23/10/18 - 08:47:40

Final da 3ª edição do Pese Leve reúne cem pessoas em corrida

A grande finalidade é beneficiar trabalhadores do HU-UFS com o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) ideais.

O mês de outubro foi marcado pela final da Corrida Pese Leve, evento que reuniu cerca de cem participantes, sendo 72 devidamente inscritos, na Associação dos Empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Um percurso de 5km encerrou a terceira edição do Programa Pese Leve, desenvolvido por profissionais de Educação Física, Nutrição e Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A grande finalidade é beneficiar trabalhadores do HU-UFS com o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) ideais, além de um percentual de gordura considerado normal. Redução do peso corporal, diminuição de circunferências de cintura e abdominal e pressão arterial normal, além da melhoria de qualidade de vida, são os principais propósitos do programa.

Corrida

Todos os participantes da corrida receberam kits com camisa do evento, toalha de rosto e, posteriormente, medalhas, mas quatro deles foram agraciados com troféus. Para esta edição, visando premiar mais pessoas, definiram-se quatro categorias: A Masculino e A Feminino (até 40 anos de idade); e B Masculino e B Feminino (acima de 40 anos).

Além da corrida, houve premiação dos participantes da terceira edição do Pese Leve, que haviam sido divididos em três grupos, cada um inicialmente com 13 pessoas: Superação; Gru PãoØ e Xô Tapioca. Destes, o Xô Tapioca liderou a competição, conseguindo o obter o menor peso corporal, menor circunferência de cintura e menor percentual de gordura.

O evento teve ainda o apoio da Sociedade Amigos do Hospital Universitário de Aracaju (Soahu-Aju), que é uma associação mantida principalmente por colaboradores do HU-UFS para defesa de direitos sociais. A viabilização do Pese Leve, como nas outras edições, ficou a cargo do profissional de Educação Física do HU, Ayslan Araújo; da psicóloga do HU-UFS, Tereza Cecília Nascimento; e da nutricionista Márcia Cândido.

Confira abaixo os grandes vencedores da 3ª Corrida Pese Leve:

Categoria A (Masculino):

1º lugar: Ademar Leandro Santos (Técnico em Enfermagem)

2º lugar: Fabrício de Souza (Recepcionista)

3º lugar (empate): Josenilson Carvalho Silva (Analista de TI – Telecomunicações)

3º lugar (empate): Ruan Menezes Santos (Técnico em Informática)

Categoria B (Masculino):

1º lugar: Aristides Souza Araújo Neto (Técnico em Informática)

2º lugar: Marcos Antônio Valadares Oliveira (Médico)

3º lugar: Nilton Batista de Santana (Administrador)

Categoria A (Feminino):

1º lugar: Maria Simone Dantas (Técnico em Enfermagem)

2º lugar: Ana Carolina Almeida S. do Espírito Santo (Fisioterapeuta)

3º lugar: Manuela Aragão Melo Tavares (Farmacêutica)

Categoria B (Feminino):

1º lugar: Luzia Paixão de Oliveira (Enfermeira)

2º lugar: Andrea Maria Santos (Técnica em Enfermagem)

3º lugar: Rosângela Santos Santana (Aux. Enfermagem)

Por Andreza Azevedo