Aracaju, 28 de março de 2024

MP ELEITORAL: PREFEITO E VICE DE NEÓPOLIS SÃO AFASTADOS DO CARGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para Justiça Eleitoral, Luiz Melo França captava votos fazendo atendimento médico gratuito no município

O Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) rejeitou por 4 a 3 o recurso apresentado pelos prefeito e vice-prefeito de Neópolis, Luiz Melo de França e José Miguel Lobo. Com a decisão, eles permanecem com os mandatos cassados e serão afastados dos cargos. Assumirá o comando do município o presidente da Câmara dos Vereadores. “Nesse caso, novas eleições só podem ser convocadas após decisão do Tribunal Superior Eleitoral”, explica a procuradora regional eleitoral, Eunice Dantas.

“O prefeito, conhecido como Dr Luizinho, foi cassado por ter atendido pacientes gratuitamente no município durante a pré-campanha, ato que configura abuso de poder e compra de votos”, explica a procuradora. Com a sentença, os dois candidatos – prefeito e vice – estão inelegíveis por oito anos.

De acordo com o parecer do MP Eleitoral, durante a investigação, Dr Luizinho confirmou que, após se desincompatibilizar do cargo público que ocupava no hospital local, continuou receitando as pessoas em casa até a data das convenções partidárias. Para o MP, no período em que já era amplamente conhecido como pré-candidato, França realizou atendimento médico “fora das hipóteses de urgência e emergência por candidato às eleições municipais, justamente no município em que se candidatara”. Assim, a conduta do candidato “configurou em vantagem ao eleitor com o objetivo de angariar votos, desequilibrando a corrida eleitoral”.

Número para acompanhamento processual no TRE: 328-21.2016.6.25.0015

PRE/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também