19/10/18 - 07:27:52

Defensoria Pública realiza Audiência Pública para cobrar creches nos bairros de Aracaju

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente, realiza nesta sexta-feira, 19, às 18h30, Audiência Pública para ouvir os problemas que as mães e pais estão enfrentam com a falta de creches nos bairros e as dificuldades encontradas para conseguir vaga. A ação – que faz parte do projeto “Creche: Um Direito a ser garantido” – acontece na Escola Santa Rita de Cássia, Rua Guilherme José Martins, S/N, Bairro América (Vizinho à Igreja dos Capuchinhos).

Essa primeira Audiência Pública abrangerá os moradores dos Bairros Jabotiana, América, Ponto Novo, Siqueira Campos, Novo Paraíso, Santa Lúcia, Aloque, Castelo Branco e parte inicial do José Conrado de Araújo, que pertencem à área do Conselho Tutelar do 2º Distrito.

“Iremos realizar seis audiências públicas, de forma a atender todos os bairros de Aracaju, de acordo com a área de abrangência de cada Conselho Tutelar, para ouvir as reivindicações de mães e pais no que concerne à falta de vagas em creches próximas à residência, bem como os problemas que a comunidade vem enfrentando para conseguir concretizar este direito”, disse a defensora pública e diretora do Núcleo, Karine Neri.

Segundo Karine Neri, o projeto foi criado para atender às inúmeras queixas que chegam até a Defensoria Pública em razão dessa problemática. “Temos muitas reclamações de pais e mães que alegam a falta de creches nos bairros, bem como a ausência de vagas nas que existem, e não conseguem trabalhar porque não tem com quem deixar os filhos. Além disso, a educação infantil é um direito que deve ser garantido e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”, pontuou.

O ato contará com a participação de defensores públicos, membros do Conselho Tutelar e comunidade. A Secretaria Municipal de Educação também foi convidada.

Por Débora Matos