Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ENTRE PROPOSTAS E ESCULACHOS

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Mais um debate hoje entre os dois candidatos ao segundo turno. Pode ser uma cópia do que aconteceu na terça-feira, às 18:30 horas, na TV-Atalaia. Os candidatos Valadares Filho (PSB) e Belivaldo Chagas (PSD) voltam a um confronto tão repetitivo quanto inútil para mudar ou manter o resultado provável do pleito de domingo. Não aconteceu nada de novo para que provoque alguma mudança e o telespectador que tiver paciência para assisti-lo sentirá náuseas.

O governador Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, vai manter a postura de expor projetos e propostas para atender ao que sugere um debate de plano de Governo. Além de admitir erros de administrações anteriores e não concordar com ele, mostrará análises para solução rápida de problemas que afetam um Estado em dificuldade e que, como todos os demais, foi atingido pela crise econômica que ainda dificulta por em ordem tudo o que depende dos recursos federais.

Administrar o menor Estado do Nordeste em época de crise incontrolável não é tarefa fácil para nenhum gestor…

O deputado federal Valadares Filho manterá as provocações naturais de quem se sente com a difícil missão de superar o adversário – em termos de diferenças avaliadas por pesquisas – para chegar ao pódio e ganhar o pleito. Manterá o chavão de que o Governo é de “Jackson/Belivaldo”, com o apoio de André Moura (PSC). Fará relato de alguns poucos projetos de Governo, mas vai insistir que a gestão “foi muito ruim para o Estado”, e que só ele tem a solução.

O pessoal do marketing de Valadares acredita que esse discurso vai levantar sua campanha e dar-lhe força para a ultrapassagem na última volta do circuito. Na opinião de políticos experientes esse não é o estilo que mude o quadro, porque o bate-boca não resolve problemas e deixa em dúvida a capacidade dos que tagarelam mais do que agem e podem até antecipar a queda livre.

Entre propostos e esculachos, a sociedade fica com as primeiras…

VALADARES MANTÉM ESTILO

Valadares Filho, que disputa o Governo em segundo turno com Belivaldo Chagas, não vai mudar seu estilo no debate de hoje à noite na TV-Sergipe.

– Serei propositivo e farei comparativos entre o meu projeto e o de Belivaldo.

AINDA MOSTRA ALIADOS

Valadares Filho vai continuar batendo na mesma tecla e lembrar sempre o Governo de Jackson/Belivaldo, acrescentando a presença do deputado André Moura.

Acha que isso pode promover a mudança.

MOSTRA-SE DISPOSTO

Valadares Filho diz que está disposto, em campanha e que “caminha para a virada” no pleito de domingo, faltando apenas três dias para que isso se concretize.

Hoje, Valadares não ameniza o tom e talvez seja essa a sua perspectiva.

BELIVALDO LAMENTA

O governador Belivaldo Chagas lamenta que Valadares tenha optado pelos ataques sem sentido, ao invés de apresentar projetos para avaliação dos dois programas.

Valadares está ofensivo e age em clima de absoluto desespero.

OPINIÃO DO ELEITOR

Em conversa, ontem, durante café da manhã, a opinião da maioria era de que Valadares não vai conseguir objetivos ao tentar misturar o Governo de JB com o de Belivaldo.

O governador vem mostrando mais equilíbrio e domínio da situação.

MOMENTO DE DOÇURA

Mas nem tudo foi tão ríspido no debate, houve momentos de candura. Mas só no final, quando Valadares Filho e Belivaldo se cumprimentaram fora das câmeras.

Aperto de mão e algumas palavras que mantiveram a civilidade.

SOBRE CÁLCULOS

Cálculos da área de marketing dos dois candidatos mostram números bem diferentes: Belivaldo tem dados que o distanciam do adversário quase o dobro.

Valadares diz que está próximo de uma “virada”.

FALTA DE GRANA

Percebe-se um movimento moderado na campanha eleitoral deste segundo turno. Razão: falta grana para manter o ritmo nestes últimos dois dias.

Aliás, já vem assim desde o início do segundo turno.

EDUARDO E COERÊNCIA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) está em Brasília e não participa do segundo turno em Sergipe: “para muita gente coerência não tem valor, mas para mim tem”.

– Preferi ficar quieto, não apoio nem um e nem outro.

SOBRE JAIR BOLSONARO

Eduardo Amorim recebeu telefonema do presidenciável Jair Bolsonaro lhe pedindo apoio. Terá. Tanto que Eduardo tem trabalhado para conseguir votos para ele.

O senador tem conversado com o presidente nacional do PSL, Waldir Soares.

EMÍLIA E PREFEITURA

Pelo que está falando, sobre incentivos para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2020, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) será candidata sim à sucessão de Belivaldo Chagas.

Ela faz o jogo político de que não é hora de pensar nisso.

POR COLÉGIO MILITAR

Deputado Capitão Samuel diz que vai lutar para que Belivaldo Chagas autorize, em janeiro, um colégio militar público gratuito na antiga escola normal.

