Aracaju, 5 de julho de 2025
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Seu filho tem dificuldade de atenção em sala de aula? Ele pode ter TDAH

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Especialista fala sobre TDAH

Aquela inquietude e dificuldade de prestar atenção no professor em sala de aula pode ter outra origem que não a mal criação da criança em sala de aula. A constante e quase incontrolável agitação pode significar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH. A psicóloga do Hapvida, Livia Vieira, explica o que é TDAH.

“TDAH é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Neste, a grande maioria das crianças apresentam dificuldades na aprendizagem. A capacidade intelectual pode ser normal ou até mesmo alta, mas sua dificuldade de atenção e concentração e a incessante inquietude motora não favorecem sua aprendizagem. O comportamento é imprevisível e inapropriado para sua idade. É comum, em escola, ser chamado à direção por sua inquietude. Se distrai com facilidade. Muitas vezes, é inoportuno quando está em grupo. Gosta de chamar a atenção.”, elucida.

A especialista diferencia a TDAH da dislexia, pois, essa última se trata de um distúrbio de aprendizagem na leitura, dificuldade em ler e compreender as palavras. “Os disléxicos têm um quociente intelectual normal ou acima do normal e possuem consciência de suas dificuldades. Como ambos os indivíduos apresentam dificuldades, tanto as crianças disléxicas quanto as com TDAH apresentam baixa autoestima e problemas de ajustamento na escola e de relacionamento com os colegas. Ambos têm perturbações no âmbito emocional, além de ansiedade exacerbada.”, acrescenta.

As características para as crianças que apresentam TDAH são se distrais com facilidade, dificuldade para manter-se concentrado, dificuldade para seguir regras, passa de uma atividade a outra sem terminar nenhuma delas, Não mede perigo, Age antes de pensar, Impulsivo, quando sentado tem as pernas sempre em movimento, gosta de chamar atenção, desobediente e algumas vezes respondão, é desorganizado, fala excessivamente, esquece com frequência o que precisa realizar, muitas vezes, é inoportuno quando em grupo, tem facilidade de brigar por qualquer coisa, recebe constantemente reclamação por comportamento e outras.

A psicóloga ressalta que há tratamento adequado para quem tem TDAH, que envolve um apoio de equipe multidisciplinar que identificará a necessidade de passar para outras especialistas para diagnóstico diferencial. “Indivíduos com TDAH precisam de acompanhamento com psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo, alguns também precisam do apoio de psicopedagoga. As drogas mais usadas no controle do TDAH são os estimulantes do sistema nervoso central e antidepressivos.”, esclarece.

Além disso, ela destaca que brincadeiras lúdicas que estimulem os indivíduos a vencerem suas dificuldades e a buscarem estratégias de superação como: quebra- cabeça; jogo da memória; caça palavras; encontrar os erros; entre outros jogos que estimulem a coordenação, a atenção, a fantasia; brincadeiras em grupo; esportes em várias das suas modalidades como natação, também podem colaborar no tratamento.

O papel dos pais nesse processo é essencial para as crianças, segundo a especialista, os pais precisam agir em solidariedade com equipe multidisciplinar e professores.

“Precisam ouvir e disciplinar seus filhos, precisam sentar e brincar com eles, entender e ajudar seus filhos na superação diária, estimular os avanços, elogiar cada avanço, trabalhar para aumentar a autoestima do filho, encorajá-lo a se superar, demonstrar confiança e fazer com que o filho confie mais em si mesmo; participar da vida do filho, amá-lo incondicionalmente, ter paciência – paciência e mais paciência.”, orienta.

Fonte DComunicação Integrada

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