Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

REFORMAS DE UM GOVERNO NOVO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Belivaldo Chagas (PSD) está disposto a montar um novo Governo. Não quer ser continuista, mas o novo na acepção da palavra. Tem muito que enfrentar e sabe da estrutura orçamentária para iniciar a colocar as coisas em ordem. Quer pagar os servidores dentro do mês, além de por o Estado sem dependência exclusiva do Governo Federal. Aliás, não sabe como virá o projeto Bolsonaro e terá cautela. Muita cautela.

A princípio pode ter problemas de ordem política. É melhor que se incompatibilizar com o povo. O Governo será montado com aliados que permaneceram com ele até o final. É um compromisso natural que se respeita. Belivaldo pretende reduzir o número de secretarias para apenas 12. Isso mesmo, uma dúzia, através da fusão de algumas e extinção de outras. Um exemplo: pretende criar a Secretaria Geral de Governo, com duas superintendências. Uma acomodaria a Casa Civil e outra a de Comunicação Social. Todas ao seu lado no Palácio dos Despachos…

Há ainda possibilidade de fusão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com a Secretaria do Turismo (Setur), como era antes e se separou para acomodação política. Haveria a criação da Superintendência de Estado do Turismo que se vincularia à Sedetec. Propõe-se ainda a junção das Secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), com a do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)
Ainda há possibilidade das Secretarias de Estado da Educação (SEED), a do Esporte Lazer e da Juventude (SEEL) e da Cultura (Cultura) se unirem. As duas últimas se tornariam Superintendências vinculadas a SEED.

Lógico que tudo isso ainda está em discussão e não há nada absolutamente definitivo, mas caminha para esse cenário, que vai desentravar o Governo, reduzir privilégios e facilitar ações que melhoram a vida da população. Não há extinção, mas união de segmentos que podem desenvolver o mesmo trabalho sem a pompa de Pasta.

Belivaldo quer deixar bem claro a que veio: rearrumar o Estado, deixando-o apto às reformas que poderão vir no futuro. Será um Sergipe para novas gerações, sem deixar de endurecer na Segurança, modernizar a Educação e ter mais eficiência na Saúde. Nos primeiros três meses, já pretende mostrar um Estado com outra cara e mais atencioso com a sua gente.

PLENO JULGA DEPUTADOS

O pleno do Tribunal de Justiça continua hoje o julgamento dos deputados Paulinho das Varzinhas e Augusto Bezerra, que teve pedido de vistas na primeira sessão.

Os dois estão sendo julgados na ação criminal das subvenções.

ADVOGADA DE LULA

Quem esteve em Sergipe, na segunda-feira da semana passada, trazida por Paulinho, foi à advogada Maria Claudia, de Brasília, que defendeu o Lula da Silva junto ao TSE.

Ela deu orientações e falou que o caso tinha jurisprudência.

Almoçou bem acompanhada em um restaurante da orla.

REDE VAI PARA PPS

Parte dos eleitos a deputado e senador pela Rede, partido que não atingiu o coeficiente eleitoral, está migrando para o PPS, mas ainda não há nada confirmado.

O senador eleito Alessandro Vieira é um dos que estão a caminho da nova legenda.

ESTÁ CONVERSANDO

Ontem, Alessandro Vieira desembarcou em Brasília para reunião da bancada federal que sugere emenda impositiva do orçamento federal para Sergipe.

Alessandro falou da intenção de parte da Rede em se transferir para o PPS.

CONVERSA ATÉ DIA 10

Alessandro disse que não está nada acertado, mas que o partido terá uma conversa com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, dia 10 de novembro.

E vai aguardar quais serão as decisões do partido.

REDUÇÃO DE PASTAS

O projeto de reforma do Governo, que vai à Assembleia, é a redução de Secretarias. Disso ele não abre mão e não ficará no esquecimento como promessa de campanha.

Assim, a fusão da Secretaria de Governo e da Casa Civil já está definida.

PRESIDÊNCIA DA ALESE

Já se discute a Presidência da Assembleia, inclusive com a bancada dos novos entrando no jogo. Mas tudo indica que o presidente continuará sendo Luciano Bispo.

Ele se relaciona bem com os colegas e os demais poderes.

COM O GOVERNADOR

Na realidade a escolha do novo presidente é feita através de conversas com Belivaldo Chagas, que orienta a bancada, embora já esteja havendo influência de fora.

Uma liderança forte e silenciosa quer por o dedo.

JÁ QUASE DEFINIDO

Na Assembleia Legislativa o Governo dever contar com 17 [mas pode passar a 18], parlamentares em sua bancada e a oposição ficará com sete. São eles:

Talysson, Georgeo, Kitt Lima, Dílson de Agripino, Maria Mendonça, Luciano Pimentel e Rodrigues Valadares.

PESSOAL EM BRASÍLIA

A reunião da bancada federal contou com a presença de vários prefeitos, parlamentares eleitos e não empossados, o reitor da Universidade e o superintendentes da PRF.

Jony disse que esse tom de audiência pública é em defesa da transparência.

