Aracaju, 28 de março de 2024

JOÃO DANIEL LAMENTA AUMENTO DA MISÉRIA EXTREMA NO ÚLTIMO ANO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na tribuna da Câmara, na sessão desta quarta-feira, dia 5, o deputado federal João Daniel (PT/SE) lamentou o aumento do número de brasileiros vivendo em situação de miséria extrema, abaixo da linha da pobreza. Segundo Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2 milhões de pessoas passaram para baixo da linha da pobreza de 2016 para 2017, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

“No dia em que o Governo Temer assumiu, este golpe continuado levou milhões de brasileiros à economia informal, à miséria. Na continuidade desse golpe com o Governo Temer e com Bolsonaro, vemos Ministérios que estão ligados às questões sociais sendo cortados, a exemplo do Ministério do Trabalho. Aprofunda-se a miséria e o desemprego neste país”, lamentou o parlamentar. João Daniel lembrou que o aumento da pobreza em nosso país foi exaustivamente denunciado pela esquerda ainda no processo do golpe que derrubou uma presidenta legitimamente eleita para colocar o país subserviente aos interesses do grande capital às custas das retiradas de direitos sociais.

No total, a pobreza aumentava, naquele período, para 52,8 milhões de brasileiros, ou 25,7% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, conforme a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2018, pesquisa divulgada nesta quarta-feira, o número aumentou para 54,8 milhões de brasileiros que tinham renda domiciliar por pessoa inferior a R$ 406 por mês. “Isso significa que um quarto da população (26,5%) está abaixo da linha de pobreza do Banco Mundial. Mais uma vez, o Nordeste é a região mais afetada, pois são 44,8% dos 57 milhões de habitantes que estão abaixo da linha de pobreza”, observou.

O deputado lembrou que o aumento da pobreza extrema está relacionado, principalmente, ao aumento do trabalho informal. De acordo com o IBGE, o número de trabalhadores sem carteira assinada superou o conjunto de empregados formais. No lugar de empregos, com garantias trabalhistas e pisos salariais, o mercado de trabalho gerou ocupações informais, de baixa remuneração e ganho instável ao longo do tempo. João Daniel acrescentou que o não-aumento real do salário mínimo também teve grande impacto no aumento da desigualdade social.

“As políticas adotadas pelo governo golpista, de retirada de direitos e criminalização dos movimentos sociais, enfraqueceram a defesa da parcela mais vulnerável da população que viu uma série de retrocessos ser implementada pelos setores neoliberais que bancaram o Golpe”, disse, ao analisar que, se de um lado aumentou o poder de exploração sobre o trabalhador e o lucro do capital, do outro o povo oprimido vem sofrendo com a falta de políticas públicas, congelamento dos investimentos em áreas essenciais, perda de direitos trabalhistas e tantas outras consequências.

Foto Gustavo Bezerra

Foto Edjane Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também