Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

BUSCAR MAIS PROGRAMAS

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Apenas quatro dias para as eleições. Quase nada para o volume de trabalho que ainda se tem pela frente. Difícil imaginar mudanças em um cenário praticamente definido pela maioria dos avaliadores do pleito, inclusive pelo pessoal ligado ao deputado federal Valadares Filho (PSB). O governador Belivaldo Chagas (PSD), candidato à reeleição, tende a ganhar as eleições no próximo domingo. O fato de Belivaldo reeleger-se não tira a força eleitoral demonstrada por Valadares Filho, desde quando anunciou que disputaria o Governo.

A impressão é de que a disputa será fácil. Mas não será. De qualquer forma o deputado não é de recuar e manterá o ritmo para virada até o dia do voto. Trabalha muito e parece incansável. Como político vai longe, embora o resultado final caso, não lhe favoreça, deixará marcas profundas. Mas alguma coisa está acontecendo nesse formato exposto à sociedade, onde fixa no esculacho ao adversário e esquece do que interessa à população, que é um projeto de Governo novo que ele insiste em dizer que vai implantar.

De qualquer forma, o governador Belivaldo Chagas, mas experiente e demonstrando tranquilidade, transmite maior segurança ao eleitor. Foi já no Governo atual que se sentiu alguma mudança em várias áreas que exibiam vulnerabilidade, como é o caso da Segurança, da Saúde e da própria Educação. Percebe-se que já não se expõe mais o atraso e parcelamento de salários. Imagina-se que, mesmo invadindo uma semana do mês seguinte, já não se questiona o período de pagamento.

Amanhã tem um novo confronto entre os dois. Talvez seja prudente repensar o estilo, porque o tom áspero não demonstra ser o ideal para mudar um resultado que se revela provável, mesmo que o debate seja concluído já nos momentos finais, tempo exíguo para qualquer virada. Mas, é bom sempre lembrar, que de dentro da urna ninguém sabe o resultado que sai.

ACONTECE O DEBATE

O debate de ontem na TV-Atalaia, entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho, não deve mudar o cenário que se percebe nas ruas e em avaliações.

Embora o marketing de Valadares Filho ache que só atacando é que pode crescer.

MANTÉM PROPOSTAS

Belivaldo Chagas tentou trazer o debate para as propostas, mas Valadares Filho se fixou no “bate estaca” de desqualificar o Governo e sem avançar sobre qualquer tema.

A insistência de colocar Jackson ao lado de Valadares pareceu ideia fixa.

DECISÃO DO POVO

Mas quem deve avaliar mesmo é o povo, que terá de escolher domingo em quem vota e o resultado terá que ser respeitado. Belivaldo demonstrou tranquilidade.

E Valadares um certo nervosismo, natural de quem precisa tirar diferença.

CARREATA A SEGUIR

O candidato Belivaldo Chagas, logo após o debate, saiu em carreata pelos bairros da região Norte, ao lado de aliados, cumprindo o final de campanha.

Estava na carreata o ex-prefeito Heleno Silva (PRB).

ESTEVE EM TOBIAS

Aliás, Heleno Silva esteve em Tobias Barreto, ao lado do prefeito Diógenes Almeida e da deputada eleita Diná. Fizeram panfletagens em favor de Belivaldo.

Heleno disse que apoia e participa da campanha.

VALADARES SOBE E DESCE

Constatou-se, durante acompanhamento feito pela equipe do Governo, que houve um movimento em que Valadares avançou nas pesquisas.

Mas já teria sofrido uma nova queda…

BELIVALDO VIAJA

Na segunda-feira (29), reeleito ou não, o governador Belivaldo Chagas (PSD) já viaja a Brasília para reunião com a bancada federal em que discute emendas do orçamento.

Acontece na terça-feira, no Gabinete da senadora Maria do Carmo (DEM).

REENCONTRO GERAL

A reunião da bancada federal vai por à mesma mesa deputados reeleitos e derrotados para discutir as emendas impositivas de interesse do Estado.

Belivaldo Chagas e Valadares Filho podem sentar à mesma mesa já na terça-feira.

QUEM SE MANTÉM

Vão se manter na discussão por mais quatro anos os deputados reeleitos Fábio Mitidieri, Fábio Reis, Laércio Oliveira e João Daniel.

Dos três senadores permanecerá apenas Maria do Carmo Alves.

JONY VAI A BELIVALDO

O coordenador da bancada, deputado federal Jony Marcos (PRB), esteve ontem com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) também para tratar da reunião da bancada.

Será uma das últimas reuniões de Jony como coordenador e deputado.

FÁBIO FALA DO MANDATO

O deputado federal eleito Fábio Henrique (PDT) não se mostra preocupado com ação do PT para ganhar mais uma vaga de deputado federal ma bancada de Sergipe.

Para Fábio, todo cidadão tem direito de buscar o judiciário.

