24/10/18 - 05:19:10

No debate, Belivaldo pede a Valadares Filho, respeito às instituições públicas

Em debate, Belivaldo refirma sua capacidade de gestão e evidencia despreparo do adversário no embate de propostas

Além de apresentar propostas do Programa de Governo Pra Sergipe Avançar, o governador cobrou ao outro candidato respeito às instituições do Estado que atuam no combate à corrupção de forma séria e competente

Realizado e transmitido pela TV Atalaia na noite desta terça-feira, 23, o primeiro debate eleitoral entre os dois candidatos que disputam o governo de Sergipe nesse segundo turno das eleições 2018 serviu para que Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, expusesse à população sergipana as ações que já executa em sua gestão, os resultados que tem conquistado com esse trabalho e suas propostas para fazer Sergipe avançar ainda mais.

Ao tratar de Segurança Pública, Belivaldo destacou que, enquanto o adversário promete fazer, o seu Governo já faz. Para exemplificar, elencou ações implementadas nos seis meses em que está à frente do Executivo, como a convocação de 170 novos policiais e agentes da Polícia Civil, a reabertura de 11 delegacias plantonistas em todo Estado e a implantação do Detecta, um sistema de monitoramento em vídeo que permite a vigilância de todas as divisas estratégicas de Sergipe.

Apesar de terem tipo tempo igual para discutir ideias e propostas, o candidato Valadares Filho fugiu do debate e se negou a apresentar o que pretende fazer para governar Sergipe, esquivou-se de responder perguntas formuladas por Belivaldo e pela mediação do programa e, ao demonstrar completa falta de conhecimento das ações do Estado, desmereceu o trabalho sério e competente executado de forma interinstitucional pelo Ministério Público, Tribunal de Justiça e Governo de Sergipe em ações de combate à sonegação fiscal e à corrupção.

“O DEOTAP foi criado quando Marcelo Déda era governador e eu vice, e quem o criou foi o delgado João Eloy, que hoje é secretário de Estado da Segurança Pública. Estamos fortalecendo esse departamento e temos lá delegadas muito competentes atuando. Há, também, o GAECO – Grupo de Combate à Corrupção – no Ministério Público, que atua junto ao DEOTAP. Nós estamos trabalhando com firmeza na Segurança e avançamos, mas o adversário teima em não reconhecer e foge do debate de ideias”, esclareceu Belivaldo Chagas.

O candidato à reeleição pediu ao adversário respeito às instituições públicas do Estado, pois, explicou, “o discurso de Valadares Filho, que não diz coisa com coisa, ofende à sociedade como um todo”. Salientou ainda que combate à corrupção não se faz sozinho e que o Estado se soma às demais instituições para fazer esse trabalho, “e as instituições sérias estão trabalhando nesse sentido, sem ingerência política do governador”, pontuou Belivaldo, ao destacar que o outro candidato, como deputado, nada fez para melhorar a segurança dos sergipanos.

Belivaldo aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso em gerir a máquina pública de forma técnica e transparente, para todos os sergipanos, sobretudo para a população mais carente do Estado, e, na ocasião, explicou como funcionará o “Nota Solidária da Gente” – programa que reverterá aos seus beneficiários, em crédito para novas compras, o imposto arrecadado nas compras feitas em estabelecimentos comerciais.

O governador tratou ainda de outros temas de interesses da população sergipana, como sua ida a Brasilia, na próxima semana, para discutir junto à bancada federal de Sergipe no Congresso, a destinação de emendas do Orçamento Geral da União para o Estado, e lamentou não poder debater com o candidato Valadares Filho propostas de governo, haja vista o adversário ter insistido, ao longo de todo debate, em reproduzir um discurso vazio, mentiroso e incoerente com a realidade dos fatos.

“Graças a Deus e a Senhora Santana fomos vencedores no primeiro turno e, com fé em Deus e Senhora Santana, com o apoio dos sergipanos, também sairemos vencedores nesse segundo turno. Fiz uma campanha propositiva, sem atacar a imagem de nenhum candidato, sem ódio, e sem fake news, apenas apresentei propostas, porque sei que o povo de Sergipe acredita e confia em Belivaldo. Sou transparente, correto e sincero, de pouca conversa. Meu nome é trabalho, por isso digo que cheguei pra resolver e estou resolvendo. Espero poder contar com apoio de todos vocês no próximo domingo, dia 28”, afirmou Belivaldo ao apresentar suas considerações finais no debate.

Foto: A8