Aracaju, 29 de março de 2024

11º BATALHÃO COMPLETA 1 ANO E 6 MESES SEM HOMICÍDIOS DOLOSOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
c8df366a-58d4-8332

Nesse dia 30 de novembro, o Município de Tobias Barreto alcança uma marca muito positiva em sua história recente. Há exatos 1 ano e 6 meses atrás era registrado o último caso de homicídio doloso, utilizando arma de fogo. O fato, ocorrido em 31 de maio de 2017,  envolveu o jovem Samuel do Nascimento, mais conhecido por Chicão, de 22 anos, que, segundo a própria mãe, vinha sofrendo ameaças em virtude de seu envolvimento com o tráfico de drogas e que foi morto à tiros no Bairro Pinheiro. De lá para cá, nenhum outro episódio dessa natureza foi registrado.

A população tobiense associa o retrospecto dessa marca e de outras reduções de índices criminais ao surgimento do 11° Batalhão da PMSE  e de todo o trabalho conjunto entre essa força militar e a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Ao longo dos seus 2 anos de existência, o 11° Batalhão, sob o Comando do Tenente Coronel Alexsandro Ribeiro, intensificou suas ações no Município, resultando na prisão de 75 pessoas por tráfico de drogas, sendo 55 delas em 2017 e outras 20 até o mês de novembro desse ano. Recuperando 11 veículos roubados em 2017 e elevando esse número para 16 até o momento em 2018. Apreendendo um total de 28 armas entre janeiro de 2017 e novembro de 2018, sendo apreendidas quase uma arma por mês.

E, como consequência direta dessa intensificação e do trabalho conjunto com a Delegacia de Polícia Civil,  o Município alcançou seus maiores índices de redução de homicídio dolosos na história. De 2016, ano de criação do 11° Batalhão, para 2017, a redução desses crimes ficou em 75%, a melhor marca de todo o Estado de Sergipe. Inclusive, o site da SSP, divulgou, em 5 de janeiro de 2018, a queda de 24 homicídios em 2016 para apenas 6 em 2017, ou seja, 18 homicídios a menos, já no primeiro ano de criação do Batalhão.

Agora, Tobias Barreto saiu dos apurados 6 homicídios em 2017, para apenas 3 em 2018, reduzindo assim mais 50% de um ano para o outro.

O Tenente Coronel Alexsandro Ribeiro, falou sobre a marca alcançada nesse dia e sobre os índices que vem sendo reduzidos ao longo desses 2 anos. Ele destacou pontos importantes para a efetivação desses números, como por exemplo, o empenho do Comandante Geral da PMSE, Coronel Marcony Cabral Santos, em direcionar os recursos humanos (mais PMs) e materiais (mais viaturas e equipamentos) para um melhor desempenho da Polícia Militar na cidade, e a parceria com a Polícia Civil, durante esse período. “Foram contribuições cruciais e hoje Tobias Barreto colhe resultados positivos na Segurança Pública, assim como, tanto a PM quanto a Polícia Civil, desfrutam de total confiança e apoio da sociedade tobiense”, disse ele.

Outro fator importante, citado pelo Comandante do Batalhão, é o trabalho social, dentro da filosofia de Polícia Comunitária,  exercido pelos PMs do 11° Batalhão. Esse trabalho vai desde palestras em momentos cívicos como a semana da Pátria e o dia do Soldado à Programas como o Proerd nas escolas públicas, o Projeto Caminhando com a Polícia Militar e eventos esportivos como a Corrida do Soldado e torneios de futebol, onde a sociedade e os Policiais Militares se aproximam, interagem e fortalecem vínculos essenciais à boa relação.

Fonte: 11° Batalhão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também