Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Apressado come cru

Faltando mais de dois anos para as eleições de 2020, muitos políticos só pensam nelas. Estão entre estes apressados aqueles derrotados no pleito deste ano e os que nem tiveram chance de concorrer. Claro que nesta segunda-feira, os eleitos vão para a festa de diplomação, também com o pensamento voltado para os próximos embates eleitorais. Antes de pensarem em honrar as promessas de campanha, alguns já avaliam quais aliados merecerão ser apoiados 2020, enquanto outros analisam a hipótese de concorrer nas eleições de 2022. Para evitar desgaste entre o eleitorado, todos negam as pretensões políticas, contudo, os gestos e discursos os denunciam. Ao eleitor cabe avaliar o comportamento destes apressadinhos. Diferente dos políticos, o povo deve acompanhar como eles se comportarão nos mandatos para só depois pensar numa próxima eleição, até porque os apressados geralmente comem cru.

Ladeado pela polícia

Mesmo preso, o deputado federal eleito Valdevan Noventa (PSC) será diplomado hoje pela Justiça Eleitoral. O futuro parlamentar, porém, terá que ir à festa escoltado pela Polícia. Foi o que decidiu o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Quanto ao pedido de liberdade feito pela defesa de Noventa, o magistrado preferiu enviá-lo para julgamento do pleno do STF. Valdevan está preso no Cadeião de Estância sob a acusação de coagir testemunhas do processo que apura compra de votos pelo dito cujo. Aff Maria!

Explicando rejeição

O ainda deputado federal Jony Marcos (PRB) explica que suas contas de campanha foram rejeitadas por mero equívoco. Segundo ele, a Justiça Eleitoral detectou erro na forma de pagamentos feitos com cheques, “porém o problema já está sendo resolvido”. A assessoria do parlamentar jura que “não houve nenhuma irregularidade quanto ao uso de recursos públicos para a realização da campanha eleitoral”. Então, tá!

Maré de sapos

Os prefeitos afastados de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), e de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), não têm nada pra comemorar neste Natal. Ambos acabam de ter rejeitados pedidos de habeas corpus para retornarem às prefeituras. Como a Justiça vai entrar em recesso nos próximos dias, os dois Valmir devem permanecer na planície até o próximo ano. Enquanto isso, Lagarto e Itabaiana seguem sendo administrados, respectivamente, pelas vices Hilda Ribeiro (SD) e Carminha Mendonça (PP).

Fuleiragem

A regulamentação do trabalho intermitente, modalidade contratual introduzida pela reforma trabalhista, tem gerado críticas do setor de comércio e serviços. A maior polêmica está na contribuição do trabalhador que ganha menos que um mínimo. Se quiser que o mês conte para a aposentadoria, o suplicante terá de contribuir com o INSS do próprio bolso. Pode, uma coisa dessas?

Ele não!

No que depender do senador eleito Alessandro Vieira (Rede), o alagoano Renan Calheiros (MDB) não retornará à presidência do Senado. Segundo o parlamentar sergipano, “o recado dado nas urnas é no sentido contrário do perfil do senador Renan”. Ouvido pelo site O Antagonista, Alessandro disse que tem conversado sobre o assunto com outros colegas: “Vamos encontrar um nome que possa evitar um presidente com o perfil do Renan”. Marminino!

Somos jovens

Nossos jovens são otimistas, confiam em si, nas suas capacidades e nos seus talentos, mas demandam uma maior confiança da sociedade. É o que mostra a pesquisa “Acreditamos nos jovens”, realizada para a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina. Segundo o levantamento, 77% lamentam a exigência de experiência anterior; 69% reclamam da falta de oportunidades; e, para 68%, há falta de confiança na sua geração. Cruzes!

Tenha fé

E aí, amanheceu Durango Kid, sem um tostão furado no bolso? Pois corra a uma casa lotérica e faça uma fezinha na Mega-Sena. Acumulado, o prêmio para quem acertar as seis dezenas nesta terça-feira é de R$ 48 milhões. Tudo bem que não é lá essa grana toda, mas dá para pagar parte das dívidas e beber uns engradados de cerveja. Vai fazer uma fezinha ou ficar ai sentado no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar? Sai dessa!

CUT prega formação

Uma das bandeiras da CUT para 2019 será fortalecer a importância da organização do movimento sindical. Pelo menos esta é a vontade de Roberto Silva, secretário de formação da CUT em Sergipe. No final de semana, a entidade classista reuniu seus filiados em Aracaju justamente para discutir a política de formação para o ano que vem. Os cerca de 50 sindicalistas demonstraram preocupação com a precarização da força de trabalho, que ameaça todas as profissões. Crendeuspai!

Poluição

Interessado em comprar um imóvel em Aracaju, um cidadão pergunta a outro se nos bairros 13 de Julho e Jardins o ar é puro. Resposta: “É, puro esgoto”. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 29 de novembro de 1908.

Resumo dos Jornais

Leia também