Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Semana nacional Lixo Zero terá atividade nesta sexta no campus Aracaju do IFS

5

A programação da 5ª edição do evento  começa amanhã, 19,  e segue até o dia 28 de outubro com atividades em várias cidades do país. O objetivo é empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada no Brasil

O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, por meio do curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental (CSA) e, dos professores e alunos de Geografia dos mais diversos cursos da instituição, abraça a causa do Lixo Zero e realizará nesta sexta-feira, 19, a partir das 14h, no Espaço de Convivência Leyda Régis, atividades lúdicas de sensibilização e de educação ambiental para contribuir com uma mudança de mentalidade sobre o lixo, os resíduos sólidos, o saneamento e o desenvolvimento sustentável.

O IFS traz a temática: Onde está o saneamento básico da sua cidade? Está no lixo!. As atividades são gratuitas e direcionadas à comunidade acadêmica. “Com este evento, aposta-se claramente na ideia central de que o Lixo Zero é, antes de mais nada, uma atitude cidadã!”, afirma o professor doutor José Wellington Carvalho Vilar, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e um dos organizadores da atividade. “Esperamos mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de práticas sustentáveis com os resíduos sólidos.

O objetivo da Semana Nacional Lixo Zero é mobilizar o maior número possível de organizações para desenvolver atividades de sensibilização e conscientização ambiental sobre a questão dos resíduos, e assim empoderar pessoas e instituições na perspectiva de trazer soluções para essa problemática chave, a fim de se alcançar a sustentabilidade, principalmente nas cidades.

ORGANIZAÇÃO

O evento é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o instituto tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do despacho destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Pode-se também dizer que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Por Marineide Bonfim

Leia também