Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

UM DEBATE FORA DO SCRIPT

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O Ultimo debate realizado ontem pela TV-Sergipe, trouxe apenas uma novidade: a nomeação prematura da delegada Danielle Garcia para a Secretaria da Segurança Pública, caso o deputado Valadares Filho seja eleito. Pronto! No restante foi a cansativa provocação do próprio Valadares com o objetivo de desestruturar Belivaldo Chagas, que se manteve sereno, embora em poucos momentos tenha demonstrado impaciência.

Um fato que pareceu fora do script: Valadares, no primeiro bloco, não pôs o nome de Jackson ao lado de Belivaldo. Até parecia que estava seguindo orientação do marketing, que constatou a ineficiência do carimbo diante de resultados captados pelo debate anterior. Mas, no segundo bloco, ele optou por colar Jackson a Belivaldo e se fez clichê para o carimbo de pouco êxito em sua atuação, sempre em tom de visível irritação e sem entrar nos tais programas de Governo que a TV-Sergipe propunha.

O próprio Belivaldo não foi tão propositivo quanto no debate anterior. É que o adversário não dava chances para isso. Teve que revelar um envolvimento direto num processo que a Polícia Federal fez na Secretaria da Educação, ainda no Governo Déda, quando o então vice era o titular. Não foi bom para o deputado, porque se tratava de pessoa estreitamente ligada a seus familiares.

Foi um debate mais impulsivo. Valadares tem ânsia na ultrapassagem e Belivaldo fica na tranquilidade de quem está firme na dianteira. O nome de Jackson foi citado 12 vezes por Valadares, mas o da sua vice, deputada Silvia Fontes (PDT), nenhuma. Não foi um bom confronto e o cenário permanece o mesmo e sem expectativa de mudança exatamente pela falta daquilo que o eleitor mais buscava: plano de Governo.

A insistência do combate à corrupção não revelada, o pagamento do salário dentro do mês já em janeiro e a tentativa de fundir o Governo de Belivaldo com o de Jackson, além de empurrar André Moura no bolo, tornaram enfadonhas e incrédula a fala do parlamentar.

A TV-Sergipe também errou ao propor perguntas já debatidas nos temas livres pelos candidatos. Enfim: o debate aconteceu mas não acrescentou absolutamente nada.

SOBRE PLEITO DE DOMINGO

O assunto no Estado passou a ser as eleições de domingo que vão decidir o governador e o presidente. Sergipe mantém uma leve preferência por Fernando Haddad.

Embora o bloco de Bolsonaro esteja mais animado.

DISPUTA PELO GOVERNO

Para o Governo do Estado o cenário mostra que Belivaldo Chagas manterá a diferença do primeiro turno e deve reeleger-se, embora as urnas ainda não tenham falado.

Valadares mantém a ‘onda da virada’ na última curva para entrar na reta final.

MELHORA NA REGIÃO

Valadares Filho diz que reduziu a diferença na grande Aracaju e anuncia que ganha na Capital e em algumas cidades do interior, principalmente região Sul.

Mas reconhece que perde em Simão Dias.

DIA DE PREPARAÇÃO

Os dois candidatos ao Governo dedicaram parte do dia de ontem preparando alguma estratégia para o debate e sendo orientados para se saírem melhor.

Os dois não mudarão os seus estilos: um atacando e outro propondo.

VALMIR BEM TRISTE

Prefeito Valmir de Francisquinho (PR), de Itabaiana, se mantém visitando comunidades, mas demonstra que está triste com a situação do filho, que pode perder o mandato.

Valmir, entretanto, está confiante no advogado Fabiano Feitosa.

RANÇO PAROQUIAL

Valmir de Francisquinho ainda mantém o “ranço paroquial” de desavenças, mesmo que ainda precise andar muito para ser um líder que decide com coerência.

Tem tino administrativo, mas não tem a paciência de quem comanda.

GUSTINHO NEUTRO

O deputado Gustinho Ribeiro (SD) confirmou que está neutro nas eleições a governador neste segundo turno, mas se colocará à disposição daquele que for eleito.

Gustinho quer ajudar o Estado e ter independência de cobrar e criticar.

JAIRO NA TORCIDA

Deputado não reeleito Jairo de Glória (PRB) está na torcida. Se Talysson Costa for condenado em última instância e contabilizar os votos, Jairo se reelege.

Caso os votos sejam anulados será diferente.

SERTÃO E CARREATA

Sai hoje de Porto da Folha uma carreata prol Bolsonaro que vai circular cidades de todo sertão: “a população está se manifestando espontaneamente”, disse um líder da região.

– Na realidade o povo vota contra o PT porque passou a ter medo do partido.

TUDO EM SILÊNCIO

Segundo a mesma fonte, “antes a gente via mobilização de petistas hasteando bandeiras vermelhas. Hoje é o povo contra o PT com bandeiras do Brasil”.

– Bolsonaro só perde em Glória e Poço Redondo, calculou.

PREVISÕES PARA 2022

Análise sobre os próximos anos é de que o senador Rogério Carvalho (PT) vai disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022 e começa a se preparar para isso.

