Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

HRI realizou cerca de 20 mil atendimentos a mais que o mesmo período em 2017

7

De janeiro a setembro deste ano, o Hospital Regional de Itabaiana realizou 83.272 atendimentos no Pronto Socorro, superando em quase um terço os números registrados em 2017, quando a unidade assistiu a 63.290 pacientes. A liderança no atendimento ficou com a clínica médica, que atendeu no período a 48.077 pacientes da regional, inclusive de outros Estados, como a Bahia. O hospital realizou ainda 2.052 cirurgias e 420 tomografias. O hospital recebe muitas pessoas de outros do Estado, somente da Bahia, foram registrados 1495 atendimentos.

Depois da clínica médica, a maior demanda de atendimento foi registrada no ambulatório de cirurgia geral, com 12.525. Na sequência, a ortopedia com 12.808 e a pediatria com 9.868. Do total de atendimentos, 80% caracteriza-se como de baixa complexidade, que poderiam ter sido resolvidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS), segundo informou o superintendente do Regional, Valtenis Júnior.

De acordo com a gerente- administrativa, Michele Prado, criou-se o hábito entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de procurar esse tipo de atendimento no hospital. Eles nos procuram muitas vezes por uma cefaleia, que é dor de cabeça ou uma diarreia, porque eles sabem que aqui têm suas situações resolvidas”,conta, salientando que os números atestam a resolutividade da unidade hospitalar.

No mesmo período, foram realizadas 2.052 cirurgias nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrino, geral, bucomaxilar, vascular e mastologia. Desde que entrou em operação em meados de setembro, o tomógrafo fez 420 exames, com destaque para a tomografia de crânio, com 175 realizadas, e a de abdômen total, com 86.

No Hospital Regional de Itabaiana o tomógrafo faz exames de articulações, cervical, face, tórax, coluna, entre outras áreas, como informou Michele Prado. Entre janeiro a setembro  o hospital atendeu a 2.807 vítimas de acidente de motocicleta e 239 de carro.

Fonte e foto assessoria

Leia também