27/10/18 - 08:49:05

ALESE CONCLUI A 10ª EDIÇÃO DO PROJETO PARLAMENTAR POR 1 DIA

Com as galerias tomadas por estudantes de escolas do interior do Estado, a Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Escola do Legislativo, promoveu na tarde dessa quinta-feira (25), no plenário da Casa, a 10ª edição do projeto “Parlamentar por um Dia”, ação que conta com o apoio incondicional da Mesa Diretora, em especial do presidente e deputado Luciano Bispo (MDB). Desde a terça-feira (23) que os alunos estão sendo orientados por profissionais da Alese sobre a apresentação, eleição, aprendizados do trabalho legislativo, além da promoção do debate e apreciação de projetos na sessão plenária.

O objetivo do projeto é  possibilitar aos alunos do ensino médio de escolas públicas pertencentes aos municípios de Sergipe a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar no Poder Legislativo, onde os estudantes tomam posse e atuam como parlamentares. Nessa edição foram selecionados os Colégios Professor João Costa (Aracaju); Manoel Bomfim (Arauá); Estadual Dr Jesse Trindade (Ilha das Flores), Edélzio Vieira de Melo (Capela), João de Oliveira (Poço Verde) e Pedro Alves de Souza (Porto da Folha).

Para o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, é preciso reconhecer o esforço de todos os servidores da Alese para o sucesso de mais uma edição do Projeto. Ele avaliou como exitosa essa 10ª edição do projeto. “Quero parabenizar a todos através da diretora da Escola, Carol Hagenbeck, e do coordenador do projeto, Humberto Oliveira. Pessoas que se dedicaram esses dias coordenando esses alunos, que vieram para cá aprender um pouco mais de cidadania e sobre a importância da política para seus municípios e para o Estado. Vão levar para seus pais e amigos informações sobre o trabalho da Alese e como a nossa Casa trabalha para o povo”.

Já a deputada Goretti Reis (MDB) disse que esta é uma oportunidade para a Assembleia estimular os estudantes “a conhecerem o regimento interno e a atuação dos deputados estaduais, além de envolver o jovem com o papel social da Alese e sobre a importância da política para a sociedade. Quem sabe se no futuro esses jovens não estão assumindo posições de Poder aqui na Casa”.

Carol Hagenbeck

Para a diretora da Escola, Carol Hagenbeck, a iniciativa do projeto “Parlamentar por um Dia” é importante porque “ele estimula os estudantes das escolas envolvidas sobre o que representa a cidadania, sobre o real funcionamento da Assembleia Legislativa, da Casa do povo, porque muitas pessoas têm uma visão distorcida da atuação parlamentar. A Escola, como um todo, sente-se orgulha por chegarmos à 10ª edição deste projeto e agradecemos a parceria e o empenho do presidente da Casa, deputado Luciano Bispo”, pontuou.

Humberto Oliveira

Por sua vez, o coordenador do projeto, Humberto Oliveira, fez uma avaliação positiva da 10ª edição do “Parlamentar por um Dia”. Segundo ele o desenvolvimento dos alunos foi excelente e o objetivo foi atender as demandas de suas comunidades e da classe estudantil, onde eles se mostraram preocupados com a Educação, o Meio Ambiente, em alertar o Estado.

“Estou muito feliz porque esse é um trabalho que a gente vem preservando, estimulando esses jovens no exercício pleno da cidadania. Não é fácil passar para eles porque muitas vezes a juventude não está preparada para determinados debates. Felizmente eles percebem que a coisa é séria e que os resultados estão aparecendo. Tenho que reconhecer o empenho e o compromisso do deputado Luciano Bispo em abraçar este tipo de projeto de cidadania”, destacou.

Roberto Bispo

Já o diretor geral da Alese, Roberto Bispo, avalia que a Casa está em sintonia com o desejo da sociedade quando estimula a juventude a buscar cidadania. “As urnas no último dia 7 mostraram que o povo quer renovação na política do nosso País e nós estamos dando nossa contribuição trazendo esses jovens para conhecerem o parlamento, para que tenham gosto pela política, porque eles vão representar o nosso futuro. É um projeto muito bonito, eles foram coordenados esses dias e participaram de vários cursos e certamente vão sair bem maiores em conhecimento de quando chegaram aqui”.

Abertura dos trabalhos

Durante a sessão preparatória da 10ª legislatura, na tarde dessa quinta-feira, o presidente da 9ª edição do projeto “Parlamentar por um Dia”, José Leondes de Menezes, emocionou-se ao externar sua gratidão ao Poder Legislativo pela oportunidade, após convidar os 24 novos deputados a prestarem o compromisso regimental, falou de sua satisfação e do aprendizado. “A partir deste projeto me apaixonei pela política. Ele despertou em mim o desejo de fazer o bem às pessoas, de fazer a diferença. Hoje temos uma instituição voltada para a promoção de saúde e de educação, de atendimento ao povo em geral e desejo que os futuros deputados sigam o nosso exemplo”.

Em seguida, coube ao jovem deputado Antônio Francisco assumir a presidência e empossar os demais membros da Mesa Diretora. Daí em diante foi aberta a primeira sessão ordinária da 10ª Legislatura com uma série de pronunciamentos feitos na tribuna da Assembleia e, em seguida, foram apresentadas e aprovadas, no expediente, várias indicações, requerimentos, projetos de lei e de resolução, além de duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs). Antes do término dos trabalhos foram sorteados quatro deputados-estudantes e um professor para viajarem à Brasília (DF) com o intuito de ampliarem seus conhecimentos, agora no Congresso Nacional.

Por Habacuque Villacorte

Foto: César de Oliveira