24/10/18 - 13:15:54

Jason Neto: estamos fazendo a nossa parte no ‘Outubro Rosa’?

por Henrique Matos

Dados de 2014 do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 24,8% das mulheres realizam o exame de mamografia, número bem inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse dado remeteu a um questionamento do vereador Jason Neto: “será que estamos fazendo a nossa parte?”, durante a sessão de hoje (24), na Câmara Municipal de Aracaju.

“Estamos no ‘Outubro Rosa’, mas nada adianta colocar-mos a fitinha, falar muito, se não fazemos a nossa parte. Será que sabemos e falamos para as comunidades o que é essa doença?”, discursou Jason Neto.

‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e,mais recentemente, do colo de útero.

Jason Neto apresentou um projeto, aprovado por unanimidade, em que as pessoas que tiveram câncer detectado nas unidades de Saúde ou nos hospitais de Aracaju devem ter o tratamento iniciado imediatamente. “O  prefeito Edvaldo Nogueira já me garantiu que irá sancionar esse projeto”, disse o vereador Jason.

O vereador Jason Neto ficou feliz em saber que o Ipesaúde está preocupado com o tema. “Eles promoveram palestras com as meninas do ‘Mulheres do Peito’, com Sheila Galba e sua equipe, sobre a importância do autoexame e a prevenção. O presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, tem que ser parabenizado pelas suas atitudes e pela nova cara que ele deu ao Ipesaúde”, afirmou Jason.