Fala com a convicção de eleição decidida.

O ATAQUE NO FINAL

Um aliado de Valadares disse ontem que ele vai continuar com o discurso que envolve Jackson e André no Governo: “não há outro fato para mexer com o eleitorado”.

– Esse jargão é um dos poucos que ainda pode mudar alguma coisa, disse.

DESMENTIDO DE NOTA

A Veja desmentiu nota publicada na coluna Radar, mas não informou como a notícia chegou ao colunista, o que faz muito bem. A preservação da fonte é sagrada…

Menos quando a informação se constata mentirosa.

PESSOAL DE GUSTINHO

Apesar do deputado federal eleito Gustinho Ribeiro (SD) liberar o pessoal para votar em quem quiser no segundo turno, aliados seus já mostram apoio a Valadares Filho.

Mesmo assim a campanha em Lagarto ainda está morna.

CONVERSA COM CABO ZÉ

Gustinho Ribeiro está conversando com o ex-prefeito Cabo Zé, seu tio e adversário político. Estão se entendendo bem desde sua eleição a Federal.

Os dois também conversam sobre a radio Eldorado.

VALMIR COM BELIVALDO

Já o prefeito Valmir Monteiro (PSC), depois de reunião com Rogério Carvalho, pediu ao seu grupo que apoiasse Belivaldo Chagas no segundo turno.

Valmir faz campanha discreta…

QUER VETAR ESCOLHA

Segundo Eliane Aquino, “um controle de natalidade rígido se faz necessário para que você possa pensar numa diminuição do índice de violência”.

– Jair Bolsonaro quer vetar a escolha de ter filhos, disse.

Notas

Imagens de sexo grupal – A campanha do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, apresentou à Justiça Eleitoral ontem um pedido de investigação sobre vídeos apócrifos que circulam nas redes sociais, desde terça-feira, com imagens de sexo grupal simulando a participação do tucano.

0x0

Edvaldo nas ruas – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira tem ido às ruas de Aracaju todos os dias pedindo voto para a reeleição do governador Belivaldo Chagas. O prefeito diz que sabe que da competência e seriedade do candidato! Ontem, em carreata, Edvaldo e Belivaldo estiveram nas ruas do Bugio.

0x0

Suásticas em excesso – André Rizek diz que vários jornalistas alertaram para o quão estranho era, de repente, surgirem suásticas Brasil afora. Foram muito bem na desconfiança (básico da profissão). Mea culpa é tema das eleições: reflexão para pessoas que, como eu, não imaginaram que alguém poderia simular algo tão grave.

0x0

Sem nenhuma reserva – A promotora de Justiça Maria Eugênia Déda respondeu a André Rizek: “Vocês jornalistas compraram essa história sem nenhuma reserva. Foram categóricos. Não só informaram o fato, como de imediato julgaram o mesmo, contribuindo para um clima de pânico. Inaceitável” (sic).

0x0

Liderar uma nação – Mendonça Prado (DEM) disse ontem que o PT confunde porte de arma com posse de arma. Por essa razão, não pode governar o país.  Quem desconhece e não distingue o básico não pode liderar uma nação. Isso é resultado de uma maldade ou de total incompetência. As duas coisas reprovam os vermelhos.

0x0

Haddad no Nordeste – Assim como fez no primeiro turno, Haddad escolheu intensificar campanha no Nordeste na reta final da eleição, única região em que teve votação superior ao concorrente, Jair Bolsonaro (PSL). O petista visita Recife (PE) hoje e amanhã irá a João Pessoa (PB) pela manhã, e, à tarde, fará um ato em Salvador (BA).

Conversando

Está quente – A campanha esquenta em Sergipe nesta reta final, principalmente nas redes sociais com divulgação de áudios e vídeos.

Vai circular – Até sábado pela manhã ainda vai circular muitas mensagens na Internet para atingir as candidaturas adversárias. Preparem-se…

Caso de falhas – As urnas eleitorais começam a ser revisadas e testadas para o segundo turno, com um esquema de assistência imediata em caso de falhas.

Nova pesquisa – Está marcada para sábado uma nova pesquisa do Ibope para segundo turno. Mas não vai influenciar na mudança do resultado.

Em campanha – O deputado federal reeleito João Daniel (PT) está em campanha pelo interior para Haddad e Belivaldo Chagas.

De Fred Navarro – “Quando a maioria vota no meu candidato estamos claramente numa democracia. Mas se vota em outro estaremos obviamente no fascismo”.

Redes sociais – O TSE faz apelo: Denúncias em redes sociais comprometem a veracidade das informações. Registre oficialmente a sua ocorrência.

Por Haddad – Ana Lúcia (PT) diz que tem clima de virada. Mais um dia de muita ação política para conquistar votos em favor da liberdade e democracia.

Posição neutra – Eduardo Amorim está em Brasília, mas retorna a Sergipe para a votação. Mantém sua posição de neutralidade no pleito.

 

 

 

Leia também