Aracaju, 29 de março de 2024

EM SERGIPE, VENDAS DE ÔNIBUS DOBRARAM NO MÊS DE SETEMBRO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.307 unidades, em setembro deste ano.

O número de veículos novos aqui referido, diz respeito à soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se uma diminuição de 5,1%, em relação às vendas de setembro do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, agosto último, registrou uma diminuição de 16,2%.

No acumulado do ano (janeiro a setembro), as vendas totalizaram 11.951 unidades, registrando queda de 1,2% sobre o mesmo período do ano passado.

Vendas por segmento em Setembro/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.225 unidades, apresentando um decréscimo de 8,1%, em relação a setembro de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, agosto último, notou-se uma redução de 17,8%. Nos nove primeiros meses do ano corrente, as vendas nesse segmento recuaram 2,5%, em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 58 unidades, no mês analisado. De janeiro a setembro deste ano, o segmento teve um aumento de 50,2% nas vendas quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou vinte e quatro unidades no mês de setembro último, o dobro de vendas quando comparado ao mês anterior (agosto/2018). No ano (de janeiro a setembro), as vendas de ônibus totalizaram 72 unidades.

Outros segmentos em Setembro/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.109 unidades, no mês em análise, assinalando um aumento de 7,3% na comparação com o mês de setembro do ano passado. Já em relação ao último mês de agosto, o decréscimo foi de 18,3%. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, foram vendidas 10.266 unidades.

NIE/FIES

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também