Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

DISPUTA VAI SE DEFININDO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Reta final de uma dura campanha ao Governo. Disputa decisiva entre dois políticos que estiveram juntos há anos e hoje seguem caminhos diferentes. Governador Belivaldo Chagas (PSD) e deputado federal Antônio Carlos Valadares (PSB) estão no último round, decisivo para indicar quem vai administrar o Estado por quatro anos. É o segundo turno e Belivaldo ganhou no primeiro, o que fez o bloco de Valadares ficar mais ríspido na campanha.

Hoje tem debate entre os dois. Espera-se que seja programático, mas não será difícil sair faíscas nesse primeiro encontro. Os nervos afloram e não controlam o verbo, mesmo que o melhor seja revelar soluções viáveis para um Sergipe que muda seu perfil a partir de janeiro, com um ou outro sendo eleito. O clima favorece a Belivaldo, pelo menos é a opinião geral, mas isso não subiu à cabeça do governador, consciente que eleição só se decide quando se abrem as urnas.

Valadares Filho mostrou fôlego suficiente para chegar onde estar e não entrega os pontos fácil, acreditando ainda numa virada até o início da votação. É normal, porque o candidato não pode demonstrar cansaço, mesmo que esteja na reta de chegada. Uma eleição de segundo turno oferece mais dificuldade que no primeiro, porque os eleitos vão curtir a vitória e os derrotados descem dos palanques e desaparecem.

Entretanto, nesse segundo turno, a população está mais voltada para a disputa a presidente da República. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) são os atores principais e a sociedade demonstra favoritismo pelo primeiro, que tem um discurso de extrema direita, que atinge diretamente o Partido dos Trabalhadores. Dificilmente não será o eleito, mesmo que o PT use de artifícios jurídicos para evitar a derrota.

Da disputa entre Bolsonaro e Haddad, sairá um recado aos petistas para que reestruturem a legenda, façam mea culpa, reconheçam erros graves nos ilícitos praticados, para tentar retornar como a esperança. A eleição para presidente mostra que o povo vai julgar e condenar atos praticados por lideranças do partido, que um dia foi mensageiro da ética e da moral.

SEM TER PREFERÊNCIA

O deputado federal André Moura (PSC) disse, neste final de semana, que liberou todos os seus aliados para que votassem no candidato que quisessem neste segundo turno.

– Em Belivaldo Chagas (PSD), ou em Valadares Filho (PSB).

SUA ATUAÇÃO POLÍTICA

André Moura disse que agora está empenhado na liberação de recursos aos municípios e que só vai conversar sobre política no próximo ano.

Tende a manter unido o bloco e definir caminhos…

POR TODOS OS LADOS

Na manifestação realizada domingo, na Avenida Beira Mar, em Aracaju, em favor de Bolsonaro, cartazes e faixas eram exibidas para todos os lados.

Tanto de Bolsonaro com Belivaldo, quanto com Valadares Filho.

USANDO REDES SOCIAIS

Valadares Filho, candidato a governador pelo PSB usa as redes sociais e diz: “seu voto é secreto, sergipano! Não tenha medo e não acredite em ameaças”.

– Escolha mudar e venha para a turma do bem.

FABIO EM BRASÍLIA

O deputado federal eleito Fábio Henrique está em Brasília, na sede do PDT. Diz que apenas em conversa normal com alguns membros da bancada.

– Para conhecer e fazer relação, disse. Fábio retorna a Sergipe hoje.

CONVERSAS EXISTEM

Na Assembleia Legislativa as conversas para a mesa já existem, inclusive com blocos de parlamentares que discutem o próximo período da casa.

Mexem-se Jéferson Andrade, Luis Garibaldi e Zezinho Guimarães.

LUCIANO EM SILÊNCIO

Luciano Bispo (MDB), atual presidente, está em silêncio sobre a formação da Mesa, mas vai começar a falar sobre isso a partir da próxima segunda-feira.

Espera primeiro pelo resultado do segundo turno para governador.

HELENO ESTÁ ANDANDO

Candidato derrotado ao Senado, Heleno Silva (PRB) disse ontem que continua andando em todo o Estado, declarando apoio a Belivaldo Chagas, neste segundo turno.

Domingo à noite Belivaldo esteve com o prefeito de Poço Redondo, Dr. Junior.

VALDEVAN E APOIO

Um aliado do deputado federal eleito Valdevan 90 (PSC) disse que o parlamentar não está apoiando Belivaldo Chagas porque André Moura mandou.

E lembrou: “André apoiou mesmo foi Gustinho Ribeiro e não a Valdevan”.

MUDANÇA NA BANCADA

A bancada federal em Sergipe pode ser alterada. O PT entra com ação no TSE em que reivindica vaga para Marcio Macedo, que teve mais voto que Paulo Henrique (PDT).

Baseia-se na questão do partido ter atingido cociente eleitoral e o PDT não.

O TSE terá que julgar isso até a diplomação.

