Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Saco de gatos

Na época da UDN e do PSD, quem era de um lado não dirigia sequer a palavra a alguém de outra facção. Com o passar do tempo, a convivência entre os adversários políticos se tornou respeitosa. Hoje, com a ideologia em desuso, formam-se coligações que mais parecem feijão de cego, tamanha a variedade de pensamentos entre os integrantes do mesmo bloco político. Agora mesmo, o governista PRB, que nesta campanha eleitoral bandeou-se para a oposição, já está de volta ao governo. Nem camaleão muda de cor tão rápido quanto o time político do candidato derrotado ao Senado, pastor Heleno Silva. Esse comportamento dúbio mostra que, diferente do que ocorria na época da UDN e PSD, os políticos de hoje se preocupam mais em se manter sugando as tetas do poder do que em defender os interesses da coletividade. E será neste vergonhoso clima de tapas e beijos, morde e assopra, que o eleitor vai às urnas, domingo próximo, eleger o futuro governador de Sergipe. Lastimável!

Banco dos réus

O presidente da seccional sergipana da OAB, Henri Clay Andrade, ameaça processar o advogado Arnaldo Machado, que o acusou de ter se favorecido da Ordem na disputa para o Senado. “A prestação de contas apresentada ao TRE prova que fiz uma campanha limpa, transparente, usando recursos financeiros próprios”, disse Henri Clay. Diferente de Arnaldo Machado, que é candidato à presidência da OAB, Andrade não pretende disputar a reeleição. Aff Maria!

 Eleição no MP

O Ministério Público de Sergipe elegerá, nesta segunda-feira, a lista tríplice da qual sairá o novo procurador geral. Comenta-se nos corredores do MP que o procurador Eduardo D’Ávila e o promotor Manoel Cabral Machado são os mais contados para substituir o atual procurador geral Rony Almeida. Podem participar do pleito todos os promotores e procuradores de Justiça. Caberá ao governador Belivaldo Chagas (PSD) escolher o substituto de Rony entre os três candidatos mais votados. Bom voto!

 Na dianteira

Realizada entre os dias 17 e 18 últimos, pesquisa do instituto Dataplan coloca o candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD) com larga vantagem perante Valadares Filho (PSB). Segundo a consulta, o “Galeguinho” está com 58,9% dos votos válidos, enquanto Vavazinho tem 41,1%. Registrada no TRE sob o número SE-07054/2018, a pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas e possui intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais e para menos.

Polícia política

 Apaixonada cabo eleitoral do candidato a governador Valadares Filho (PSB), a delegada de Polícia Danielle Garcia diz ter sido punida pelo governo porque investigava políticos envolvidos com corrupção. Diante de tal afirmação, o jornalista Gilvan Manoel indaga, no Jornal do Dia, se a delegada Thais Lemos substituiu Danielle “para aliviar com os supostos corruptos?”. Homem, vôte!

Frente a frente

Dois debates colocarão frente a frente os candidatos Belivaldo Chagas e Valadares Filho. Amanhã, os dois farão o confronto verbal na TV Atalaia. Na próxima quinta, ambos voltarão a se enfrentar, desta vez na TV Sergipe. Depois disso, O “Galeguinho” e Vavazinho silenciam para aguardar o 2º turno das eleições, marcado para domingo que vem. E haja Lexotam para acalmar as torcidas dos dois. Marminino!

 Mão no fogo

De um feirante, sobre a cassação do deputado estadual eleito Talysson Costa (PR), filho do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PRB): “É uma aleive medonha acusar Valmir de comprar votos para eleger o filho”. Homem, será?

 Ruim da cabeça

 Não chamem para o mesmo palanque o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o ex-deputado estadual Reinaldo Moura (PSC). Após prometer votar na reeleição do governador Belivaldo Chagas (PSD), Moura deu um pito no senador:Vá cuidar de sua cabeça que tá doente. Você é um bicho odiento disfarçado de cordeiro, é ‘ferida braba’. Você só aparece a cada dois anos, com o mesmo discurso de honesto, pobrezinho e sofredor”. Misericórdia!

Homofobia condenada

E o deputado federal eleito Fábio Henrique (PDT) lamentou o assassinado da transexual Laysa Fortuna. O crime ocorreu na semana passada, no centro de Aracaju. Após se solidarizar com a família da vítima, o pedetista prometeu lutar no Congresso em favor da comunidade LGBT, “que merece todo o nosso apoio”. Laysa foi morta a facadas pelo guardador de carros Alex da Silva Cardoso. Só Jesus na causa!

Beabá

A pesquisa Retrato da Leitura revela que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Segundo a consulta, temos analfabetos funcionais entre 27% dos brasileiros que concluíram o ensino fundamental. Também apurou que somente 23% dos entrevistados dominam a leitura. Em resposta à questão sobre como leem, 64% informam que costumam largar um livro sem terminar, e 62%, que leem somente parte ou capítulos de um livro. Crendeuspai!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Vida Laranjeirense, em 24 de agosto de 1930.

Resumo dos Jornais

Leia também