VALADARES NA REUNIÃO

O deputado Valadares Filho (PSB) está em Brasília. Deixou de viajar para participar da aprovação das emendas orçamentárias e se colocar à disposição do Estado.

– Independente das questões políticas…

UM DETALHE DE LÍDER

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) pretende ocupar um lugar na Mesa Diretora e deixar de ser o líder. Acha que já o foi por três vezes.

Até o momento não apareceu outro nome.

AJUDAR NA SAÚDE

Caso o diretor presidente do Hospital do Câncer de Barretos, o sergipano Henrique Prata, seja ministro da Saúde, o senador Eduardo Amorim pode ocupar um bom cargo.

Nada certo e nem Henrique foi convidado…

ELIANE SOBRE PASTAS

A vice-governadora eleita Eliane Aquino (PT) disse ontem que até agora não conversou sobre quem vai ficar em qual secretaria. Também ainda não é tempo.

Eliane quer ajudar os novos secretários a construir políticas sociais.

OPOSIÇÃO AINDA SOLTA

Os deputados eleitos por partidos da oposição ainda não têm orientação, em razão de uma quase absoluta divisão de lideranças definitivas.

O líder do grupo pode ser Rodrigo Valadares…

ANDRÉ EM SILÊNCIO

O deputado federal André Moura (PSC) ainda não fala em política, pelo menos para o Estado. Está analisando a situação para adotar uma posição.

Dificilmente o bloco PSC/PSDB continuará junto.

HELENO SILENCIA

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) silenciou sobre o que disse Jackson Barreto, de que ele e Jony Marcos pareciam “madalenas arrependidas”.

Para Heleno trata-se de uma “ignorância desnecessária”.

TRATA SOBRE FRENTE

O PCdoB ainda já está tratando do seu destino político, já que também não conseguiu fazer coeficiente eleitoral. Pode integrar uma Frente de esquerda.

Há também a possibilidade de deputados eleitos migrarem para a legenda.

Notas

Devolvam a esperança – A vereadora Emília Correa, que disputou em êxito uma vaga na Câmara Federal, expressou ontem que “o meu desejo para os candidatos eleitos é de que eles cumpram o que prometeram e devolvam a esperança e valorizem a confiança depositada pelo povo em cada um deles”.

0x0

Críticas a Bolsonaro – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criticou em nota divulgada ontem, as declarações dadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, do PSL, sobre o jornal Folha de S. Paulo. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também criticou o presidente.

0x0

Corte de publicidade – Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, na segunda-feira, o presidente eleito Jair Bolsonaro ameaçou retirar verbas públicas dos veículos de imprensa que se comportarem de maneira “indigna”, e citou a Folha de São Paulo como um desses casos, o que indignou a jornalistas e meios de comunicação.

0x0

Reforma está distante – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta ontem que as condições para aprovar a reforma da Previdência ainda estão muito distantes da realidade. “Votar qualquer matéria para o futuro governo e sofrer uma derrota é ruim para o governo que entra. Tem que ter paciência”, afirmou.

0x0

Combate à seca – Bolsonaro receberá a proposta de intensificação das ações militares em duas frentes: o abastecimento por meio de carros-pipa em regiões que sofrem com a falta de água e obras da transposição e de revitalização do Rio São Francisco. São iniciativas relacionadas, portanto, ao combate à seca.

0x0

Recursos excedentes – O presidente eleito Jair Bolsonaro disse ontem que doará os recursos excedentes de doações individuais de sua campanha à Santa Casa de Juiz de Fora (MG). O hospital foi o que 1º recebeu o militar após ter sido alvo de facada. Depois, o então candidato foi transferido para o Albert Einstein, em São Paulo.

Conversando

Teve tom – A reunião da bancada de Sergipe em Brasília, ontem à noite, a última dos deputados desta legislação, foi bastante concorrida, Teve o tom de Audiência Pública.

Muito ríspida – Durante o encontra estavam adversários que se enfrentaram recentemente o segundo turno, numa campanha muito ríspida.

Críticas públicas – Ex-governador Jackson Barreto fez críticas públicas a adversários, principalmente os que deixaram o Governo e foram para a oposição.

Direcionadas a ex-aliados – Jackson Barreto fez críticas debochadas a Valadares Filho, Fábio Henrique, Heleno Silva e Jony Marcos.

Após reunião – O governador Belivaldo Chagas retornou a Sergipe logo após a reunião da bancada federal de Sergipe e despacha normalmente no Palácio dos Despachos.

Raspar cabeça – O deputado Georgeo Passos perdeu aposta a vai raspar a cabeça durante festa de confraternização do grupo Café com Política.

Vai desligar – O deputado federal Valadares Filho (PSB) só vai viajar para descansar do pleito no final de novembro. Pretende se desligar de tudo.

Têm receio – Não há medo, mas percebe-se apreensão de sergipanos que votaram em Bolsonaro. Têm receio de que não dê certo.

Não sinalizou – Até o momento Belivaldo Chagas não sinalizou para nenhum novo secretário de Estado, mas já está analisando quem vai participar.

 

 

 

 

 

 

 

Leia também