Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CAUSAS E EFEITOS DE UMA DERROTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não precisa ir longe para encontrar os equívocos cometidos pela campanha do deputado federal Valadares Filho (PSB) e fazer um diagnóstico das razões que o levaram a    derrota nas eleições em segundo turno. Ficou tudo muito às claras. Talvez no grupo alguém tenha alertado para o risco de levar ao eleitorado um discurso fora dos padrões de sua própria personalidade.

Valadares Filho sempre foi um político cordial, de estilo conciliador e sem apelar para a radicalização. Mas chegou irreconhecível já no primeiro programa de radio e TV. Um político revoltado, transtornado, severo e sempre denunciando uma corrupção que não se percebia a olho nu. Além da prática exagerada de notícias falsas na internet. Claro que a nova estratégia de marketing exigia isso, mas esses tipos de atos e ações não casavam bem com o estilo Valadares de ser.

Um homem de marketing que ele trouxe de São Paulo, membro da equipe do candidato derrotado a presidente da República Henrique Meirelles, que não melhorou em nada a imagem do presidenciável, resolveu por pimenta na campanha de Valadares em Sergipe e se deu mal. Percebia-se que a coisa não ia bem já no primeiro debate da TV-Atalaia, quando ao invés de sugerir propostas vomitou ódio.

Foi tudo muito ruim, inclusive a presença meteórica do delegado Alessandro Vieira, senador eleito pela Rede, que declarou apoio ao deputado, deu um toque na corrupção, mas antes conversou com o próprio Belivaldo. Esse tom severo de que um “Sergipe corrupto” daria vez a um “estado puro”, que reduziria o número de secretarias, pagaria o servidor público dentro do mês já em janeiro, além de demitir todos os CCs, não passou segurança e talvez tenha sido uma das causas da derrota.

Um dos erros considerados graves: insistir na repetição de que o Governo era de Jackson e Belivaldo, incluindo no final André Moura, como se todos só praticassem o mau e “corrompiam” o Estado. Isso funcionou como um zumbido intermitente de abelha nos ouvidos de cada eleitor. O marketing acreditava, mas o eleitor reprovava.

Não caberia nenhum tom de arrogância para tentar a ultrapassagem neste segundo turno, porque o adversário mantinha uma linha pacífica, respeitosa e propositiva, anunciando o que realmente poderia fazer e conquistando eleitores que votaram em outros nomes no segundo turno. A presença de Eliane Aquino (PT) sempre ao seu lado passou harmonia entre eles e o resultado final já era previsto, mas não com tamanha diferença.

Agora é aceitar e repensar um novo projeto que possa influenciar na estrutura política, como sendo um bloco de oposição, que já tem o deputado André Moura com esse mesmo objetivo, mas sempre disposto a ajudar Sergipe sem ódio ou preconceito político-partidário.

MESMO CENÁRIO

O debate promovido na quinta-feira pela TV-Sergipe não mudou em nada o cenário das eleições que acontecem amanhã, em que se decide o governador do Estado.

Até mesmo aliados de Valadares admitem que Belivaldo mantém sua posição.

APENAS COMO ALÍVIO

Um político sem mandato, que também orienta a campanha de Valadares, se mostrou muito animado e disse a um ex-deputado: “a gente perde, mas por diferença menor”.

O ex-deputado perguntou: “quê diferença faz?”

APENAS PEGADINHA

Esses debates terminam sendo uma espécie de “tira tesão”. Transformaram-se em ‘pegadinhas’ e servem para fortalecer esculachos e mentiras.

As perguntas servem para “levantar a bola” e castigar nas réplicas.

UM BOM SONÍFERO

Ex-deputado José Carlos Machado (PPS), perguntado se havia gostado do debate na TV, respondeu: “para mim foi um ótimo sonífero”.

– Dormi nos primeiros 15 minutos do programa, disse.

VALADARES REAPARECE

O senador Valadares (PSB) retornou ao twitter ontem depois de ter se recolhido após o resultado do pleito em primeiro turno: tenta dar fôlego a Valadares Filho.

Nas redes sociais bate no adversário Belivaldo Chagas.

TAMBÉM EM SIMÃO DIAS

Valadares também viajou a Simão Dias e foi entrevistado em programa de rádio. Também aproveitou para tentar desqualificar o candidato à reeleição.

Valadares retornou de língua afiada.

PROVOCA CAMINHADA

Ontem à tarde foi a vez de Belivaldo Chagas ir a Simão Dias fazer uma caminhada e usou o microfone para rebater tudo que o senador Valadares disse via rádio.

Belivaldo venceu as eleições em Simão Dias.

VALADARES E MÉDICOS

O candidato a governador Valadares Filho (PSB) teve almoço descontraído com alguns profissionais da saúde e garantiu que na sua gestão eles terão voz e voto.

Durante o almoço levantaram as demandas e analisaram propostas juntos.

ANDRÉ DÁ ENTREVISTA

Em entrevistas a emissoras de rádio de Sergipe, o deputado André Moura disse que o seu colega Valadares Filho “é um pau mandado do pai e que não decide nada”.

Disse que todas as decisões que cabem a ele, o senador Valadares é que resolve.

