Aracaju, 18 de abril de 2024

Veja aqui como aliviar os sintomas da menopausa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

A menopausa é um processo natural de redução de produção de hormônios reprodutivos nas mulheres. Também conhecida como climatério, ela acontece geralmente entre os 40 e 60 anos de idade, quando os ovários vão, gradativamente, cessando a produção de progesterona e estrogênio, responsáveis pela fertilidade feminina.

De acordo com os números do Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 2 milhões de brasileiras passam pela menopausa todos os anos. Apesar de ser um processo pelo qual todas as mulheres enfrentam ou um dia vão passar, há formas de diminuir os incômodos.

Os diferentes estágios da menopausa

Por se tratar de uma diminuição gradativa da produção hormonal, especialistas classificam o processo de menopausa em dois estágios:

– Pré-menopausa: apesar de a idade mínima ainda ser divergente entre os especialistas, acredita-se que o declínio da produção hormonal começa entre os 35 e 48 anos, mesmo sem muitos sintomas perceptíveis;

– Peri menopausa ou climatério: período marcado pelos sintomas da diminuição dos hormônios, que geralmente ocorrem nas mulheres entre 45 e 60 anos. O período marca a irregularidade no ciclo menstrual, sintomas desagradáveis como ondas de calores e outras alterações como distúrbios do sono, oscilação de humor. Esse ciclo costuma se encerrar após um ano da última menstruação,

– Pós-Menopausa: período após a última menstruação em que o corpo feminino experimenta algumas modificações e sintomas desconfortáveis como suores noturnos, ressecamento vaginal, perda da libido e diminuição do desejo sexual e da densidade óssea (osteoporose), risco de doenças cardiovasculares, distribuição irregular da gordura corporal, ganho de peso e até fatores psicológicos, como a depressão e ansiedade.

Cuidados e tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa

Com o aumento da expectativa de vida entre as brasileiras, é possível atravessar o processo de menopausa e continuar aproveitando o melhor da vida, inclusive no aspecto sexual.

Vale lembrar que, mesmo se tratando de um processo natural, a menopausa demanda alguns cuidados com a saúde. Isso inclui ainda o acompanhamento médico e ginecológico. Confira!

– Cuidar da alimentação, ingerindo mais frutas, folhas e vegetais ricos em isoflavona, como a soja, além de fontes de vitaminas C, D, E e as do Complexo B;

– Ingerir bastante água;

– Evitar o consumo de álcool e cigarros, já que os riscos cardiovasculares são elevados;

– Considerar o tratamento com substitutos hormonais, também conhecidos como estrogênios conjugados. De acordo com a Euroclinix, a terapia de reposição hormonal é um meio de promover o tratamento de mulheres para redução dos sintomas na menopausa;

– Fazer atividades físicas leves, porém regularmente, como caminhadas;

– Tomar sol;

– Não se descuidar da rotina de exames de rotina;

– Procurar atividades relaxantes nos momentos de lazer e não abrir mãos dos compromissos sociais,

– Consultar seu médico com regularidade: aproveite para realizar exames clínicos preventivos, acompanhamento nutricional e suporte psicológico.

Fonte:https://www.minhavida.com.br/saude/materias/17192-como-tratar-sem-hormonios-os-sintomas-do-climaterio

Fonte: https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-na-menopausa/

Fonte: https://claudia.abril.com.br/saude/saiba-como-se-livrar-dos-calores-na-menopausa/

Por Aline Matos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também