Aracaju, 29 de março de 2024

Em sessão especial pelo Dia da GM, Iran defende valorização da categoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

por George W. Silva |

Parlamentar destacou importância da guarda municipal na vida dos aracajuanosParlamentar destacou importância da guarda municipal na vida dos aracajuanosA Câmara Municipal da Capital realizou, nesta segunda-feira, 22, Sessão Especial para celebrar o Dia do Guarda Municipal, comemorado no dia 10 de outubro. Para tratar do tema, foi convidado o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Lucas Alves, que traçou um breve histórico das guardas municipais, desde o tempo da chegada da família real ao Brasil até os dias de hoje, inserindo, em sua explanação, um resumo das atividades desempenhadas pela corporação, diariamente, no âmbito do município.

Além das atividades rotineiras, Fernando Alves destacou a inserção da Guarda Municipal de Aracaju em projetos de inclusão de crianças e adolescentes carentes, com aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô, visando afastá-las das drogas e da criminalidade; como também o projeto Anjos Azuis, de construção da cidadania, com palestras em escolas e outras instituições da capital, tratando de temas diversos como bullying, depredação do patrimônio público, violência contra a mulher, trânsito, meio ambiente e outros.

O vereador Iran Barbosa (PT) parabenizou a categoria, destacando a importância dos guardas municipais para a vida dos munícipes. O parlamentar lembrou que a retomada do papel da guarda municipal se dá num contexto de redemocratização do país, em especial, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

“Isso não é pouca coisa. Precisamos lembrar que essa retomada se dá numa reconfiguração do regime federativo brasileiro, com a Constituição de 88, que resgata a importância dos municípios, bem como num contexto de valorização da cidadania, e a guarda municipal não está apartada disso. Vemos isso presente, inclusive, nos marcos legais que fundamentam a sua criação”, apontou Iran.

Para ele, a guarda municipal é a presença mais efetiva e direta de proteção, entre as forças de caráter policial, no dia a dia, por estar mais presente nos espaços públicos de permanente circulação de pessoas, tais como praças, mercados, escolas etc.

“A confiança e a expectativa que a população deposita na tarefa que vocês desempenham é muito importante, porque é uma relação de proximidade, onde os cidadãos buscam proteção nos momentos cotidianos de suas vidas. Por isso precisamos defender sempre a valorização de vocês enquanto servidores, não apenas com belas palavras, mas com ações efetivas”, disse, citando a formação continuada, as condições de trabalho, carreira atrativa e com estímulos permanentes, e remuneração compatível como elementos indissociáveis dessa valorização.

“Não se pode falar em valorização do trabalhador sem uma política salarial compatível com as exigências de formação e com a complexidade do exercício da profissão que vocês têm, que cuidam de vidas e colocam as suas próprias vidas em risco, todos os dias. Homenageá-los no dia de hoje é buscar as alternativas para valorizá-los enquanto servidores públicos, envolvendo esses aspectos que citei; e isso requer de nós cobrar, permanentemente, uma política de governo que atenda a esse anseio. Estarei sempre disposto a contribuir com essa construção, por entender que ela é importante para a categoria e também para os aracajuanos”, enfatizou Iran Barbosa.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também