Clique aqui e Siga posse de Bolsonaro em tempo real
Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. A cerimônia começa no início desta tarde, com atos no Congresso Nacional, às 15h (horário de Brasília), e no Palácio do Planalto e no Itamaraty. O rito terá transmissão ao vivo da TV Brasil, a partir de 13h30 (horário de Brasília), e das Rádios EBC, com início às 14h (horário de Brasília). A Agência Brasil, Radioagência Nacional e Portal EBC também trazem informações, imagens, vídeos e áudios, em tempo real, sobre a solenidade.
Siga a posse de Jair Bolsonaro em tempo real:
(imagens: Marcelo Brandão/Agência Brasil)
Bolsonaro encerra seu discurso com seu mote de campanha: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”. E, novamente, com a bandeira do Brasil em mãos, completa: “essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela”.
Bolsonaro: “vamos retirar o viés ideológico de nossas relações internacionais. Vamos em busca de um novo tempo para o Brasil e os brasileiros. Por muito tempo, o Brasil foi governado por interesses partidários. Vamos reestabelecer a ordem do nosso país. Vamos, dia e noite, perseguir o objetivo de tornar o nosso país um local próspero e seguro para os seus cidadãos”.
Bolsonaro: “vamos propor e implementar as reformas necessárias, vamos desburocratizar, simplificar e tirar o peso de cima de quem trabalha e produz. Também é urgente acabar com a ideologia que protege bandidos e criminaliza policiais. Nossa preocupação será com a segurança das pessoas de bem e da garantia do direito de propriedade e da legítima defesa. Nosso compromisso é valorizar e dar respaldo para todas as forças de segurança”.
Bolsonaro: “podemos, juntos, reestabelecer padrões éticos e morais que transformarão o nosso Brasil. A corrupção, os privilégios e as vantagens precisam acabar. Tudo que propusermos e faremos, a partir de agora, tem um propósito comum e inegociável: os interesses dos brasileiros em primeiro lugar”.
Bolsonaro tira uma bandeira do Brasil do bolso e estende em direção à multidão, que responde com gritos de “mito”: “graças a vocês conseguimos montar um governo sem conchavos. Formamos um time técnico para transformar o nosso Brasil”.
Bolsonaro: “me comprometo com esse desejo de mudança. Se trabalharmos juntos, essa mudança será possível. Respeitando os princípios do Estado democrático, guiados pela Constituição e com Deus no coração, vamos promover as transformações que o país precisa. Temos uma grande nação para reconstruir, e isso faremos juntos”.
Bolsonaro: “é com humildade e honra que me dirijo a vocês como presidente do Brasil. Me coloco diante de toda a nação como o dia em que o Brasil começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto”.
Na mensagem, em Libras, Michelle Bolsonaro diz que “a voz das urnas” foi clara ao apontar seus anseios por segurança, saúde e paz. A intérprete se emociona ao lado da primeira-dama. Durante o discurso de Michelle, público pede um beijo entre ela e o presidente. A primeira-dama atende o pedido.
Bolsonaro e Mourão voltam ao Parlatório para o pronunciamento à nação. No primeiro momento, a primeira-dama Michelle Bolsonaro transmite, em Libras, uma mensagem destinada à população surda.
(por Marcelo Brandão – Agência Brasil)
Acompanhando tudo por um telão, os convidados, antes falantes e barulhentos, começam a ficar em silêncio, na expectativa da chegada do novo presidente. Há poucos minutos, Michel Temer saiu de sua sala no terceiro andar, acompanhado de seus ministros e a ex-primeira-dama Marcela Temer. A primeira vez que Temer usa a faixa presidencial em público. Na outra oportunidade, ele apenas a usou para tirar fotos oficiais.
Fonte Agencia Brasil