19/10/18 - 13:45:00

SECRETÁRIO APRESENTA CENÁRIO ECONÔMICO DO ESTADO SERGIPE

Durante reunião nesta quinta-feira, 18, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o secretário José Augusto Carvalho recebeu a diretoria da VLI, empresa que administra o Porto de Sergipe, a fim de apresentar-lhes o novo cenário que se projeta na economia de Sergipe. Acompanhado do diretor-presidente da Codise, José Matos e dos assessores de Governo, Oliveira Júnior, Haroldo Barros e Marcelo Menezes, o secretário destacou em sua apresentação novos fatores de incremento da demanda portuária no Estado e perspectivas de atração de novas operações para o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB).

De acordo com o secretário José Augusto, a exploração e produção de novos poços de petróleo e gás, em águas profundas, na bacia Sergipe-Alagoas vai demandar operações de suporte e apoio logístico e um conseqüente crescimento na movimentação do Porto de Sergipe. “Outro incremento poderá advir do aumento de transporte de cargas, fruto da integração da BR 235 e ligação com novas fronteiras agrícolas da região MATOPIBA”, disse referindo-se ao escoamento da produção agrícola dos Estados do Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia.

As operações de apoio à unidade flutuante de regaseificação para atender a UTE Porto de Sergipe também gerarão novas demandas do TMIB. Outra potencialidade do terminal marítimo seria receber operações roll on roll off, considerando o calado adequado para navios transportadores de veículos, bem como a privilegiada área de retroporto, com 200 hectares de área, dos quais 80ha já estão alfandegados, são outros fatores favoráveis à economia de Sergipe”, enfatizou o secretário.

Ainda durante a apresentação, José Augusto destacou alguns dados geográficos e socioeconômicos do Estado e as oportunidades de investimento observadas em Sergipe, com ênfase para sua localização privilegiada, no eixo dos principais mercados do Nordeste. Também falou sobre o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) que oferece incentivos fiscal, locacional e de infraestrutura para empreendedores que optam por Sergipe para investirem em seus negócios.

Para o gerente geral do TMIB, Leonardo Paiva, a reunião foi bastante produtiva e reforça a parceria entre a VLI e o Governo do Estado, em prol do desenvolvimento do Porto de Sergipe. “Saímos daqui satisfeitos e cientes de nosso compromisso nesse contexto e das oportunidades de negócios relacionadas às operações portuárias. Temos um terminal marítimo catalisador de desenvolvimento e com capacidade financeira e operacional para absorver qualquer demanda que nos seja apresentada”, declarou Leonardo que participou da reunião acompanhado do presidente da VLI, Marcelo Spinelli e do gerente Elias Rezende.

A VLI Multimodal S/A é uma empresa de logística criada pela Vale do Rio Doce , com operações de portos, ferrovias e terminais de transbordo tendo como sócios o grupo japonês Mitsui e o fundo de investimentos canadense Brookfield Asset Management, com operações em todos os estados da região Sudeste, além de Goiás, Sergipe, Bahia, Maranhão, Tocantins e no Distrito Federal.

Fonte e foto Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – Sedetec