23/10/18 - 12:53:42

Somese promove festa em comemoração ao Dia do Médico

Na última sexta-feira, 19, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) promoveu uma festa para comemorar o Dia do Médico e reuniu no Iate Clube de Aracaju cerca de 500 médicos, entre familiares e amigos. A Orquestra Super Oara de Pernambuco animou o público e o buffet Acácia Barbosa comandou o menu da noite de gala.

Em todas as edições a diretoria da Somese elege alguns nomes de personalidades que se destacaram pela competência e empenho no exercício da profissão. Na edição deste ano, a comenda levou o nome do sergipano de Laranjeiras, Dr. Augusto do Prado Franco, médico, empresário e político sergipano que contribuiu muito para o crescimento de Sergipe.

O homenageado administrava os negócios da família como a Usina Central Riachuelo, duas fábricas de tecido e uma empresa agropecuária, além de redes de comunicação como a TV Sergipe e TV Atalaia, Rádio Atalaia e Jornal da Cidade. Foi deputado federal em 1966, senador em 1970, foi escolhido pelo presidente Ernesto Geisel para assumir o cargo de governador e em 1982 foi eleito deputado federal para o segundo mandato.

De acordo com o presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, o objetivo do evento foi promover uma confraternização com todos os médicos porque há uma dificuldade no dia a dia de reunir a classe. “Na edição deste ano, homenageamos 40 médicos e seis amigos da Somese pelos trabalhos realizados em prol da comunidade sergipana”, destaca Dr. Aderval.

O Dr. Albano Franco, filho do Dr. Augusto do Prado Franco, homenageado da noite, agradeceu a Sociedade Médica de Sergipe em nome de sua família pela homenagem a seu pai. “Meu pai foi um homem de muita bravura e contribuiu muito para Sergipe e fico bastante emocionado com essa homenagem a ele porque foi mais que merecida”, enfatiza Dr. Albano.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes, falou da importância da confraternização entre os colegas de profissão e da realização das homenagens. “Eventos como este são momentos de extrema relevância para os médicos e enalteço a Somese por promovê-los”, comenta Dr. Lincoln.

Segundo o pneumologista, José Barreto, um dos 40 médicos homenageados, é uma honra ser lembrado e reconhecido com a comenda Dr. Augusto do Prado Franco pelos serviços prestados à sociedade. “Essa comenda mostra o valor de nós como profissionais, que muitas vezes, temos um trabalho árduo e corrido na busca de oferecer o melhor aos nossos pacientes”, aponta Dr. José.

A Dra. Maria da Conceição afirma que confraternizar com colegas que batalham juntos pela mesma causa é essencial para a classe médica e ser homenageada é gratificante. “Poder salvar vidas e ser reconhecida pelos colegas e pela população nos dá a sensação de dever cumprido e é um estímulo para continuarmos fazendo nosso trabalho”, explica a Dra. Conceição.

O mesmo sentimento tem a Dra. Sônia Maria que destacou estar extremamente feliz com o reconhecimento dos colegas com o recebimento da comenda Dr. Augusto do Prado Franco. “Sinto-me muito lisonjeada nesta noite por esse momento tão sublime ao lado dos meus familiares e colegas de profissão”, destaca a Dra. Sônia.

Foto: Aragão Studio

Por Maraisa Figueiredo