Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SEM O AVAL DOS BONS PROJETOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Entram na reta de chegada os programas de radio e televisão para as eleições em segundo turno. Contando com o de hoje, são seis exibições para exposição de projetos e propostas para a futura administração. É um período importante, porque a presença dos candidatos na TV passa a interessar ao público, o que geralmente não acontece no primeiro turno. Em apenas cinco minutos, cada um tem que conquistar novos eleitores ou transferi-los para o seu lado.

Cada candidato terá apenas 30 minutos para isso até 26 de outubro, quando do encerramento das exibições. Quem não conseguiu mudar alguma coisa até agora, dificilmente vai alterar a posição do eleitor em tão curto espaço de tempo. E não adianta correria. Quem exibiu programa sem um bom conteúdo, dificilmente conquistará a posição que tanto busca desde o início da campanha, ainda em primeiro turno. A boa qualidade do projeto, a oito dias do pleito, dificilmente será recusada.

Há necessidade de os candidatos se convencerem que o eleitorado está ‘andando e andando’ para as eleições. Isso se percebe já há algum tempo, com a perspectiva de um alto índice de abstenção. Não houve tanta, mas no segundo turno há uma diferença, porque decide o eleito e quem vota vai à busca do que for melhor para o Estado. Aquele que vem dando certo ou que pode melhorar, porque a contagem final define e será decisiva para cada cidadão que depende do Governo.

Diante do que cada eleitor está vendo e ouvindo, dentro de um excesso improdutivo, a tendência é optar por um candidato que expôs o melhor programa, detalhou o melhor projeto e se revelou em condições de executá-lo. O brado retumbante pode ter efeito contrário, em caso de ser apenas uma apelação para conquistar posições. Dá tempo ainda de repensar, porque nenhuma mudança será executada sem a conscientização dos que têm força para fazê-la acontecer.

TEM MAIS SURPRESA

O senador eleito Alessandro Vieira (Rede) surpreendeu mais uma vez. A primeira com o número de votos que obteve nas eleições deste ano.

A segunda ao declarar apoio a Jair Bolsonaro para presidente.

PENSAVA-SE NEUTRO

Sobre a Presidência, muita gente imaginava que Alessandro Vieira iria se declarar neutro, em relação aos dois candidatos. Mas ele preferiu revelar seu voto.

Já havia dito que não é político de ficar em cima do muro.

FOI POR ELE MESMO

Durante a campanha ao Senado, Alessandro Vieira não manifestou tendência para um ou outro candidato a presidente. Pregou sempre o combate à corrupção.

Com os votos adquiridos, imaginou-se que teve muito eleitor de Bolsonaro.

AGORA VÊM DEBATES

Os dois candidatos ao Governo neste segundo turno – Valadares Filho e Belivaldo Chagas – participam de debates na próxima semana no tête-à-tête.

Na terça-feira será na TV-Atalaia e na quinta-feira na TV-Sergipe.

FAKE EXCEDE NOS GRUPOS

O uso do fake news é abundante nas redes sociais de todos os lados. Hoje o marketing é feito tendo com instrumento principal a mentira excessiva.

Até agora, nenhuma notícia falsa elegeu algum candidato.

RECEPTIVIDADE É MAIOR

O deputado reeleito Luis Garibaldi (MDB) acha que a receptividade a Belivaldo Chagas demonstra ser maior neste segundo turno. Vê isso nas carreatas das quais participa.

Para Garibaldi, “pelo que vejo tende a aumentar a diferença”.

ATUA NA ASSEMBLEIA

Garibaldi deixou claro que não descarta a possibilidade de presidir a Assembleia, “mas sou a favor de que haja consenso entre os parlamentares”.

E conclui: “espero que o consenso esteja do meu lado”, disse.

JÉFERSON TAMBÉM ATUA

O deputado reeleito Jéferson Andrade (PSD) também atua com o objetivo de presidir a Assembleia Legislativa e conversa com deputados eleitos e reeleitos.

A Presidência esquenta na Alese depois da eleição de domingo.

VALADARES COMEMORA

O candidato a governador Valadares Filho (PSB) comemorou o resultado da pesquisa do Ibope, pela redução da diferença entre ele e Belivaldo Chagas.

Diz que agora espera à hora da virada…

MORTE DE TRANSEXUAL

Há necessidade de ficar atento à barbárie: será que estão assassinando homossexuais como uma campanha política de violência contra Jair Bolsonaro?

Nos últimos dias há registro de mortes de homo em todo o País.

OUTRA AVALIAÇÃO

Segundo avaliação de político experiente, que havia prometido uma análise de todo o quadro para ontem: “se não houver uma hecatombe está resolvido para Belivaldo”.

Chegou a mensurar uma diferença bem mais ampla.

CAMPANHA ESTÁ DIFÍCIL

O mesmo político disse que Valadares Filho tem que remontar estrutura de palanque, em razão da ausência do senador Valadares (PSB) que ficou fora.

