Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Lambe Sujo de Laranjeiras traz sua beleza para o Dia do Saci na APCEF/SE

6

Com mel de cabaú espalhado pelo corpo, o grupo folclórico de Laranjeiras _ o Lambe Sujo_ transbordou um pouco de sua beleza no Clube da APCEF/SE, em Aracaju, na comemoração do Dia do Saci (12/10).

A Fenae e as APCEFs de todo Brasil realizam, todo ano no mês de Outubro, o Dia do Saci. A homenagem a esta figura folclórica brasileira, conhecida pelas travessuras e charadas, acontece durante a comemoração do Dia das Crianças.

Nesta data especial, a APCEF/SE trouxe a manifestação folclórica do Lambe Sujo para dentro do Clube. A criançada adorou a brincadeira e ainda aprendeu um pouco sobre o folclore sergipano.

O coordenador cultural da APCEF/SE, Milton Leite, falou um pouco sobre o folclore de Sergipe. “O Lambe Sujo de Laranjeiras é um grande teatro popular épico, com duração de três dias, que acontece a céu aberto, envolvendo muitos moradores da cidade e visitantes, no segundo domingo de outubro. A história remonta à fuga de escravos, seguida da batalha com os ‘caboclinhos’. Durante este grande espetáculo, a população passa no corpo o mel de cabaú, que é um subproduto da produção de açúcar dos engenhos e canaviais. O Lambe Sujo é uma manifestação folclórica de Laranjeiras, mas conta de forma lúdica, um momento importante da historia do Nordeste”, resgatou.

Sempre que é possível, a APCEF/SE promove atividades de lazer que levam história, cultura e informação para a criançada do Clube.

Dia do Saci na APCEF/SE

Numa ação de responsabilidade social da APCEF/SE, crianças do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS- Risoleta Neves), localizado no bairro Sto Antônio, Aracaju, passaram o dia inteiro se divertindo no Parque Aquático do nosso Clube, nesta terça-feira (30/10). A gurizada recebeu kits do Dia do Saci, numa homenagem da Fenae e APCEF ao folclore brasileiro.

Por Iracema Corso

Foto assessoria

Leia também