TRE SE MANIFESTOU

Segundo Fábio Henrique o TRE já se manifestou e o julgamento foi de 6×1 pela manutenção do resultado da eleição, em que ele sai eleito.

– A lei é muito clara e o assunto está superado, disse.

ADESÃO EM SOCORRO

Klewerton Siqueira, ex-candidato a vice-prefeito de José Franco, na disputa pela Prefeitura de Socorro, decidiu apoiar a candidatura de Belivaldo Chagas.

Ele foi secretário de Fábio Henrique, que tentou evitar a adesão.

ESTEVE COM EDUARDO

Klewerton foi o coordenador político da campanha de Eduardo Amorim (PSDB) no primeiro turno e votou em Fábio Henrique para federal.

Klewerton é uma liderança crescente em Socorro.

TENTANDO APOIO

O candidato ao Governo Valadares Filho conversou com um deputado estadual e pediu o seu apoio nesse segundo turno. O deputado ainda não decidiu.

Valadares avisou que a diferença dele para Belivaldo era de 10%.

NÃO DÁ PARA DISFARÇAR

Valadares Filho anunciou que “André Moura faz parte do time de Belivaldo. Não dá mais para disfarçar: o governador está cercado pela velha e rejeitada política”.

– Vamos mudar urgentemente! Faça parte do time do bem e vamos melhorar Sergipe!

ANDRÉ VAI FALAR

O deputado André Moura já disse que não ficará calado diante do que vem dizendo Valadares Filho e vai esclarecer tudo em entrevista numa emissora de rádio.

– Nada ficará sem resposta, avisou.

COMENDA A MÉDICOS

A Somese homenageou 40 médicos de Sergipe, sexta-feira passada, no Iate Clube de Aracaju, que receberam a comenda Augusto do Prado Franco.

Entre os homenageados estava o urologista Jocelino Farias Menezes.

Notas

Sem blá blá blá – Belivaldo Chagas posta, após o debate, que “agora você já conhece a minha forma de trabalhar. É assim que eu sou, sem blá blá blá e sem promessas mirabolantes. A ordem é combater a criminalidade com firmeza e proteger, acima de tudo, os cidadãos e suas famílias”.

0x0

Maior fake news – Durante o debate na TV-Atalaia, ontem, o candidato Valadares Filho disse que “Sergipe é um dos estados que menos investe em Segurança Pública no país”. Valadares ironizou e disse: “queria morar no seu programa de rádio, Belivaldo”. E acusou: “Belivaldo o seu Governo é o maior fake news do Brasil”.

0x0

Rasgar a Constituição – “Para fechar Tribunal, você precisa rasgar a Constituição”, disse o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ontem, falando sobre o vídeo em que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirma que bastariam um cabo e um soldado para fechar o Supremo.

0x0

Encarna a negação – O ex-ministro da Justiça da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) José Eduardo Cardozo disse, ontem, que o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) “encarna a negação da civilização”. A declaração foi dada durante ato a favor da candidatura de Fernando Haddad (PT) realizado por advogados, em Brasília.

0x0

Indiciamento de Temer – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou ontem, um pedido para anular o indiciamento do presidente Michel Temer no inquérito sobre o suposto favorecimento da empresa Rodrimar na edição do Decreto dos Portos, assinado em maio do ano passado.

0x0

Apoio das Farc – TSE nega tirar do ar publicação do PSL, partido de Bolsonaro, que sugere apoio das Farc ao PT. Ministro Carlos Horbach considera que conteúdo contém ‘críticas contundentes’, mas que não se trata de ‘fato sabidamente inverídico apto a justificar remoção do conteúdo’.

Conversando

Reunião em Socorro – Reunião em Socorro, organizada pelo deputado eleito Samuel Carvalho (PPS), com a presença do futuro governador Valadares Filho.

Com as famílias – Está presente diariamente no Batalhão da Restauração fortalece nosso compromisso com as famílias que sofrem com as Drogas, diz Capitão Samuel.

Novas pesquisas – Quatro Institutos de Pesquisas estão registrados para divulgação no sábado. Só o Ibope tem publicação garantida pela TV-Sergipe.

Será rápida – A votação de domingo será rápida. Cada leitor tecla em apenas dois candidatos ao Governo e a presidente da República.

Nova votação – Maioria dos candidatos derrotados nas eleições de 7 de outubro desapareceram. Devem retornar até sábado para nova votação.

Cidades do interior – Esses próximos quatro dias serão de despedidas dos candidatos ao Governo dos eleitores. Viajam a cidades do interior e falam com o eleitorado.

Em reserva – O senador Valadares (PSB) também deve vir a Aracaju para votar. Tem se mantido reservado desde o primeiro turno.

Apenas vigilantes – Os dois candidatos ao Governo já reduziram a intensidade da campanha. Agora apenas mantêm-se vigilantes aos votos.

Mais votados – Jair Bolsonaro pode ser derrotado em Sergipe, mas por margem menor de votos. Haddad ainda é o mais votado no Estado.

Leia também