Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CELSE QUALIFICA AS MULHERES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Empresa promove cursos exclusivos para público feminino

A Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) investe na capacitação profissional de mulheres, por meio de cursos exclusivos de lixadoras em chapas de aço e tubulações, mecânica montadora, soldadora e eletricista de manutenção. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai formar, ao todo, 90 profissionais.

As participantes são mulheres cadastradas no Centro de Captação de Mão de Obra da empresa, em Barra de Coqueiros, e receberão cerificados de conclusão de curso. “Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação é fundamental para inserção dessas mulheres e para a criação de novas oportunidades de atuação. Desejamos que essa iniciativa tenha impacto real na vida dessas mulheres e que alunas concluam as aulas com sucesso”, afirma o presidente da Celse, Pedro Litsek.

A primeira turma do curso de lixadora teve início em 15 de outubro, com carga horária de 24 horas e duração de seis dias, e ensinou a como utilizar aspectos técnicos e tecnológicos na execução de cortes e preparações de materiais em aço, de acordo com normas e procedimentos técnicos de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente. “Nunca trabalhei fora e vejo esse curso como uma oportunidade de ter uma profissão, de construir uma carreira. Sou muito grata pela chance que estou tendo. Só tenho a agradecer por ter sido selecionada”, diz Kátia Vanessa dos Santos, de 30 anos, aluna do curso de lixadora.

Para Claudijane Santos, de 22 anos, atualmente desempregada, fazer o curso de eletricista de manutenção é uma maneira de buscar boas oportunidades. “Estou muito realizada por ter tido a chance de fazer esse curso, pois não imaginei que um dia poderia ter uma profissão tão importante para o mercado.”

As aulas práticas e teóricas acontecem no Centro de Educação e Tecnologia do Senai, em Aracaju, e preparam as alunas para atuar no setor industrial.

Sobre a Celse

A Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), empresa criada pela brasileira Eletricidade do Brasil (EBRASIL) e a Golar Power (joint-venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), foi fundada em 2015 para a geração e comercialização de energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia termoelétrica a gás. A empresa, instalada no estado de Sergipe em uma área de 130 hectares, no município de Barra dos Coqueiros, terá uma capacidade instalada de 1.551 MW. A CELSE foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, firmando 26 contratos de venda de energia com data de operação comercial em janeiro de 2020.

CELSE –  CDN Comunicação

Leia também