21/12/18 - 15:08:53

Memes do verão: cariocas brincam com calor e recorde de temperatura

O verão, que começa oficialmente às 20h23 desta sexta-feira, é saudado com bom humor pelos cariocas. Com a temperatura já ultrapassando os 40°C ao longo da última semana da primavera, a expectativa é de calor extremo para a estação mais quente do ano na Cidade Maravilhosa.

Até mesmo a prefeitura do Rio entrou no clima e anunciou de forma bem humorada a chegada do verão.

“Esperas a andar num trem da Supervia no Rio de Janeiro em um domingo pós-praia em pleno verão e verás o que é o inferno na terra”, disse um usuário do Twitter.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), o verão de calor extremo será provocado pelo fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do país.

Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

De acordo com os técnicos do CPTEC-INPE, a chuva há de refrescar o verão, apesar das altas temperaturas. Mas essa previsão não vale tanto para o Rio. Deve chover mais que o normal no sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no norte, as precipitações terão redução, principalmente no norte do Pará, no Amapá e em Roraima.

Por G1 Rio