20/11/18 - 07:53:21

Dachri registra mais de 90 boletins de ocorrência neste ano relacionados aos crimes de racismo e injúria racial

Foram contabilizados 15 inquéritos relacionados a injúria racial e cinco voltados para o crime de racismo

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri) – unidade integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Aracaju – contabiliza ao longo deste ano  15 inquéritos relacionados a casos de injúria racial e cinco voltados para situações envolvendo racismo. Os dados da capital sergipana apontam ainda para o registro de mais de 90 boletins de ocorrência registrados no âmbito dos dois delitos.

A delegada Meire Mansuet, que coordena os trabalhos investigativos na unidade da Polícia Civil, destaca a importância do registro de ocorrências envolvendo a temática e ressalta a necessidade do cidadão ter uma delegacia especializada para a elucidação de delitos relacionados à população negra.

É importante que a sociedade também compreenda que:

– Muitos dos casos registrados por meio de boletim de ocorrência são encaminhados ao núcleo de mediação de conflitos do próprio DAGV e os casos são solucionados sem a necessidade de confecção de inquérito policial;

– Crimes cometidos pela internet que estejam relacionados a racismo e injúria racial também são apurados pela Dachri;

– O cidadão negro ainda minimiza os crimes de injúria racial e racismo cometidos contra ele. É preciso denunciar mais, bem como conhecer a diferença entre os dois delitos.

Atendimento à imprensa

Nesta terça-feira, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, a delegada Meire Mansuet estará à disposição da imprensa de 8 às 13h, na Dachri, para esclarecer sobre os trabalhos investigativos desenvolvidos no local e para chamar a atenção sobre a importância dos registros de ocorrência desta natureza.

Contatos

A Dachri fica na rua Itabaiana, 258, bairro São José, Centro, Aracaju. Telefones: (79) 3205-9400 / 98816-6484.

Fonte e foto assessoria