25/10/18 - 14:41:11

Vinícius Porto destaca política transformadora nas escolas públicas de Aracaju

por Íris Valéria

O prefeito, Edvaldo Nogueira dá mais um passo significativo para a melhoria e evolução da Educação na capital sergipana, diante de políticas públicas transformadoras, a exemplo do projeto que deve implantar o cabeamento de fibra ótica nas 74 unidades de ensino de Aracaju, além de prédios administrativos. É o que destaca o vereador, Vinícius Porto ao ressaltar a importância do investimento para o desenvolvimento de toda comunidade escolar: pais, alunos e corpo docente.

“A iniciativa assegura, acima de tudo, a inclusão social de milhares de alunos. Trata-se de um grande esforço da administração pública municipal no sentido de investir em uma área que promove o acesso de forma rápida à informação e ao conhecimento global. Através da fibra óptica será possível a acessibilidade ao sistema acadêmico e, futuramente, diário eletrônico, intranet, contas de e-mail, armazenamento de arquivo, além de garantir, com alto desempenho, acesso a conteúdo educativo, cultural, profissionalizante e recreativo, de forma integrada. Os benefícios são muitos”, comemora Vinícius.

O parlamentar ressalta que a realização do cabeamento está sendo possível em virtude de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE), que prevê o compartilhamento de fibra ótica. O vereador explica que o TJ já dispõe de um anel ótico que mede cerca de 60 km; por sua vez, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação entrará com mais 35 km, que é a complementação necessária para levar essa infovia de comunicação às unidades escolares.

De acordo com o cronograma, 41 escolas devem ser adaptadas inicialmente. As outras 33 – e demais instalações – serão atendidas na segunda fase.

Foto: Gilton Rosas