Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Jeferson Passos apresenta números do município no segundo quadrimestre

7

por Maíra Andrade

Na tarde de quarta-feira, 24, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou mais uma Audiência Pública, desta vez, para recebimento do balancete financeiro do município, referente ao segundo quadrimestre do ano. A audiência foi presidida pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Casa Legislativa e apresentação do secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos.

O secretário destacou na sua fala que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS continuaram neste segundo quadrimestre sendo as grandes fontes de receita do município. Além disso o secretário apontou como pontos de destaque a redução do endividamento do município, além da melhora considerável dos investimentos na cidade. “Conseguimos elevar os índices dos investimentos, principalmente se comparado ao ano de 2016”, informou Jeferson Passos.

De acordo com o secretário, com a melhora do nível de endividamento, já iniciaram a busca de investidores financeiros, com interesse em financiar investimentos em Aracaju. Mas, segundo o gestor, é necessário estruturar os projetos para que quando for fazer esses investimentos, eles estejam dentro da capacidade de financiamento e endividamento do município, sem comprometer todo o trabalho de regularização das contas que tem sido feito até então.

Ponto importante também da apresentação, foi a melhora dos números da previdência municipal. Mas o secretário afirmou que esse aumento não se deu pelo aumento de receita decorrente da contribuição do servidor, mas sim, da decisão do executivo de, via Legislação, explicitar uma contribuição patronal maior.

Questionado pelos vereadores e presentes sobre a segurança do pagamento em dia dos servidores municipais, o secretário assegurou que esta é uma meta do prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo ele é necessário zelar de forma responsável pela perenidade da previdência e garantir os pagamentos dos aposentados e pensionistas, e isto tem sido perseguido pelo executivo municipal. Passos ressaltou ainda que só assim pode se ter as condições financeiras ideais para que não só o salário continue em dia, mas também seja possível conceder um aumento aos servidores com responsabilidade.

O vereador Thiaguinho Batalha agradeceu ao secretário pela disposição e pela apresentação. “Ficamos felizes por ver que as contas municipais estão sendo tratadas de forma séria pelo executivo, e tenho certeza que a cada vez mais teremos mais pontos positivos nesses números”, avaliou o vereador.

Já o vereador Vinícius Porto, líder do prefeito na Câmara, afirmou que fica muito satisfeito em receber estes resultados e ver que a gestão financeira do município tem sido feita com cada vez mais responsabilidade e compromisso. “Fico feliz em ver que a Prefeitura tem seguido os índices de responsabilidade fiscal, hoje inclusive, recebemos os índices da saúde, e assim como o que foi apresentado agora, vemos que as coisas estão realmente se encaminhando bem na gestão do nosso município”, completou.

Por fim, o vereador Fábio Meireles, também expressou seu contentamento com os números apresentados, mas aproveitou a oportunidade para questionar o secretário sobre qual o impacto que haveria caso fosse concedido um aumento para todos os servidores municipais. Respondendo ao questionamento do vereador, o secretário informou que nos últimos doze meses a despesa total com pessoal ultrapassou um bilhão de reais, e observou que a cada um por cento de aumento, o impacto seria de 10 milhões.

Foto Heribaldo Martins

Leia também