Aracaju, 29 de março de 2024

Livro “Inovação na/com Educação” conta com artigo de Paulo do Eirado e Antônio Ramos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

Paulo do Eirado, diretor do Senac Sergipe, e Antônio Ramos, coordenador da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, tratam sobre Educação Empreendedora ao longo de mais de 40 páginas do livro “Inovação na/com Educação”, um compilado de textos de diversos autores organizado por Henrique Nou Schneider, Geovânia Nunes de Carvalho, Maria Aparecida do N. Dias e Elaine dos Reis Soeira.

A obra terá distribuição gratuita e foi publicada pelas Edições Micael, com lançamento na última terça-feira, 11 de novembro, durante o VIII Ciclo de Conferências das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) & Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (Gepied), instalado na UFS desde 2010 e que tem como coordenador-geral o professor Schneider, organizador do livro.

“Há quatro anos o Senac participa de uma maneira muito próxima desses ciclos de conferências e, neste ano, resolvemos lançar um livro que tem alguns artigos muito interessantes vinculados a esse evento. Então o Senac, através de mim e do professor Antônio Ramos, publicou nesse livro um artigo sobre empreendedorismo na educação. É muito do conhecimento real e prático acerca de 15 anos de experiência na nossa vivência no Sebrae e, depois, no Senac Pleno, que continua nessa mesma direção de levar o aluno a ser um empreendedor, no sentido da construção de seu projeto de vida”, disse Eirado.

“O importante é fazer com que o aluno construa seu projeto de vida, pois isso vai dar a ele um norte de longo prazo, uma orientação sobre qual direção ele está caminhando, e vamos dar as ferramentas para que ele possa avaliar se essa trajetória está indo na direção correta ou se afastando dos objetivos. É isso que a gente entende como empreendedorismo na educação. Esse livro é uma difusão bem democrática dos conhecimentos. É uma maneira que encontramos de que todas as pessoas tenham acesso a essa riqueza de informações e do que existe de mais avançado em termos de pesquisas nessa área aqui em Sergipe”, explicou o diretor.

Gepied

O Gepied é formado por professores pesquisadores da UFS, bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores, pós-graduandos e doutores em estágio pós-doutoral. Também fazem parte do grupo profissionais que se interessam em discutir sobre o impacto das TDIC na humanidade com ênfase na educação.

Até o momento, o Gepied já realizou oito ciclos de conferências e cinco fóruns em debate. O livro em questão reúne textos que refletem as discussões ocorridas durante o VII Ciclo de Conferências TDIC & Educação, no ano passado, os quais repercutem a inovação na atualidade e indicam a necessidade de romper com o modelo pedagógico educacional, para outro eu privilegie a aprendizagem na primeira pessoa e para além da sala de aula.

“O Senac tem trabalhado muito com tecnologia e, ultimamente, ainda mais. Temos buscado uma aproximação maior com essas ferramentas, a exemplo da nossa impressora 3D e do AppleLab. O que existe de mais moderno nós temos trazido. Para o Senac é muito importante estar presente nessa discussão no nível da UFS para que possamos dar a melhor destinação aos nossos investimentos e aos nossos alunos. Essa aproximação com a universidade só faz engrandecer também o Senac e nos faz protagonizar ações no nível que nem é especial do Senac Sergipe, pois nós não temos ensino superior aqui, mas faz essa complementação. Muito do que oferecemos é extremamente útil para os universitários, e muitos alunos nossos podem ser espelhados para escolhas futuras conhecendo a universidade mais de perto”, avaliou o diretor.

O coordenador-geral do Gepied, Prof. Dr. Henrique Nou Schneider, reconheceu as contribuições do Senac para o grupo de estudos. “Paulo representa, através do Senac, um apoio fundamental para que possamos dar continuidade a esse grupo de estudos e promover na UFS lócus de debates e reflexões sobre a problemática da educação brasileira. Nós encontramos uma convergência de interesses muito grande. É interessante para a UFS a contribuição que o Senac traz com a sua expertise educacional, e acredito que o Senac também se sinta lisonjeado em ter uma universidade pública como parceira”, declarou Schneider.

Foto assessoria

Por Helmo Goes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também