Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Saúde inicia implantação de prontuário eletrônico no Hospital Nestor Piva

6

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visando a integração da rede do Sistema Único Saúde (SUS) de Aracaju, está implantando o Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde da capital. Durante esta semana, a implantação ocorre no Hospital Municipal Dr. Nestor Piva, com a capacitação dos médicos que atuam na unidade. Nas semanas anteriores, os servidores da recepção e enfermeiros receberam o treinamento.

“Através do sistema de prontuário eletrônico também está sendo efetivada a implantação do protocolo de classificação de risco, onde o paciente é avaliado inicialmente por enfermeiros”, explicou o assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Júlio César Lima.

Segundo Júlio, estão disponíveis, durante o dia, duas salas de classificação e, à noite, como o fluxo é menor, uma sala. “Os enfermeiros são profissionais legalmente e tecnicamente habilitados para classificar o risco, definindo as prioridades do atendimento através da avaliação das queixas, dos sinais e dos sintomas apresentados pelo paciente, onde os casos de maior gravidade terão prioridade no atendimento”, ressaltou.

Ainda segundo o assessor técnico, a implantação do protocolo de classificação busca possibilitar uma maior eficiência ao atendimento. “Através de uma escuta qualificada norteada pelo protocolo, atendendo a todos os usuários dos serviços da unidade com igualdade e equidade”, completou.

Importância

O Prontuário Eletrônico é um sistema online e possibilita que o profissional médico, quando atender o paciente no hospital, tenha acesso ao histórico e tratamento de saúde realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS). “É importante ressaltar que o usuário deve levar o cartão SUS para o atendimento fluir melhor, pois se não teremos que pesquisar no cadastro e isso demanda mais tempo, atrasando o atendimento”, informou a gerente de Enfermagem do hospital, Ana Paula Leite.

Na próxima semana, o sistema será implantado no Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, zona Sul de Aracaju.

Foto: Marcelle Cristinne

Leia também