Além disso, a sua vice Silvia Fontes também não aparece.

NÃO É BEM ASSIM

O pessoal do marketing de Valadares acredita na virada para valer, em razão do apoio do senador eleito Alessandro Vieira e da delegada Daniela Garcia.

Mas, entre os marqueteiros, tem quem não enxergue assim.

À BUSCA DE CLIENTE

Alguns institutos de pesquisas registram avaliações no TRE para atrair patrocínio de algum grupo político ou mesmo de candidatos que disputam mandatos.

Se não aparecer interessados, a pesquisa não será feita.

CONSTRUINDO BLOCO

O candidato derrotado ao Governo, Milton Andrade, está construindo um novo grupo político e vem conversando muito com segmentos da classe política.

Já esteve com Alessandro Vieira, com Daniela Garcia e com o coronel Rocha.

NÃO REVELA VOTO

Milton Andrade optou por não dar apoio a nenhum dos dois candidatos a governador e prefere não se manifestar sobre o resultado final do pleito.

– Não vou anular o voto, mas também não vou revelar, disse.

LAMENTA A MORTE

Eliane Aquino lamentou a morte da transexual Laysa. Disse que é preciso fortalecer a luta contra a ‘LGBTfobia’ e o “nosso projeto tem compromisso com a vida”.

– Hoje (ontem) estamos de luto por Laysa e todas as vítimas da intolerância.

ANDRÉ EM SÃO PAULO

O deputado federal André Moura (PSC) está em São Paulo desde quarta-feira e volta a Brasília na segunda-feira, para retornar os trabalhos.

André vira na quinta-feira a Aracaju, vota e retorna à Brasília no dia seguinte.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS

André Moura disse que liberou alguns recursos de municípios de Sergipe que já estavam pendentes e não foram transferidos em razão das eleições.

Só Aracaju, por pendências, ainda não teve todos os recursos pagos.

Notas

PDT pede anulação – O PDT entrou ontem com ação no TSE pedindo a anulação da votação do primeiro turno e de cassação da candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência. A base do pedido é a denúncia feita Folha que acusa empresários apoiadores de Bolsonaro de custearem serviços de envio de mensagens em massa para o WhatsApp.

0x0

Lula sem entrevista – Em manifestação enviada ao Superior Tribunal Federal, Raquel Dodge defendeu que Lula seja impedido de conceder entrevistas da prisão, registra o site jurídico Jota. Segundo a procuradora-geral da República, Lula é um detento em pleno cumprimento de pena, e não um comentarista de política.

0x0

Rogério e Laysa – O senador eleito Rogério Carvalho disse ontem que “não podemos aceitar passivamente a barbárie e aceitar o discurso do ódio como algo natural. Muito nos assusta pessoas instruídas que se dizem esclarecidas se aliando a barbárie. Minha solidariedade à família de Laysa Fortuna”.

0x0

Abertura de Inquérito – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nega pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) para busca e apreensão em empresas suspeitas de disparar fake news, mas determina abertura de inquérito para apurar possíveis irregularidades na campanha do presidenciável Jair Bolsonaro.

0x0

Anuncio de medidas – Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para amanhã, às 14 horas, a entrevista coletiva para anunciar medidas de combate à disseminação de notícias falsas (fake news) nas redes sociais. A reunião estava marcada para ontem, mas foi adiada por causa de incompatibilidades nas agendas dos participantes.

0x0

Deputado em liberdade – O ex-deputado André Vargas, condenado em uma das ações penais Lava Jato, ganhou liberdade condicional na sexta-feira. Vargas está preso desde 2015 do ano passado no Complexo-Médico Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O ex-parlamentar cumprir mais de um terço da pena.

Conversando

Chegou tarde – Marqueteiro experiente em Sergipe disse ontem que o programa agitado posto agora pelo candidato Valadares Filho chegou tarde.

Terá pesquisa – Há informação, não confirmada, que o Dataform vai publicar uma nova pesquisa neste final de semana.

Vai se recompor – A partir do próximo ano a oposição terá de se recompor e pode ocorrer mudanças nos grupos de oposição no Estado.

Dispensa de equipe – Os recursos para a campanha começam a minguar nesta reta final e algumas pessoas já estão sendo dispensadas das equipes.

Chapa para OAB – O advogado Inácio Krauss lidera chapa que disputa a Presidência da OAB. Ela foi formada ontem e tem como tema “Advocacia Forte, Avança”.

Vai esquentar – Logo após a eleição em segundo turno, vai esquentar a disputa pela Presidência da Ordem em Sergipe.

Formação de mesa – Já na Assembleia Legislativa existem as conversas sobre a formação da mesa. Mas tudo vai depender das eleições do próximo domingo.

Imagem de Déda – A imagem do ex-governador Marcelo Déda voltou a ser usada, ontem, nas redes sociais, mas retirada alguns minutos depois.

Tudo e sempre – Clovis Silveira lembra Ayrton Senna: importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia!

 

Leia também