Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Programa de alimentação escolar de São Cristóvão é tema de reportagem nacional

5

Uma nutrição deficitária pode ser o grande empecilho para a permanência dos alunos em sala de aula. Para combater a evasão escolar e melhorar o aprendizado das crianças, a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretária Municipal de Educação (Semed), criou o programa ‘Meu 1° lanchinho’, que oferta uma primeira refeição aos alunos assim que estes chegam às escolas e creches do município, proporcionando assim os nutrientes necessários ao desenvolvimento cognitivo das crianças.

A ideia chamou a atenção do Ministério Público Federal, que na última segunda-feira (22), enviou uma equipe de televisão para fazer uma reportagem especial sobre o projeto. O prefeito Marcos Santana, um dos entrevistados da reportagem a ser veiculada na TV Justiça, falou como surgiu a iniciativa.

“As visitas às escolas reforçaram uma preocupação que já tínhamos antes mesmo da posse, que é o de garantir as nossas crianças o direito à alimentação adequada, com as condições iguais de aprendizado. Diante da realidade de um país com um quadro de desemprego elevado, pais nem sempre têm as condições de proporcionar a primeira refeição aos seus filhos. Ampliar a oferta de alimentação escolar é uma forma de garantir que aquele aluno que não tenha tido em sua residência o primeiro alimento possa comer na escola. Precisamos assegurar as melhores condições para nossas crianças e temos trabalhado para isso acontecer”, disse o prefeito.

A secretária municipal de educação, Quitéria Barros destacou a importância do alimento para o processo de aprendizagem e a manutenção do aluno na escola. “A alimentação escolar é um fator de permanência dos alunos na escola, assim como a ausência dela pode ser motivo para evasão e reprovação. Cuidar para que as crianças sejam bem alimentadas é um incentivo para que elas permaneçam na escola e melhorem as suas condições de aprendizagem. Investir em um projeto como o Meu 1° Lanchinho é investir em qualidade de ensino. É entender as condições sociais e economias que estas crianças estão inseridas”.

De acordo com assessora administrativa da Semed, Walléria Macário, o projeto se fortaleceu com o projeto ´Prefeito Vai à Minha Escola’. “Com as visitas que o prefeito Marcos Santana vem realizando dentro das escolas do município para conhecer mais de perto e dialogar com alunos, professores e gestores, a necessidade de oferecer às crianças um lanche adicional foi reforçada. Desta forma ao entrarem na escola, nossos alunos já são encaminhados para o refeitório e lá são ofertados: iogurte, frutas, biscoito com leite, achocolatado ou vitamina de frutas”.

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Fernando, Maria da Conceição, enalteceu o resultado do programa. “Temos muitas crianças que chegam à escola sem o café da manhã, então é de suma importância esse primeiro lanche para eles. O resultado já pode ser sentido em sala de aula. Graças à gestão do prefeito Marcos Santana, os problemas que tínhamos com a alimentação escolar dos alunos ficou no passado”, finalizou.

Tempo Novo na alimentação escolar

Entre os produtos que compõem a alimentação escolar da Rede Educacional de São Cristóvão estão: frutas, cereais, hortaliças (legumes e verduras), raízes, laticínios, leguminosas e carnes. O cardápio é elaborado mensalmente, com frequência de fornecimento de pedido quinzenal. O município destina cerca de 37,8% dos recursos da alimentação escolar para a compra de produtos do próprio município. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), determina o mínimo de 30% oriundos de empreendedores rurais.

Durante a Semana da Criança, a Semed preparou um cardápio especial em comemoração ao “Dia das Crianças”. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino e das creches de São Cristóvão tiveram opções diferenciadas na hora do lanche. Entre os alimentos especiais selecionados pela Casa da Merenda foram ofertados: pipoca, bolos, cachorro-quente, balas de banana e goiaba, tornando a semana ainda mais divertida.

“Através da equipe da Casa da Merenda, a gestão municipal tem realizado oficinas de capacitação e aprimoramento dos profissionais que trabalham nas creches e cozinhas escolares. A intenção é facilitar o cotidiano dos profissionais, resultando em melhorias no final do trabalho, ou seja, na oferta da alimentação que é preparada e servida aos alunos”, pontuou a nutricionista da Casa da Merenda, Andréa Magalhães.

Da assessoria

Foto: Heitor Xavier

Leia também