31/10/18 - 05:37:17

Saúde do trabalhador é tema de palestra na maternidade MNSL

Saúde do Trabalhador foi o tema da palestra realizada nesta terça-feira, 30, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), encerrando as comemorações pelo dia do servidor público. A palestra ministrada pela psicóloga Silvia dos Anjos, falou sobre saúde do trabalhador e foi direcionada para um público de 30 funcionários da maternidade.

Silvia explicou que a palestra teve a intenção de levar aos trabalhadores um momento de vivência, onde foram realizados alguns exercícios para aprofundar o autocuidado a partir do reconhecimento das necessidades singulares de cada funcionário.  “Foi um momento importante para que essas pessoas pudessem entender seus potenciais. A partir disso, trabalhamos o conceito de saúde mental e como trazer essa saúde para nosso cotidiano”, disse Silvia.

Ela informou que levou para os participantes alguns exercícios de uma abordagem chamada comunicação não violenta.  “Eu percebo que só fazemos uma avaliação do que mais adoece. Os funcionários, hoje, no âmbito institucional, têm muito a ver com relações humanas. Às vezes temos muita facilidade de executar nossa função, mas eles têm dificuldade de se relacionar com os parceiros de trabalho, de se sentirem acolhidos, de serem parte de uma equipe. Todos os exercícios executados foram de comunicação não violenta, para que eles pudessem investigar como melhorar essa comunicação e como se sentir parte de uma equipe’’ ressaltou a palestrante.

Vivências

A professora de psicologia, Keliane Oliveira de Sousa disse que a vivência foi muito proveitosa e interessante para que as práticas do dia-a-dia mudem no sentido de serem mais positivas. O estagiário do 8º período de psicologia, Cleiton Vieira Tavares, gostou da vivência “Achei muito importante para o processo e construção de todos que trabalham na unidade. Abriu a minha mente para alguns assuntos profissionais e pessoais”, ressaltou.

Para a estagiária de psicologia da UNIT, Juliana Macêdo, a importância de buscar o equilíbrio e adaptações positivas para a vida, foi um dos assuntos mais interessante. “Formamos duplas, e fizemos uma dinâmica com a pergunta ‘qual é a nossa maior necessidade’. Compartilhamos e foi um momento muito bonito”, certificou.

Fonte e foto assessoria