Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Vigilantes Escolares

7

Por Lívia Lessa

O Governo de Sergipe, por meio das ações das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizará nesta segunda-feira, 19, o Curso de Aperfeiçoamento para Vigilantes Escolares. Neste momento, do primeiro módulo, a formação será para os vigilantes servidores da rede estadual lotados na Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8) e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Os interessados podem realizar a inscrição pelo site http://escola.se.gov.br/. O encontro será realizado no Hotel Del Canto, na capital sergipana, e contará com 10 turmas em períodos e horários distintos. Cada uma delas terá 50 participantes.

Serão oito módulos, e o primeiro tem como tema “Comunicação e Expressão Oral e Escrita”.  A palestra será ministrada pelo técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vinícius Farias Santos.  O Curso de Aperfeiçoamento para Vigilantes Escolares  acontecerá em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), contemplando todos os profissionais da vigilância escolar da rede estadual de ensino.

Só terá direito à certificação completa do curso de 180 horas o vigilante que participar de todos os módulos da capacitação.

Objetivo

De acordo com o diretor do Núcleo de Segurança Escolar, José Ferreira, a iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar os mais de 1.200 profissionais da vigilância em temas como comunicação oral e escrita, primeiros socorros, combate a incêndio, iniciação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relações interpessoais, legislação escolar e legislação profissional, voltados para a categoria.

“O curso visa oportunizar a qualificação desses profissionais, e o vigilante que for participar da formação, no horário do expediente, será liberado para assistir às aulas. A formação é importante para preparar os vigilantes para melhor atender às necessidades da comunidade escolar. Atualmente contamos com 1.272 vigilantes, sendo que, neste primeiro momento, atenderemos aos que estão lotados na DEA e DRE 8”, explicou.

Ainda de acordo com José Ferreira, além de se qualificarem com facilitadores e temas do mais alto gabarito, aqueles profissionais que, ao final do curso, ainda não tiverem dado entrada também poderão entrar com o pedido de Progressão por Titulação, de acordo com a legislação da categoria. “A formação foi um pedido do sindicato e também faz parte dos projetos e ações do Núcleo de Segurança. Assim contaremos com profissionais qualificados e preparados”, adicionou.

Módulos

O primeiro módulo contemplará “Comunicação e Expressão Oral e Escrita”. Já os próximos serão mais práticos e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Academia de Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública. São eles: Relação Interpessoal e Resoluções de Conflitos; Ética Profissional; Segurança no Trabalho; Técnicas de Vigilância; Fundamentos das Técnicas de Segurança; Noções de Legislação e Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções Básicas de Defesa Pessoal, Combate a Incêndio e Primeiros Socorros.

Inscrição

Ao acessar o link http://escola.se.gov.br/, o interessado deverá informar o CPF na opção login e uma senha, que pode ser de 1 a 6. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher a turma do primeiro módulo dentre os disponíveis, a depender do período de início e término do curso e dos horários. A confirmação da inscrição poderá ser feita pelo vigilante também no site oficial da Escola do Governo ou por intermédio da própria direção da escola em que o servidor está lotado.

Turmas

As turmas oferecidas poderão contemplar os períodos de 19 a 23 de novembro, de 26 a 30 de novembro e de 3 a 7 de dezembro, sempre no horário das 8h às 12h ou das 14h às 18h.

Informações

Para mais informações, o interessado deverá entrar em contato com o Núcleo de Segurança pelo telefone 3194-3311.

Foto assessoria

Leia também