Atualmente, Rogério já tem influência política em alguns municípios.

SURGE UM OUTRO NOME

Edvaldo Nogueira também é outro nome que vai à disputa em 2022 pelo Governo, depois de tentar se reeleger à Prefeitura de Aracaju em 2020.

PT e PCdoB deixarão de cruzar o mesmo caminho.

ELEIÇÃO MUITO CALMA

O deputado federal eleito Bosco Costa acha que a eleição neste segundo turno está muito calma e poucos se manifestam nas cidades do interior e Capital.

– O povo está totalmente desmotivado, disse.

BAIXARIA É GRANDE

Bosco Costa diz que tanto nas eleições estaduais quanto na federal se percebeu uma baixaria muito grande, o que não ajuda em nada nem ao Estado e nem ao País.

A sociedade prefere analisar propostas e não agressões.

MARCIO ACOMPANHA

Como vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo está acompanhando a visita de Fernando Haddad, presidenciável do partido, ao Nordeste.

Ontem esteve em Recife, João Pessoa e Salvador.

COMO FICA SERGIPE

Um observador da política sergipana sugere que depois das eleições em segundo turno, os analistas dessa área comecem a estudar como ficará Sergipe “de agora em diante”.

Lembra que Eduardo Amorim, Jackson Barreto e Valadares já estão fora.

COMO SERÁ QUE FICA?

É preciso analisar bem os novos grupos, agora sob liderança de Belivaldo Chagas, Valadares Filho, Rogério Carvalho, Edvaldo Nogueira e o próprio Alessandro Vieira.

É que novos rumos serão traçados…

SOB NOVA DIREÇÃO

O semanário Cinform está sob nova direção, depois de adquirido pela empresa Soffitel. O ex-diretor comercial do jornal, Elenaldo Santana, assume a direção geral.

O editor geral passou a ser Edvar Caetano.

Notas

Haddad está com Renan – Segundo o Word News, no Nordeste, o presidenciável Fernando Haddad (PT) faz discurso e diz que vai por fim a corrupção, tendo ao lado no palanque o senador Renan Calheiros. E sugere: “Podem rir a piada é essa”. O Word News é um site de humor e paródia.

0x0

Toma lá dá cá – Favorito na corrida presidencial, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), sustenta a promessa de implantar uma nova forma de fazer política e fugir do chamado “toma lá dá cá” para construir sua base, mas tem dado indicações nos últimos dias que pode recorrer à oferta de cargos para aliados de partidos, como o DEM.

0x0

Crédito na Caixa – A Caixa Econômica Federal anunciou um pacote de produtos e serviços com o objetivo de facilitar o pagamento de despesas das empresas. O crédito já está disponível em todas as agências da Caixa e pode ser usado para pagar inclusive o 13º salário dos empregados.

0x0                                                               Prisão domiciliar a detentas – Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, concede prisão domiciliar a presas preventivas por envolvimento com tráfico de drogas com filhos de até 12 anos ou grávidas. Também autorizou a pena alternativa para uma mulher nesta situação (gravidez/filho) que foi condenada em segunda instância.

0x0

Uso de urnas eletrônicas – A Justiça Eleitoral anunciou medidas para tentar passar maior sensação de segurança em relação ao uso das urnas eletrônicas, mas alterou o procedimento que deverá ser adotado caso um cidadão relate um problema ou uma suspeita de fraude no momento da votação, registra o Valor.

0x0

Perfis influenciam – A FGV Dapp (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas) divulgou estudo ontem que mostra que grupo de perfis estrangeiros no Twitter fizeram publicações para influenciar o debate eleitoral brasileiro. Segundo o estudo, as mensagens envolviam o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), Lula e notícias falsas sobre pedofilia.

Conversando

Alma envenenada – Clóvis Silveira diz que existe gente que se pudesse comer suas próprias palavras, com certeza sua alma seria envenenada!

Lembra Churchill – Clovis Barbosa lembra Winston Churchill: “A democracia não é uma prostituta a ser apanhada na rua por um homem armado com metralhadora”.

Em Brasília – O senador eleito Alessandro Vieira (Rede) tem passado maior tempo em Brasília e trata sobre a organização de um novo gabinete.

Pelos cantores – Vereadores de Aracaju começam a cobrar de Edvaldo Nogueira o pagamento dos cachês de cantores do Estado que fizeram show no São João.

Por Haddad – Rogério Carvalho fez carreata ontem em Aracaju, mas também esteve em cidades do interior fazendo campanha para Haddad.

Com Dilson – Rogério também esteve em Tobias Barreto onde conversou com o ex-prefeito Dilson de Agripino e pessoas do grupo.

Não tratou – O deputado federal eleito Gustinho Ribeiro (SD) disse que ainda não tratou com Cabo Zé sobre a rádio Eldorado.

Mandar recursos – A direção nacional do PSB ficou de mandar recursos para ajudar na campanha de Valadares Filho, mas até ontem não havia chegado.

Bancada federal – Terça-feira a bancada federal de Sergipe se reúne em Brasília para tratar sobre emendas do orçamento, no gabinete da senadora Maria do Carmo.

 

 

 

 

 

Leia também