19/10/18 - 14:26:29

Faculdade UNINASSAU oferece orientações contra o câncer de mama

Ações de prevenção ao câncer e ISTs acontecem no Parque Augusto Franco, além de serviços como aferição de pressão e glicemia

Por: Suzy Guimarães

A Faculdade UNINASSAU Aracaju está engajada na campanha do Outubro Rosa e, neste sábado (20), realiza uma série de atividades no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, Zona Sul da capital. O foco do evento é a prevenção ao câncer de mama e do de colo uterino. Alunos e professores da Instituição irão orientar a população sobre a responsabilidade de manter os exames atualizados.

O evento vai além da prevenção ao câncer e oferece, ainda, diversos tipos de serviços, entre eles, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU, Silvia Roberta, explica que “o Outubro Rosa deve ser encarado como um mês voltado para os cuidados com a saúde da mulher em todos os aspectos”.

O diretor da unidade, Yuri Neiman, afirma que o Outubro Rosa é uma campanha de grande relevância, já que trata da saúde da mulher. Ele observa que a UNINASSAU Aracaju se soma à causa do câncer, oferecendo orientação para toda a comunidade. “Para nós, esse é um assunto muito sério que merece todo nosso empenho e dedicação”, ressalta.

Silvia Roberta observa que é de extrema importância alertar as mulheres sobre os riscos do câncer e sobre a importância de cuidar da saúde. “Os alunos ajudarão as pessoas a responder o questionamento e orientarão que as mulheres busquem os caminhos certos para a prevenção e, se necessário, para o tratamento”, diz a coordenadora de Enfermagem.

Origem

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.