Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Senar/SE realiza edição do Saúde no Campo no município de Itaporanga

6

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) realizou mais uma edição do Programa Saúde no Campo no município de Itaporanga. Mais dois municípios receberão o programa no mês de novembro.

O Programa Saúde no Campo assiste homens e mulheres alertando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e câncer do colo do útero. Durante a ação, são ministradas palestras de sensibilização e conscientização do câncer do colo do útero e câncer de próstata, assim como outros temas relacionados a higiene pessoal.

O presidente do Senar/SE, Ivan Sobral, afirma que as ações são realizadas ao longo do ano, não só no mês de outubro e novembro, período em que acontecem as ações de prevenção do câncer de mama, útero e próstata.

“Temos um caminhão adaptado para realizar os exames e ele se instala e os produtores e produtoras realizam os exames em um único dia. Muitos não têm tempo para se deslocar até a capital e nós vamos até eles. No mês de novembro, a ação acontecerá nos municípios de Tobias Barreto e Campo do Brito”, afirma.

Exames

Foram realizados exames de testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatites B e C, exames de PSA, toque retal e citologia através da unidade móvel do Senar/SE. Mais de 150 pessoas participaram da ação.

O torneiro mecânico Francisco Ednaldo Macedo Alves conta que só realizou o exame de PSA uma vez por conta da distância e correria.  “Só fiz uma vez o exame há mais ou menos dois anos. Essa ação foi muito boa porque hoje em dia é importante cuidar da saúde. É uma oportunidade de fazer porque para ir para Aracaju fica mais distante”.

A dona de casa Solange Rodrigues também participou da ação realizando alguns exames voltado para a mulher. “Não costumo fazer esses exames de forma regular. Já tem uns dois anos que não faço. Fazer hoje sem custos foi muito bom”.

Para o professor Valdemar Santos, a ação é uma oportunidade para quem não tem tempo, nem condições de fazer os exames. “Essa ação nos trouxe uma oportunidade para que a gente possa cuidar da nossa saúde. É uma oportunidade muito boa para quem mora aqui na região e com certeza vai se estender por outros ano. Foi muito proveitoso”.

Palestras

Durante a ação, também foram realizadas palestras de sensibilização voltados para os cuidados com o homem e a mulher. A enfermeira Camila Nunes ministrou uma das palestras voltadas para a mulher.

“A importância dessa palestra é lembrar a mulher que ela precisa se cuidar.  O Outubro Rosa é um movimento que vem para chamar a atenção sobre a importância da saúde da mulher e que toda mulher tem conhecimento, mas acaba que nas atribuições do cotidiano cuidando da casa, marido e filho acaba ficando sem tempo”, afirma Camila.

A secretária Municipal de Saúde de Itaporanga, Juliana Cabral, destaca que a parceria com o Senar/SE tem sido muito importante para a melhorar a saúde coletiva do município.

“Isso é um fator fundamental para melhorar a saúde coletiva no município. As parcerias são bem-vindas para beneficiar a comunidade que precisa e sente falta. Isso é um multiplicador de ações. Foi fantástica novamente essa parceria com o Senar/SE para melhorar a situação de saúde dos municípios”, afirma.

Ainda segundo a secretária de Saúde, Juliana Cabral, se houver algum caso suspeito de câncer de próstata e de câncer do colo do útero, o Município fica responsável pelo acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Por Adriana Freitas

Foto assessoria

Leia também