24/10/18 - 15:48:32

Integrantes do “Parlamentar Por Um Dia” apreciam leis nas Comissões

Dando continuidade às ações que consistem em quatro etapas do projeto “Parlamentar Por Um Dia”, o grupo de 24 alunos de seis municípios sergipanos, debateu na manhã dessa quarta-feira, dia 24, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a elaboração de leis para serem aprovadas amanhã, dia 25, durante sessão plenária que acontecerá às 14 horas.

O aluno do Colégio Professor João de Oliveira, da cidade de Poço Verde, Gabriel Oliveira, 16 anos, destacou a importância do projeto e falou sobre seu sonho de se tornar parlamentar. “Desde meus seis anos sonho em ser político. De certa forma, mesmo que fictício estou realizando e, caso um dia eu volte a esta Casa, saberei basicamente o que fazer e como fazer da maneira correta para que eu possa ser a mudança que o Estado tanto precisa. Por isso, acho importante essa iniciativa”, destacou Gabriel, acrescentando que a mudança da política deverá vir dos jovens.

De acordo com coordenador do projeto, o servidor da Escola do Legislativo (Elese), Humberto de Oliveira, o objetivo da iniciativa é  possibilitar aos alunos do ensino médio de escolas públicas a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar no Poder Legislativo, onde os estudantes tomam posse e atuam como parlamentares produzindo proposituras como Projetos de Lei, Resoluções, Indicações, Moções, entre outras propostas que possam vir a tornar- se leis estaduais.

“Não é fácil pegar um aluno com idade entre 16 e 18 anos e dizer criem uma lei. No entanto, os deixamos à vontade para que nasçam suas ideias. Dentro dessa ideia trabalhamos a constitucionalidade e outros fatores. Hoje, estamos trabalhando a questão de como eles entendem a tramitação das leis”, colocou.

Para o professor do Colégio Professor João de Oliveira, Vilmário Pereira, o “Parlamentar Por Um Dia” tem colaborado para o entendimento de todo processo da Casa Legislativa. “Entendo também que tem contribuído para o conhecimento e mudança na visão dos alunos que tiveram a oportunidade de participar e entender a política”, frisou.

Escolas participantes

Nesta edição, seis escolas do interior do Estado foram selecionadas para participar do projeto. São alunos dos Colégios Professor João Costa (Aracaju); Manoel Bomfim (Arauá); Estadual Dr Jesse Trindade (Ilha das Flores), Edélzio Vieira de Melo (Capela), João de Oliveira (Poço Verde) e Pedro Alves de Souza (Porto da Folha).

Por Kelly Monique Oliveira

Foto: Jadilson Simões