NÃO SE ALIA AO PCDOB

Uma coisa está bem decidida dentro do PT: o partido não fará qualquer composição política com o PCdoB para as eleições municipais de 2020.

Será um reflexo do que o PCdoB fez com o PT este ano.

EDVALDO VAI À REELEIÇÃO

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) será candidato à reeleição, mas não terá Fundo Partidário porque não atingiu o mínimo de desempenho na Alese.

Sem o fundo fica difícil bancar uma campanha.

DISPUTA SERÁ FERRENHA

A Prefeitura de Aracaju terá maior número de candidatos em 2020. Muita gente que obteve boa vota nas eleições deste ano, já está de olho nesse próximo pleito.

Embora seja difícil remover Edvaldo Nogueira…

SOBRE NOTA NO RADAR

O deputado André Moura ligou ontem para o responsável da coluna Radar, da ‘Veja’ e desmentiu a notícia de que iria apoiar Belivaldo em troca de Secretaria.

A notícia está sendo desmentida pela coluna.

VOTOS EM BOLSONARO

Alguns políticos de Sergipe estão votando em Jair Bolsonaro para presidente, mesmo sabendo que ele não tem competência para resolver nada.

Não realidade, votam contra o retorno do PT.

CLOVIS CONVOCA PESSOAL

O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, clama: “gente, dá pra ganhar essa eleição, faltam seis dias e dá pra virar esse jogo. Só depende da gente”.

E sugere: “vamos vestir a camisa do 40, vamos de Valadares Filho”.

PISADINHA E BATERIA

Eliane Aquino, candidata a vice-governadora ao lado de Belivaldo, pergunta: quem disse que pisadinha não tem bateria?

“Os meninos da Batucada do Movimento dos Pequenos Agricultores de Poço Redondo mostraram que o que sobra no sertão é talento”, contou

LUCIANO É HOMENAGEADO

O Sindicato de Habitação de Sergipe (Secovi/SE) homenageará o empresário Luciano Barreto, com a comenda Mamede Paes Mendonça.

A solenidade será quinta-feira, no segundo piso do shopping Riomar.

Notas

Ataque à democracia – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli, chamou de ataque à democracia as declarações de um dos filhos de Jair Bolsonaro em um vídeo que circula nas redes sociais. A declaração foi feita há três meses, mas só neste final de semana passou a ser condenada pelo Supremo.

0x0

CNI fala de Ministério – A CNI divulgou nota, ontem, defendendo a manutenção do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O presidente da entidade, Robson Braga, afirmou que a pasta é importante para elaborar, executar e coordenar políticas públicas para o setor industrial e monitorar seus impactos.

0x0

Desfecho inevitável – Do jornalista Mino Carta, diretor da revista Carta Capital: Mino Carta: “Bolsonaro é o desfecho inevitável de um enredo de 518 anos e expõe a debacle de um PT velhaco na hora final. Agora, mais do que capitão, assustam os togados golpistas e o exército de ocupação”.

0x0

Deixem o povo votar em paz – Jornalista José Nêumanni escreve em seu blog: “deixem o povo votar em paz!: Artistas e intelectuais dependentes de esmolas públicas, políticos profissionais sem eleitores e criminalistas que se dizem juristas apelam para o tapetão para continuarem mandando num Estado sem povo”.

0x0

PT entra com ações – O PT vai entrar com ações na Justiça contra a declaração de Jair Bolsonaro (PSL) que afirmou que prenderia o candidato a presidente Fernando Haddad (PT) e o líder da oposição no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ) o senador Roberto Requião (MDB-PR) e o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta.

0x0

Ministros minimizam declaração – O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e o ministro Torquato Jardim (Justiça) afirmaram ontem que não vêem ameaça à democracia nas declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre o STF.

Conversando

O resto é fake – Rogério Carvalho diz: “Um candidato à presidência comprometido traz para a população propostas reais que mudam a vida do povo. O resto é fake!”

Horário ruim – O horário do debate de hoje entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho pode não ter alcance em razão do horário: 18:30 horas na TV-Atalaia.

Em pauta – Na quinta-feira será a vez do debate na TV-Sergipe às 22 horas. Dependendo do formato é que haverá mudança na pauta.

Mesa diretora – O Capitão Samuel, deputado reeleito, trabalha para ser o primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Virou mentira – O jornalismo virou mentira. As notícias falsas publicadas via internet provocaram certo estrago na campanha eleitoral.

Alta Cúpula – Segundo um petista da alta cúpula, o partido já tem candidato a governador em 2024: senador eleito Rogério Carvalho.

Contas Públicas – José Carlos Machado diz que quem assumir o Governo do Estado terá que trabalhar muito para equilibrar as contas públicas.

Mais difícil – Machado também lembra que é preciso olhar com profundidade para o problema da Previdência, porque a cada dia fica mais difícil.

Retorna sábado – Jackson Barreto retorna sábado a Aracaju para participar das eleições. Depois fará nova viagem para descansar da campanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também