Aracaju, 28 de março de 2024

Primeiro fim de semana do verão começa com temperaturas acima de 38°C

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
aaaaaa

O verão chegou com tudo no Rio. Na manhã deste sábado (22), a primeira da estação mais quente do ano, a temperatura passava da marca dos 38°C e a sensação térmica chegou a quase 40°C na cidade. A previsão é de calor ainda mais intenso, já que a temperatura tende a se elevar ao longo da tarde.

De acordo com o AlertaRio, a maior temperatura da manhã foi registrada às 10h45 em Guaratiba, na Zona Oeste. Lá os termômetros registraram 38,6°C.

Mas foi no bairro vizinho de Santa Cruz onde o calor foi mais intenso. Lá, no mesmo horário, a temperatura estava mais baixa que em Guaratiba – 36,2°C. Mas a sensação térmica chegou a 39,8°C.

Por volta das 11h, a praia da Barra da Tijuca, também da Zona Oeste, ainda estava relativamente vazia, com poucos banhistas ocupando a faixa de areia.

Para a moradora da região, Carmen Saraiva, esta primeira manhã de verão foi basicamente como as outras da primavera: depois de correr quatro quilômetros, um mergulho revigorante no mar.

“Para mim o verão já começou desde o mês passado. Tanto que passei a sair de casa mais cedo, por volta fãs 5h30, quando o dia está amanhecendo porque o sol mais tarde fica muito forte”, disse a moradora que prefere manter sua rotina saudável durante a semana quando o calçadão está vazio.

Praia cheia na Zona Sul

Apesar de toda a orla, do Arpoador ao Leblon, na Zona Sul, estar com bandeira vermelha, neste primeiro sábado de verão, os os termômetros de rua marcando 31 graus às 10h30, foi difícil para os cariocas e turistas resistiram ao apelo de um mergulho no mar.

A combinação calor, praia e férias funcionou perfeitamente para a vendedotá Eloá Jane de Souza, moradora do Méier.

“Já estou vindo à praia desde o inicio início da semana. Adoro o verão. Na verdade venho à praia sempre que dá. A-do-ro” disse a vendedora que vai usar um aplicativo de transporte para voltar do Arpoador para casa para evitar os ônibus lotados.

Quem não tinha coragem ou idade para encarar o mar, se virou como pôde, como o menininho que no meio da areia aproveitou o chuveirinho para brincar e se refrescar, longe do mar.

Com policiamento reforçado pela Operação Verão, segundo o eletricista Sandro Nóbrega da Silva, morador de Cavalcanti, ficou mais tranquilo curtir a praia.

“Normalmente vou à Barra, mas como tenho um trabalho à tarde para fazer aqui pela Zona Sul, decidi pegar uma prainha por aqui mesmo. Esse calor está bravo, meu irmão. Não dá para agudntar sem uma gelada. Quer dizer, bota aí, uma água do mar gelada, se não me complica com os clientes”, disse divertido o eletricista.

Chuva para refrescar

Segundo o Alerta Rio, a previsão é que o calor aumente ainda mais. Isso porque as temperaturas estão em elevação. Mas, a chuva pode vir a refrescar o clima.

O calor somado à alta umidade tende a provocar mudança nas condições do tempo. O céu poderá passar de parcialmente nublado a nublado e podem ocorrer pancadas de chuva isoladas, com intensidade moderada, no período da noite.

Por Alba Valéria Mendonça, G1 Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também