Aracaju, 28 de março de 2024

PESQUISAS INFLUENCIAM POUCO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Os institutos de pesquisas tendem a promover mudanças no formato de avaliações e na captação da posição eleitoral de cada um dos entrevistados. A diferença de dados e os erros cometidos nas previsões sugeridas na campanha anterior estão levando todos os institutos [sérios] a tentarem um novo estilo, para atrair a credibilidade perdida com os resultados em quase todos os Estados brasileiros.

Já não se sente tanta euforia com os números publicados. A população está incrédula por ter visto seus candidatos à frente e de repente sequer conseguiram se eleger. Coisa de louco. Apesar de manterem a metodologia, inclusive fazendo consultas por telefone, os institutos devem procurar evitar atrelamentos a grupos políticos, que financiam a captação de dados em áreas eleitorais antecipadamente escolhidas e que são favoráveis a determinados nomes.

A maioria dos candidatos, em todo o País, neste segundo turno, está acreditando mais no resultado oferecido através do track. Usam diariamente a consulta para mensurar a qualidades dos programas e a aceitação popular. Os institutos deixam passar a imagem – e é natural – que a publicação dos resultados de suas avaliações só é feita se favorecerem a quem paga.

Talvez isso não possa ser diferente, porque as empresas responsáveis pela apuração tem gastos altos para colher informações e tabular todo o conteúdo obtido. Uma pergunta que pode ser equivocada: “e se o resultado não for bom para quem pagou?” Resposta absurda: “dar-se um jeito para virar o placar em favor do cliente, desde que passe uma falsa imagem ao eleitorado”.

Hoje as pesquisas não são mais parâmetros para convencer qual o candidato que ganha ou perde. Isso deveria ser uma preocupação das empresas, para que tivessem a maior credibilidade possível, inclusive dentro da tese de que pesquisa é um retrato do momento, mesmo que ocorra a 24 horas do pleito.

Os institutos encontraram uma forma de justificar os erros em todo o País: “no dia das eleições todo o eleitorado resolveu votar contrário ao que revelou a quem os ouviu”. Coisa que ninguém acredita…

SEM COMPROMISSO

Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, postou que não tem compromisso político nenhum com André Moura. O objetivo “é acabar logo com essas fake news”.

Diz ainda que Jackson Barreto não vai ser seu secretário em seu Governo.

SERVE DE MOTIVO

A informação de que Belivaldo recebe apoio de André Moura e que tem compromisso político com ele, tem sido explorada pela oposição ao Governo.

André na realidade resolveu não apoiar nenhum dos dois candidatos.

ACONTECE COM JB

A mesma coisa se dá com a falsa informação da presença de JB no secretariado. Ontem, no cafezinho, uma funcionária disse que estava pensando em não votar em Belivaldo.

E justificou: “ele continua unido ao ex-governador…”

ITABAIANA FERVENDO

A situação de Itabaiana se complica e agrava a briga entre Valmir de Francisquinho e a deputada reeleita Maria Mendonça, em razão da anulação do registro de Talysson Costa.

Uma representação de Maria levou o TRE-SE à cassação do registro.

CONSEQUÊNCIA DISSO

Caso a Justiça Eleitoral mantenha a anulação do registro de Talysson Costa, o deputado reeleito Capitão Samuel cai e o deputado derrotado Robson Viana se reelege.

Razão: retirada dos votos da coligação.

OUTRA POSSIBILIDADE

Em caso de se manter os votos de Talysson na coligação, o deputado derrotado Jairo de Glória (PRB) estará reeleito e será diplomado em fevereiro.

O deputado Capitão Samuel também se manterá.

OPOSIÇÃO COMENTA

Um radialista de Itabaiana disse que o ato do TRE-SE foi o reconhecimento pela Justiça Eleitoral do que os próprios eleitores falavam nas ruas da cidade durante a campanha.

O prefeito dizia que Talysson venceria com 2/1 dos votos de Luciano e Maria.

RECORRE DA DECISÃO

Talysson Costa vai recorrer da decisão junto ao TSE. Ele tem como advogado Fabiano Feitosa, que é especialista na área eleitoral e atua com firmeza nesses casos.

Fabiano já anunciou que Talysson será diplomado e assumirá o mandato.

POVOADO CARRILHO

Assessor do prefeito Valmir de Francisquinho disse que Talysson Costa estava na sede do município de Itabaiana, enquanto as inaugurações ocorriam no povoado Carrilho.

– Nem próximo ao local Talysson estava, disse.

FORA DOS PROJETOS

O candidato derrotado ao Senado, Heleno Silva (PRB) disse ontem que está fora dos seus planos disputar a Prefeitura de Canindé do São Francisco em 2020.

Vai continuar fazendo política em favor do Sertão.

BOSCO DECIDE APOIO

O deputado federal eleito Bosco Costa confirmou a sua decisão de apoiar Valadares Filho ao Governo do Estado, neste segundo turno, o que já era da sua vontade.

Decidiu depois de ouvir o irmão, Marcos Costa, prefeito de Moita Bonita.

TEVE MAIS APOIOS

O deputado reeleito Georgeo Passos e a deputada eleita Kitty Lima (ambos da Rede) também declararam apoio ao deputado Valadares Filho.

