Estado.

Demonstra que não usará métodos da ‘velha política’ que tanto combateu.

FÁBIO E PRESIDÊNCIA

O deputado federal reeleito Fábio Mitidieri (PSD) vê que a Presidência da Alese é um tema que deve ser tratado após eleições e acha legítimo o seu partido reivindicar.

Mas entende que Luciano Bispo fez por merecer continuar presidente.

– Com calma e sabedoria a gente resolve.

POSIÇÃO DE LUCIANO

Empresário Luciano Barreto, da construtora Celi, acha que governador Belivaldo Chagas conseguiu mostrar que é “gestor competente e por isso será difícil mudança”.

Diz que Belivaldo será mantido à frente do Governo.

PRIMEIRA SECRETARIA

O deputado estadual reeleito Capitão Samuel pretende disputar a primeira secretaria da mesa da Alese e já está conversando com os deputados eleitos e reeleitos.

O assunto sobre a Presidência corre solto na Alese.

DIA COM PÉ DIREITO

Valadares Filho (PSB) disse que começou o dia ontem com o pé direito ao conversar com profissionais da comunicação e mostrar suas propostas para mudar Sergipe.

Ficou impressionado com relatos de casos de censura pelo atual governo.

LAÉRCIO NA CAMPANHA

O deputado Laércio Oliveira (PP) vai entrar na campanha em Sergipe, mas com os seus aliados. Ele apoia a reeleição do governador Belivaldo Chagas no segundo turno.

Mas também vai trabalhar pela eleição de Bolsonaro a presidente.

REUNIU-SE COM PESSOAL

Laércio Oliveira já se reuniu com seu pessoal e diz que vai colocar todos os seus aliados nas ruas, dentro do chamado Movimento Bolsonaro.

Fará o mesmo em favor de Belivaldo Chagas.

CONGRESSO EM RECESSO

O Congresso Nacional retorna ao recesso branco nesta próxima semana, em razão das eleições gerais no segundo turno. Sessão agora só em 5 de novembro.

Os parlamentares estarão em campanha para o pleito do dia 28.

FRANCISQUINHO LIBERA

Depois de conversar com Eduardo Amorim, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, decidiu não apoiar nenhum candidato ao Governo no segundo turno.

Valmir vai declarar apoio a Bolsonaro para presidente.

TUDO MEIO CONFUSO

Valmir de Francisquinho ficou meio confuso no apoio em segundo turno. Inicialmente disse que apoiaria Valadares Filho, mas logo em seguida desmentiu.

Agora liberou geral e vai ficar só com Bolsonaro.

AINDA NÃO DEFINIU

O prefeito de Santa Luzia do Itanhi, Edson Cruz (MDB), ainda não decidiu sobre apoio a um dos candidatos ao Governo do Estado em segundo turno.

Edson Cruz votou em Eduardo Amorim no primeiro.

HELENO E PREFEITURA

Heleno Silva (PRB) disse ontem que pode ser candidato a prefeito de Canindé do São Francisco, mas só vai diante de um projeto político.

E acrescentou: “só venho se for um projeto sério”, disse.

JÁ ESTEVE PREFEITO

Heleno Silva já esteve prefeito de Canindé do São Francisco e reclamava muito da queda dos impostos provenientes da adutora de Xingó.

É um projeto que pode não progredir.

PPS APOIA VALADARES

Reunido ontem, o PPS decidiu por maioria absoluta apoiar a candidatura de Valadares Filho (PSB), neste segundo turno, ao Governo do Estado.

Só o deputado eleito Dílson de Agripino ficará neutro.

QUESTÃO POLÍTICA

Dílson de Agripino não apoiará nenhum dos candidatos e sequer participa da campanha, em razão de lideranças políticas de Tobias Barreto que o apoiam.

Essas lideranças querem votar em Belivaldo Chagas.

ADMITEM REAÇÃO

Lideranças que apoiam o deputado Valadares Filho (PSB) não desanimam e apostam em surpresas no resultado ao abrir das urnas no segundo turno.

– Ninguém se dê por eleito, disse um deles.

PREFEITINHO SAI

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Lagarto, conhecido por Prefeitinho, foi afastado do cargo e voltou a fazer programas na sua radio Juventude.

A informação é de que houve discordância política.

REDUÇÃO DOS FAKES

Depois da reação da Secretaria de Segurança houve uma redução dos fakes news nos grupos sociais. As postagens são feitas de robôs fora do Estado.

Nesse segundo turno, os fakes predominaram.

Notas

Como pagar artistas – A vereadora Emília Corrêa faz uma pergunta embaraçosa: Como será feito o pagamento dos artistas que vão se apresentar no réveillon de Aracaju se até agora os artistas locais que se apresentaram no Forró Caju não receberam e a justificativa é que não foi repassado o dinheiro.

0x0

Operação Hipster – A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem, a partir de Curitiba, a Operação Hipster para prender responsáveis pela produção e distribuição de ecstasy em vários estados do Brasil. Alguns alvos foram presos e levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça.

0x0

Problemas nas urnas – O TSE e o MSP expediram ontem orientação conjunta com objetivo de uniformizar o atendimento, o registro e o encaminhamento de queixas relativas a eventual mau funcionamento das urnas e padronizar o tratamento de ocorrências apresentadas às polícias, além de evitar a desinformação no dia da eleição.

0x0

Temer fica indignado – O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) disse ontem que o presidente da República, Michel Temer, ficou “muito indignado e abalado” com o seu indiciamento no inquérito que apura o favorecimento da empresa Rodrimar na edição do chamado Decreto dos Portos.

0x0

Duplicatas eletrônicas – O Senado Federal aprovou ontem o projeto que regulamenta a emissão de duplicatas por meio eletrônico. Agora, a matéria segue para sanção presidencial. A duplicata é um título de crédito emitido pelo credor a partir da venda de mercadorias ou prestação de serviços.

0x0

Inflação de outubro – O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 1,43% no atual mês de outubro, taxa acima do 1,20% de setembro e do 0,49% de outubro do ano passado. O indicador acumula 9,44% no ano e 10,69% em 12 meses.

Conversando

Sem novidade – Subtenente Edgar pergunta: Qual a novidade que há, quando a PF aponta a corrupção de Temer? Se não fosse corrupto ele seria vice na chapa do PT?

Estão liberados – O apoio do senador Eduardo Amorim (PSDB) a Bolsonaro é pessoal. Os demais tucanos estão liberados para o voto.

Volta a Aracaju – A partir de hoje retornam a Aracaju todos os deputados federais e senadores que foram às sessões plenárias em Brasília.

Só para votar – O deputado federal André Moura (PSC) viajou a São Paulo e fica por lá até a próxima semana. Voltará a Aracaju apenas para votar.

Pensa alto – O deputado federal reeleito Laércio Oliveira (PP) tem projetos auspiciosos para eleições futuras. Pensa alto…

Nova derrota – O deputado federal reeleito João Daniel (PT) acha que a elite conservadora sofrerá mais uma derrota nas eleições.

Retida na cuca – Segundo Gaudêncio Torquato, do blá-blá-blá dos programas eleitorais, só uma mínima parte é retida na cuca dos eleitores!

Não engoliu – Muita gente na coligação PDT/PSB não engoliu fácil a eleição de Fábio Henrique a deputado federal.

Conversa muito – O senador Valadares (PSB) é quem faz trabalho de bastidores no partido e, segundo informações, estaria conversando muito.

Leia também