24/10/18 - 05:41:10

Troca de equipe da Prefeitura de Propriá: “Até agora são só especulações”

A repercussão de que o Prefeito Iokanaan Santana estaria pronto para substituir parte de sua equipe de governo, vem sendo tratada como mais uma informação do tipo “Fake News”, ou na tradução literal: “Notícia Falsa”. Ate o momento não procede, disse uma fonte de alto conceito interno da gestão Tempo de Reconstruir.

A traficância – informação sem procedência- vem deixando pessoas que exercem cargos de confiança ou contratados em estado de alerta/atenção desde que surgiu em grupos de redes sociais, nos burburinhos indo à veículos de imprensa local. Nada há de oficial por parte da gestão, alerta mais uma vez a fonte da informação.

O que existe na verdade são meras especulações sobre a “possibilidade” de substituição de parte da equipe. O que mais intriga é que a informação (fake news) pode ter surgido dentro do seio da própria gestão sem a consulta, respeito e autorização da superioridade da administração municipal para tais afirmações. O fato vem sendo apurado […], informou.

O site procurou saber da fonte sobre posicionamento do Prefeito Iokanaan em relação à informação obtendo como resposta o fato de que o prefeito é um homem do silêncio quando se trata de assuntos administrativos e que está debruçado em estudar outras situações futuras que serão publicadas pela Imprensa Oficial do Município. É importante informar que, o Prefeito pode obviamente nomear ou exonerar todos os cargos em regime de comissionado ou contratado a qualquer momento, uma vez que essa prerrogativa lhe pertence enquanto gestor.

Por ultimo a informação de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem orientando diversas prefeituras para o teto com gastos de pessoal na folha de pagamento, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, que versa sobre a imposição do controle dos gastos da União, estados, Distrito Federal e municípios, condicionando-os à capacidade de arrecadação de tributos.

Se por acaso a situação das substituições estejam sendo pensadas para acontecer, ainda não há nada de concreto e não seria nada anormal fora do trâmite administrativo, porém, só deve ser levada em consideração quando for a cabo oficial, “Até agora são só especulações”, disse a fonte.

Por Adeval Marques