29/10/18 - 10:36:43

Evento marcará adesão de Sergipe ao Pacto de Alimentação Saudável nesta terça

Em comemoração do Dia Mundial da Alimentação Saudável, a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social (Seidh), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAN), realizará nesta terça-feira, 30, Seminário de Lançamento da Adesão ao Pacto de Alimentação Saudável no Estado de Sergipe. O evento ocorrerá no Real Praia Hotel, das 8h à 16h, e tem como objetivo debater as melhorias da qualidade da alimentação da população sergipana por meio de um conjunto de compromissos assumidos no âmbito do Pacto Nacional para Alimentação Saudável.

“Sergipe estabeleceu um acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe. A ação visa ampliar as condições de oferta, disponibilidade e consumo de alimentos saudáveis, combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação”, afirma Lucileide Rodrigues, diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEIDH. Ainda segundo ela, o seminário contará com a presença de técnicos em segurança alimentar e nutricional, gestores municipais, da sociedade civil dos municípios, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) em 2017, 33,99% da população adulta sergipana encontrava-se com sobrepeso, 23,03% em algum grau de obesidade. No ano de 2018, até o momento, o estado apresenta 35,03% da população com sobrepeso, e 30,84% com obesidade, indicando o alto aporte energético e reduzida qualidade nutricional em detrimento ao consumo de micronutrientes.

Ainda no SISVAN, conforme aponta o indicador ‘índice de Massa Corporal (IMC) x Idade em 2017’, 15,86% das crianças entre 5 e 10 anos encontravam-se com sobrepeso, 8,42% estavam com obesidade, e 5,48% com obesidade grave. Já em 2018, até o momento, o sobrepeso corresponde a 13,39%, obesidade 7,11%, e obesidade grave 3,81%.

“Os costumes alimentares no estado seguem muitas características da região nordeste com o consumo de peixes, carnes, frango, mariscos, crustáceos, tipicamente temperados. A tapioca e o milho são ingredientes de vários pratos típicos do estado, como o beiju e o cuscuz. A macaxeira também é um prato muito consumido. Alguns dados refletem o estado alimentar e nutricional com projeção direta na saúde da população”, complementa Lucileide Rodrigues.

SERVIÇO

O quê? Seminário de Lançamento de Adesão ao Pacto de Alimentação Saudável no Estado de Sergipe em comemoração do Dia Mundial da Alimentação Saudável

Quando? Terça-feira, dia 30 de outubro

Onde? Real Praia Hotel

Horário? Das 8h às 16h.  (abertura às 8h30)

Contato: Ascom Seidh

Fonte e foto assessoria