ENTREVISTA FOI DURA

Durante a entrevista André ironizou: “os meus amigos que apóiam Belivaldo é porque estão querendo alguma coisa, mas os que apóiam Valadares Filho não querem nada”.

– Foram apoiá-lo porque ele é gostoso e tem dois metros de altura, disse

SOBRE DANIELE

A delegada Daniele Garcia diz que nada lhe enche o ego, a não ser a paixão que tem pela sua atividade fim, que é executar sua tarefa na Segurança Pública.

Quanto a ser secretária sugere: “deixa primeiro Valadares Filho ser eleito”.

PESQUISAS INTERNAS

Algumas pesquisas internas estão sendo avaliadas pelos dois candidatos. Apesar do ceticismo nos resultados dessas avaliações, elas ainda servem para análise.

Pelos número apresentados há um quadro definido pela reeleição.

JOGO MUITO BAIXO

Segundo um deputado da oposição (pediu off) o jogo nesse segundo turno em Sergipe baixou ao máximo de forma incontrolável “e até desesperada”.

– Tem candidato jogando a dignidade no lixo, disse.

DEBATE NÃO É FÁCIL

O presidente de um partido que apoia a candidatura de Valadares Filho acha que debate “não é para expor programas e nem oferecer flores aos adversários”.

Debate é para “arrasar” o concorrente e “pisar na garganta”.

DISCUTEM EMENDAS

O governador Belivaldo Chagas e o deputado federal Valadares Filho, independente do resultado das urnas, devem viajar juntos a Brasília na segunda-feira.

Haverá reunião da bancada federal para discutir emendas impositivas.

DIFÍCIL PREVISÕES

É difícil prever como será essa reunião, porque a bancada já não está unida e será um encontro de adversários recentes. Há receio de faltas…

Quem estará presente é o senador eleito Rogério Carvalho.

LIGAÇÃO FAKE

O colunista recebeu telefonema do número 015.79.2222-6040. E ouviu a pergunta: “o senhor prefere continuar em um Governo que tem Jackson Barreto e André Moura?”.

Logo após criticas duras ao governador Belivaldo.

AINDA O TELEFONEMA

Na realidade trata-se do uso de telemarketing contratado pelo grupo de campanha de Valadares Filho, para tentar induzir eleitores a votarem nele a governador.

Como deixa claro o objetivo, o telefonema é uma espécie de tira voto…

Notas

Apoio e benesses – Clovis Barbosa lembra que a ditadura militar só sobreviveu por 21 anos graças ao apoio e às benesses recebidos por um grupo de políticos e outros membros da sociedade civil que assinaram embaixo de todas as atrocidades praticadas contra a cidadania e a liberdade de expressão.

0x0

TSE entra em ação – Campanha de Jair Bolsonaro (PSL) entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a inelegibilidade do candidato Fernando Haddad (PT) por causa da turnê realizada no Brasil pelo ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. Em seus shows, o cantor já apresentou em um telão o nome de Bolsonaro
0x0

Formar equipe de transição – O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse, ontem, que a equipe de transição de Jair Bolsonaro (PSL) está sendo organizada. Coube a ele levantar números e dados sobre a estrutura sob responsabilidade da União – ministérios, secretarias, autarquias e demais órgãos.

0x0

Vai investigar juízes – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciou ontem que a Justiça Eleitoral vai investigar a conduta dos juízes que autorizaram ações policiais e de fiscais em universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.

0x0

Triangulo da Propina – O triângulo da propina que envolve Haddad, candidato do PT poderia ter renegociado a dívida de São Paulo com Dilma Rousseff, mas, segundo o Ministério Público, ele preferiu participar de uma negociata envolvendo Eduardo Cunha e Leo Pinheiro, da OAS.

0x0

Manda retirar frases – O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou retirar de circulação na internet a propaganda do PT que usa crianças repetindo frases do presidenciável Jair Bolsonaro. Para Banhos, a peça viola a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conversando

Carlos Ayres Britto – “Modo eficaz de despertar para Vida, mais do que simplesmente acordar para o dia, é o hábito de fisgar o silêncio e deixar-se deglutir por ele”.

Já amedronta – Não há dúvida que o Haddad está crescendo muito no segundo turno e já amedronta ao adversários Jair Bolsonaro.

Ganha Aracaju – Os dois candidatos ao Governo do Estado acham que serão eleitos em Aracaju neste segundo turno.

Mais truculenta – Essa campanha vem sendo considerada uma das mais truculentas dos últimos anos, com muita apelação de segmentos do marketing.

Nomes de pessoas – Circula nas redes sociais uma relação de nomes de pessoas que trabalham com CC no Governo do Estado. Seriam sete mil.

Troca imediata – Qualquer problema na urna eletrônica deve ser comunicado aos mesários para que seja feita a troca imediata.

Sobre a orla – Esqueceram completamente a orla de Aracaju. Na última eleição a carreata pela orla era a mais concorrida. Hoje não se passa por lá.

Fica em Brasília – O senador Eduardo Amorim (PSDB) quando terminar o mandato pode ficar por Brasília, dependendo de que seja eleito.

Mais recursos – O deputado federal André Moura continua em Brasília tentando liberação de mais recursos para Sergipe. Fará isso até o final do mandato.

 

 

 

 

 

 

Leia também