Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Hemose não funcionará nesta sexta, 2, feriado de Finados

6

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta. Pensando na disponibilidade dos doadores, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), convida a população  para colaborar com o serviço nesta quinta-feira, 1º, véspera de feriado nacional, de Finados, no horário das 7h30 às 17h. Já na sexta-feira, 2, o Hemose informa que não terá expediente.

No final de semana, sábado, 3 e domingo, 4, o serviço não funciona, entretanto, a liberação de sangue e hemocomponentes para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar segue em regime de plantão 24 horas. Na segunda-feira, 5, os serviços realizados no setor de Coleta e no Ambulatório do Hemocentro retornam a rotina.

“Nesses períodos de feriados prolongados, pedimos a atenção e reforço dos voluntários para doar em função do processamento das plaquetas. Esse é um componente sanguíneo com validade de apenas cinco dias, por isso que é necessário esse apoio dos doadores fidelizados para renovação especifica do estoque de plaquetas de todos os grupos sanguíneos, em especial o sangue, O negativo”, ressalta o enfermeiro, Reinaldo Melo, responsável técnico pela enfermagem.

Para doar sangue, o voluntário deve estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade e peso acima de 50 quilos No ato do cadastro é necessário apresentar um documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.

Vale destacar que a preparação para doação deve iniciar na noite anterior com a doação de alguns cuidados a exemplo de dormir pelo menos seis horas e evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Já no dia da doação, é necessário fazer uma boa alimentação para o organismo está preparado para retirada de até 450 ml de sangue.

Mais informações sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto assessoria

Leia também