Aracaju, 29 de março de 2024

PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO ALERTA PARA CÂNCER DE PRÓSTATA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Alertar homens e mulheres do campo sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e câncer do colo do útero é o objetivo do programa Saúde no Campo. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 14, no povoado Cercado no município de Campo do Brito em Sergipe.

O produtor rural Domingos da Conceição, 59 anos, realizou o exame de PSA pela primeira vez. “Estou realizando esse exame do PSA pela primeira vez e tenho muito medo de ter câncer de próstata. Uma ação muito importante para a população e uma oportunidade de realizar exames como esses”.

A produtora Delzuita Francisca dos Santos realizou exame de citologia, testes rápidos e participou de uma palestra sobre higiene pessoal e saúde da mulher. “Tem uns 10 anos que fiz esse exame de lâmina. A gente acaba não fazendo por conta da correria do trabalho, filhos, casa. Acaba relaxando e essa ação aqui facilitou muito”.

A assessora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Leilane Oliveira, destaca a importância do programa para homens e mulheres do campo.

“A importância desse programa para o nosso público da área rural é facilitar o acesso desse público à saúde no que diz respeito a prevenção e o diagnóstico. Com esse novo formato de saúde do homem e da mulher, este programa acontece desde 2015, mas antes tínhamos o saúde da amanhã que era chamado o ‘útero é vida’, desde 2009. A estrutura é a mesma e foram agregadas outras ações”, afirma Leilane.

Programa

O programa Saúde no Campo acontece em Sergipe desde 2017. Durante ação,  foram disponibilizados 100 testes rápidos, 100 exames de citologia e 150 exames de PSA, além da realização de palestras para homens e mulheres.

“Esta é a terceira ação realizada do programa Saúde no Campo este ano. Uma ação muito importante para o homem e mulher do campo que na maioria das vezes nunca realizaram o exame ou fizeram há muitos anos”, explica o presidente do Senar/ SE, Ivan Sobral.

Para a realização do Programa Saúde no Campo, o Senar/SE conta a parceria dos municípios que ajudam na logística da ação. A secretária municipal de Saúde, Maria Muniz Souza Almeida, enfatizou a importância da parceria.

“Só temos que agradecer essa parceria. Muito importante os exames, as palestras e tudo que está sendo feito. As pessoas idosas para irem ao médico acham difícil e aqui foi uma oportunidade deles estarem presentes. Muito importante para esta população da zona rural”.

Por Adriana Freitas

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também