O Partido Verde (PV) fez à mesma coisa.

ALESSANDRO E BRASÍLIA

O senador eleito Alessandro Vieira (Rede) já está trabalhando na montagem de equipe de trabalho em Brasília e em Aracaju, que lhe fará assessorias.

Vai aproveitar o pessoal do Senado no gabinete, dentro de um processo seletivo

GABINETE À VISTA

Não está confirmado, mas tudo indicar que Alessandro Vieira vai ocupar o gabinete que ainda vem sendo usado pelo senador Eduardo Amorim (PSDB).

Ele já fez a solicitação e espera decisão do Senado.

NA FAZ CAMPANHA

Alessandro Vieira acompanha tudo que ocorre para a disputa em segundo turno. Vota em Valadares Filho (PSB), mas sem participar da campanha.

No momento está preocupado com o mandato…

ATRAVÉS DE AGIOTA

O dinheiro chegou em mãos de vários candidatos, no primeiro turno, através de agiotas. Um deles, de cidade da região Sul, penhorou um apartamento de R$ 1,5 milhão.

Recebeu do agiota R$ 900 mil, na véspera da eleição.

PF UTILIZA DRONES

Segundo informação de político do interior, a Polícia Federal teria utilizado drones no interior de Sergipe para flagrar compras de votos.

Aconteceu na reta final das eleições em primeiro turno.

TRADIÇÃO POLÍTICA

Vereadora Kitty Lima (Rede), deputado estadual eleita, tem sua segunda eleição e mostra vocação para a política. Deseja ir mais além.

Tem tradição através do seu avô, medico Costa Pinto, vereador por vários mandatos.

PESQUISAS A GRANEL

Tem mais cinco pesquisas registradas no TRE e em andamento para publicação neste final de semana e na reta final das eleições em segundo turno.

A tendência é que os resultados sejam mais ou menos ao do que publicou o Ibope.

Notas

Apura suspeita de doações – O Ministério Público Eleitoral (MPE) vai apurar a suspeita de que empresas privadas estejam fazendo doações ilegais para a campanha do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL). Pelo menos dois pedidos de investigação já foram protocolados ontem na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).

0x0

Rejeição a Haddad aumenta – A rejeição ao candidato Fernando Haddad (PT) superou a de Jair Bolsonaro (PSL) no último levantamento realizado pelo Datafolha para o segundo turno das eleições deste ano. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados não votaria de jeito nenhum no petista, contra 41% para o capitão do Exército.

0x0

Haddad vai bem no Nordeste – Considerando os votos por região, Bolsonaro continua vencendo em todas, exceto no Nordeste, onde Haddad tem 53% das intenções de voto, contra 31% do adversário. No Sudeste, região mais populosa do País, o presidenciável do PSL bate o petista por 55% a 29%. No sul, a diferença chega a 61% contra 27%.

0x0

Fake news não convém ao eleitor – ‘Fake news não convêm ao eleitor nem à democracia’, diz a procuradora geral da República, Raquel Dodge. Ontem, ela fez um apelo para que a população colabore para disseminar a verdade sobre as propostas elaboradas pelos presidenciáveis Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

0x0

Bloqueio do WhatsApp no Brasil – O Psol entrou ontem com uma ação no TSE pedindo que bloqueiem o WhatsApp no Brasil até o fim das eleições. O partido diz que empresários estão financiando empresa de marketing que publicam fake news contra Fernando Haddad (PT) e favorável ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro.

0x0

Moro denuncia controle – O juiz Sérgio Moro afirmou ao CNJ, que “agentes” do PT têm um “desejado controle social da Administração da Justiça”. Refere-se parlamentares da legenda que o tem fustigado por meio de sucessivas representações ao Conselho Nacional de Justiça e através de “notas ofensivas” publicadas no site do partido.

Conversando

Vai esquentar – A política em Itabaiana terá movimentação pelo menos entre o prefeito Valmir e a deputada Maria Mendonça. É bom aguardar.

Não grita – De Clovis Silveira: porque chega uma fase da nossa vida que as notícias boas a gente não grita pra ninguém, apenas pede pra Deus abençoar e viver!

Muita correria – A próxima semana será de muita correria em razão das eleições, principalmente para Valadares Filho que tenta uma ultrapassagem de Belivaldo.

Com moderação – O senador Valadares (PSB) passou a semana em Brasília e participa com moderação da campanha neste segundo turno.

Vota em Jair – Senador Eduardo Amorim (PSDB) não vai pedir votos para Jair Bolsonaro, mas vota nele para presidente.

O quê fará? – Até o momento Eduardo não pensou o que fará depois de entregar o mandato. Pensa em viajar, voltar à medicina e continuar fazendo política.

Deve parar – Assembleia Legislativa também deve suspender sessões na próxima semana em razão as eleições que acontecem no domingo.

Menor euforia – O senador eleito Rogério Carvalho está participando com menor euforia da campanha de Belivaldo Chagas neste segundo turno.

Começa cedo – Já tem candidato derrotado pensando em disputar as eleições municipais de 2020 em seus municípios. O trabalho começa cedo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também