Aracaju, 29 de março de 2024

Muita calma nessa hora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As eleições deste domingo serão fundamentais para o futuro do Brasil. Os brasileiros chegam no 2º turno divididos entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Os torcedores do petista acusam o capitão da reserva de ser fascista, homofóbico, racista e outras cositas más. Já os bolsonaristas dizem que o PT patrocinou a corrupção e é responsável pela grave crise econômica. Vê-se, portanto, que estamos diante de uma encruzilhada. A depender dos votos da maioria, o Brasil continuará respirando ares democráticos ou regredirá no tempo. Ha eleitor que não acredita nisso, porém o voto dele pode levar o país a uma sangrenta guerra civil, porta de entrada para o escuro calabouço das ditaduras militares. Portanto, deixe as paixões de lado e pense bem na hora de votar. Muita calma nessa hora para depois não chorar o leite derramado!

Só pensam neles

Boa parte dos políticos envolvidos nas campanhas dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) está preocupada mesmo é com o próprio umbigo. Os petistas que perderam as eleições estaduais sonham com um bom cargo federal se o aliado for eleito presidente. Por sua vez, os aliados de Bolsonaro que foram derrotados no 1º turno querem uma boquinha no possível governo do capitão. Portanto, não se iludam: os cabos eleitorais de Haddad e Bolsonaro querem mesmo é se arrumar. Homem, vôte!

Viúvas de Amorim

A derrota ainda no 1º turno do candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) abalou muitas lideranças que o apoiavam. O fracasso eleitoral do tucano ainda está engasgado na garganta daqueles que já se preparavam para ocupar cargos no governo, em 2019. Aliás, durante a campanha, alguns amorinistas chegaram a declarar que não suportariam continuar na oposição por mais quatro anos. Ainda bem que o choro é livre!

Zero, zero!

Embora não se fale dele na propaganda eleitoral, o voto nulo expressa a insatisfação do eleitor com as falsas promessas dos candidatos. Também é visto como uma resposta contra a obrigatoriedade de votar. Ora, se o voto é um direito, ninguém deveria ser forçado a exercê-lo! Portanto, quem pretende dizer não ao que está aí, ao chegar diante urna eletrônica deve digitar zero, zero e confirmar. No 1º turno das eleições em Sergipe 228.303 (17,84%) dos eleitores votaram nulo. É muita gente!

Abaixo o preconceito

E quem esteve, ontem, em Aracaju foi a ex-atleta Lais Souza. A ex-ginasta confessou que o preconceito lhe tira do sério: “Para mim, é uma carga muito grande, pois sou mulher, cadeirante e casada com outra mulher”. Lais veio proferir palestra motivacional na 1ª Semana de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sergipe. Sobre o grave acidente que a deixou numa cadeira de rodas, a ex-atleta revelou que tem conseguido superar o trauma, principalmente graças às histórias que ouve pelo Brasil afora: “Isso me motiva a continuar ajudando as outras pessoas”. Legal!

Bico calado

E o candidato a governador Valadares Filho (PSB) foi proibido de usar o horário eleitoral no rádio e na televisão. Por entender que a campanha dele abusou de fake news, a Justiça Eleitoral proibiu a veiculação de todas as inserções de Vavazinho programadas para esta sexta-feira. Não fosse isso, o governador e candidato a reeleição Belivaldo Chagas (PSD) ainda vai usar dois minutos do tempo de Valadares para se defender das falsas acusações. Marminino!

Torra nos cobres

Este governo temerário está autorizando a torrar nos cobres 12 aeroportos administrador pela Infraero. O terminal de Aracaju está na relação dos que serão entregues de mão beijada à iniciativa privada. Pelo projeto, quem conseguir a concessão dos 12 aeroportos terá 30 anos para explorá-los comercialmente. É negócio de pai pra filho. Êta Brasilzão sem jeito!

Caixa no mercado

Boa notícia para os feirantes e frequentadores dos mercados centrais de Aracaju: a Caixa Econômica Federal vai instalar o serviço do banco 24 horas no mercado Maria Virgínia Leite Franco. A garantia foi dada ao vereador Jason Neto (PDT) pelo superintendente da CEF em Sergipe, Marco Antônio Queiroz. Também foi o pedetista quem conseguiu que o Banese instalasse um posto naquele centro comercial. Que bom!

Certeza da vitória

E o candidato a governador Valadares Filho (PSB) está convicto da vitória nas urnas. Tanto isso é verdade que já começou a anunciar o secretariado. Segundo ele, a delegada Danielle Garcia será a futura secretária da Segurança Pública. A certeza que vencerá as eleições é tanta que Vavazinho promete ir ao Palácio do Governo já na próxima segunda-feira, pois pretende começar logo o processo de transição. Então, tá!

Fim do blá-blá-blá

A dois dias do segundo turno das eleições, termina hoje a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Carro de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda está permitido até amanhã, véspera da votação, entre as 8h e às 22h. Que tenhamos um 2º turno tranquilo.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 22 de março de 1958.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também